Congressos e seminários provocam discussões sobre o futuro da comunicação com as novas tecnologias


C-se_Redessociais_Abril
Seminário sobre redes sociais foi realizado em abril pelo Comunique-se Educação


Qual é a hora de migrar para o universo digital?  Como mensurar audiência em plataformas multimídia? Qual o rumo da comunicação nos próximos anos? O futuro da indústria de notícias foi amplamente discutido por profissionais e especialistas em eventos organizados por importantes entidades do Brasil e do exterior ao longo de 2012.
De olho nas tendências do mercado, o Comunique-se Educação, divisão do Grupo Comunique-se, investiu em seminários sobre redes sociais, fan pages e marketing digital. Os desafios da comunicação interna e da assessoria de imprensa também foram explorados em cursos presenciais e com palestras de executivos de agências da área, como Burson-Marsteller, CDN, Edelman e In Press.  


No “1° Workshop Blogueiros Campeões de Audiência”, os jornalistas Guilherme Barros (Isto É Dinheiro), Augusto Nunes (Veja) e Gilberto Dimenstein (Catraca Livre/Folha de S. Paulo) revelaram segredos para manter no ar blogs recordistas de acessos no gênero jornalístico. No evento, organizado pelo Comunique-se Educação, Nunes afirmou que vê o tablet como sucessor do impresso. 

Em julho, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promoveu o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Com quase 90 palestras, o objetivo do encontro foi debater assuntos relevantes e sua veiculação na mídia. Diversos temas foram abordados, tendo destaque para grandes reportagens, como a de Jonas Campos (TV Centro América) sobre a extração ilegal de madeira em Mato Grosso. Andreza Matais, da Folha, contou bastidores das reportagens sobre o enriquecimento de Antonio Palocci. A série venceu o Prêmio Esso de 2011 e resultou na queda do então ministro-chefe da Casa Civil. 

A sexta edição do Fórum ANER de Revistas, realizada em outubro em São Paulo, discutiu a inovação nas edições impressas e a migração para os novos dispositivos digitais. O evento contou com a presença de executivos e jornalistas de grandes editoras do cenário nacional, casos de Alexandre Maron (Globo) e Eurípedes Alcântara (Abril).

O tema “Reinvenção do Futuro“ inspirou a realização do Seminário Internacional de Jornais realizado na capital paulista pela International Newsmedia Marketing Association (INMA), em novembro. O debate girou em torno do futuro multimídia dos jornais e dos impactos nos planos de carreira dos profissionais. 

No mesmo mês, em Belo Horizonte, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação apresentou o 1° Seminário Abracom Minas de Comunicação Corporativa. Representantes de empresas como Vale, Ambev e Anglo American analisaram a assessoria de imprensa. 

Com planos para entrar no segmento de auditoria de tablets e smartphones até o fim do primeiro semestre de 2013, o Instituto Verificador de Circulação (IVC) divulgou projeto para unificar mensuração da audiência de sites e aplicativos no evento “Update-se”, em dezembro. A inovação está em medir os acessos quando o usuário está offline. 

A mudança do impresso para plataformas digitais ou a mescla entre online e off foram discutidos em boa parte dos eventos de comunicação realizados no decorrer de 2012. A maioria, entretanto, limitou-se a dar ideias de como será o futuro da mídia, deixando no ar a pergunta se a imprensa em papel chegará ao fim no Brasil.

Comentários