Mídia produz especiais ao centenário de Luiz Gonzaga

Redação Comunique-se

Doodle
Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga (1912-1989) completaria cem anos nesta quinta-feira, 13. E o que não faltam são homenagens para o Rei do Baião. Impressos e sites destacam o centenário do músico. Autor dos sucessos "Asa Branca", "A vida do viajante", "Baião de Dois" e "Qui Nem Jiló", Gonzagão cantava histórias de sua terra, o sertão nordestino. 
Veja como a imprensa homenageou o cantor:


Luiz-Lua-Gonzaga_Reproduo_Leia_J
Centenário de nascimento do Rei do Baião tem programação especial (Imagem: Reprodução/LeiaJá)
Diário de Pernambuco – O veículo do estado natal do cantor (nascido em Exu), criou um hotsite comemorativo, que traz biografia, um jogo interativo com músicas de Gonzagão, além de uma série de reportagens sobre sua vida e obra. Uma das matérias lembra, por exemplo, do sucesso que o músico fazia nas rádios paulistas, cariocas e pernambucanas, obrigando a polícia a “fechar a rua de tanta gente que queria ver o Rei do Baião”.
G1 – O portal de notícias da Globo também criou uma página especial para o músico. O site transmite ao vivo, a partir das 22h, os shows de Daniel Gonzaga, Dominguinhos e Gilberto Gil, que se apresentam em Exu (PE). A página traz reportagens sobre livro e selos comemorativos lançados no Recife, exposições e depoimentos de quem conheceu Gonzagão. Destaque para o publicitário e radialista Luzimar Soares, que é dono da Veraneio modelo 1976, carro que pertenceu ao artista e o acompanhou em suas viagens por todo o Brasil.
Zero Hora – Convidou o acordeonista gaúcho Luiz Carlos Borges para escrever sobre Gonzagão. Os dois conviveram juntos durante uma semana em 1983, e Borges relata como foi a experiência de dividir o palco com o compositor. “Pelo que foi o cidadão Luiz Gonzaga do Nascimento , (...) não estamos tão somente comemorando cem anos de seu nascimento, mas, com certeza, cem anos de luz na música brasileira”.
EBC – A Empresa Brasil de Comunicação criou uma página com reportagens especiais. O portal transmite ao vivo, a partir das 23h, as apresentações de Fagner, Alceu Valença e Targino Gondim, direto do Recife, com flashes dos shows de Daniel Gonzaga e Dominguinhos, em Exu.
Folha de S. Paulo – Reportagem destaca shows que estão sendo realizados ao longo de toda a semana em Exu, com a participação de Gilberto Gil, Dominguinhos e Elba Ramalho. Também traz o atraso nas obras de construção do Cais do Sertão, um complexo com museu, auditório e biblioteca dedicado ao Rei do Baião, no Recife. Programado para abrir nesta quinta, o maior projeto do centenário foi adiado para agosto de 2013. 
Google – O site de buscas costuma comemorar datas importantes, como aniversários e marcos históricos, com a personalização e a customização do logo da empresa em sua página principal. Nesta quinta, o Google traz um doodle que homenageia o cantor e compositor.

Comentários