Pular para o conteúdo principal

Em Búzios, circo pede ajuda


Com procura cada vez maior, projeto precisa de verba para oferecer infraestrutura adequada
Foto: Carlos Rosa / Divulgação
CircoLo Social atendeu de graça mais de 5 mil pessoas. André Granado, prefeito eleito, entre osdiretores Conceição Ferreira e Antônio Carlos Pap | Foto: Carlos Rosa / Divulgação

POR RAPHAEL BITTENCOURT
 Entre cambalhotas e piruetas, a arte pede socorro em Búzios para não perder o equilíbrio e a graça. Criado em 2003, o projeto CircoLo Social já atendeu gratuitamente mais de 5 mil crianças, jovens e adultos. Entretanto, a procura cada vez maior pela oficina municipal de circo faz com que o espaço de treinamento e ensaio já não comporte tantos aprendizes.
“Nunca nos faltou apoio. O problema é que nosso projeto está crescendo e a verba de que precisamos não é aprovada, o valor é sempre menor que o necessário para mantermos a oficina”, reclamou Marina Makhohl, preparadora cênica do Espaço Cultural CircoLo de Criação.
O projeto ocupa o tempo livre das crianças com aulas de técnicas de acrobacias aérea e de solo, malabares, palhaço e teatro. Segundo Marina, a oficina, que não tem limite de idade, já transformou a vida de muitos integrantes.
O projeto ocupa o tempo livre das crianças com aulas de técnicas de acrobacias aérea e de solo, malabares, palhaço e teatro. Segundo Marina, a oficina, que não tem limite de idade, já transformou a vida de muitos integrantes.
“Pessoas que não sabiam que rumo seguir na vida hoje encontraram no circo uma profissão. Por isso, precisamos de mais apoio por parte do poder Executivo”, explica.

Marina e outros professores do projeto conviviam com atrasos salariais constantes durante a gestão do antigo prefeito Mirinho Braga (PDT). Ela pede que André Granado, prefeito eleito pelo PSC, invista agora na oficina:

“Chegamos a ficar cinco meses sem receber há alguns anos. Nos últimos anos, o pagamento atrasou duas ou três vezes. Contamos com a ajuda do próximo prefeito para mantermos vivo o projeto.”

Foto: Carlos Rosa / Agência O Dia
Apresentações gratuitas na cidade reúnem centenas de espectadores | Foto: Carlos Rosa / Agência O Dia
Prefeito vai dar R$ 270 mil

O prefeito eleito de Búzios, André Granado, ainda não tomou posse, mas promete ajudar a Oficina do Circo. “O projeto terá investimento anual de R$ 270 mil. Também vamos investir em material de trabalho e em espaço mais adequado para treinamentos e ensaios.
Hoje, as crianças treinam em um local precário. Se tiverem espaço mais adequado, os resultados serão ainda melhores”, garantiu. André também promete apoiar outros projetos com crianças e jovens.
O Dia

Comentários