Lei Seca multa 378 motoristas na primeira vez com as novas regras no Estado do Rio


A operação lei seca está em vigor no Rio de Janeiro desde 2009

A operação lei seca está em vigor no Rio de Janeiro desde 2009 Foto: Marcos Tristão/ 02.09.2011 / O Globo

Diana Figueiredo
As regras da nova Operação Lei Seca já estão valendo em todo o Estado do Rio de Janeiro. Somente na madrugada de ontem 378 motoristas foram multados no valor de R$ 1.915,38 por estarem embriagados, segundo informações do coordenador da operação no estado, major Marco Andrade. No total, 1.841 motoristas foram abordados e 1.513 fizeram o teste.
- Foi uma madrugada um pouco abaixo da média para um dia de calor, mas ainda é prematuro dizer que isso é fruto das nova lei foi sancionada na quinta, e que entrou em validade na sexta-feira – explicou o major.
Segundo ele, dois motoristas embriagados se recusaram a fazer o teste com o etilômetro (aparelho que mede o nível de álcool no sangue), e foram encaminhados para a delegacia onde foram autuados.
Com as novas regras, ficou mais fácil comprovar o crime. Além do teste do bafômetro e do exame do sangue - que já serviam como prova - vídeos, fotos, testemunhos e exame clínico pode comprovar que o motorista não está apto a dirigir. O major esclareceu, ainda, que a regulamentação que deverá ser especificada pelo Conselho Nacional de Trânsito diz respeito a critérios meramente técnicos, o que não impede os agentes de aplicarem as novas regras com o auxílio de provas e exames clínicos.
O novo texto da lei prevê, ainda, que a multa seja de R$ 3.830,60 (dobro do valor original), no caso de motorista reincidente.

Comentários