Abaixo-assinado na web repudia reality show de bebês da Globo


O reality show "Game de Bebês - Hipoglós Amêndoas", da Globo, está sendo alvo de um ato de repúdio na internet. Na atração, parte do programa "Mais Você", mães e filhos ficam confinados e passam por competições. A dupla vencedora do quadro, uma ação de merchandising da marca Procter & Gamble, ganhará um prêmio de R$ 100 mil.
ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO
"Como em um 'Big Brother' infantil, as mães e seus filhos competem por um prêmio final, e são submetidas a competições, além de semanalmente serem expostas a uma eliminação, em que a dupla mãe/bebê escolhida pelo público é eliminada da atração", diz o texto do abaixo-assinado on-line (acesse aqui).
"Como mães, pais, profissionais da área e indivíduos que se preocupam e zelam pela preservação da infância e pelo respeito ao desenvolvimento infantil manifestamos nossa indignação com esta atração sensacionalista, que explora crianças como se fossem objetos de uso, transformando-as em propriedade a ser manipulada diante dos olhos coniventes da sociedade, em um programa matutino da rede de televisão mais assistida do país", segue o manifesto.
Na tarde da última segunda-feira (10) cerca de 3.300 assinaturas já haviam sido recolhidas pela petição.
AMAMENTAÇÃO
Na sexta-feira (7), a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, órgão do Ministério Público Federal, recomendou à TV Globo que faça um esclarecimento a respeito da orientação sobre amamentação dada dentro do mesmo quadro.
No dia 3 de dezembro, o educador Marcelo Bueno orientou as mães a promover o desmame dos filhos a partir do momento em que começarem a andar. A Promotoria afirma que o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam o aleitamento materno até os dois anos ou mais.
Procurada pela Folha, a Globo afirmou que o quadro é "um game que tem por objetivo entreter e educar, trazendo dicas de especialistas para mamães e seus bebês".
"A casa onde as gravações são realizadas dispõe de estrutura de equipe médica de pediatria, nutricionistas e demais profissionais preparados para dar toda a assistência necessária", disse o comunicado.
Sobre a recomendação do Ministério Público Federal, a emissora diz que "as dicas sobre a fase do desmame, dadas pelo educador Marcelo Bueno, referiam-se a questões pontuais demandadas pelas mães que participam do programa".
"Nesta terça-feira, dia 11, o tema voltará a ser debatido no programa, conforme indicação feita no ar hoje [segunda, 10] pela apresentadora Ana Maria Braga", conclui a Central Globo de Comunicação.

Comentários