Funcionários da EBC fecham acordo sobre reajuste salarial e cancelam greve

Na última quarta-feira (12), os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovaram contraproposta sobre reajusta salarial da diretoria durante assembleia realizada na sede da empresa. A paralisação que estava agendada para  quinta-feira (13) foi cancelada.


Redação Portal IMPRENSA


Embora considerarem a contraproposta limitada, os funcionários aceitaram o plano que prevê reajuste salarial de 5,45%, aumento de 12% no vale-alimentação, ampliação em 20% do valor do auxílio-pessoas com deficiência e acréscimo na ocupação nos cargos de coordenação por concursados de 40% para 60%.

"Há até pouco tempo atrás, a proposta da direção da empresa era zero de ganho real tanto no salário quanto nos benefícios”, destacou a primeira-secretária do Sindicato dos Jornalistas, Juliana Cézar Nunes. “Não é o que queríamos, mas houve avanço a partir da mobilização dos trabalhadores”.

O representante dos empregados da EBC no Conselho Curador da empresa, Guilherme Strozi, acredita que a proposta não é justa, mas o cenário era de muita dificuldade de conseguir algo além, uma vez que o governo federal não compreende a importância da comunicação pública.

“O governo precisa valorizar mais a comunicação pública. O governo diz que sua prioridade é acabar com a miséria, mas tenho certeza de que ele não conseguirá esse objetivo se depender do apoio de emissoras privadas, e sim de veículos como a TV Brasil, a Agência Brasil e as rádios da EBC”, disse Strozi.

Os empregados da EBC, que negociavam desde setembro com a empresa, já conquistaram outros benefícios, como para as funcionárias mães de crianças de até um ano, que terão até duas horas da jornada diária reduzida.

A EBC também vai fornecer transporte aos funcionários que terminarem ou iniciarem sua jornada após as 0h ou antes das 6h, a empresa ainda estabelecerá como meta, a média de 20 horas aula de treinamento anual para seus empregados e pagará despesas com os cursos de pós-graduação, especialização, aperfeiçoamento ou treinamento.

Comentários