No Rio, metrô começa a vender bilhetes para réveillon na segunda-feira

Dos 143 mil cartões especiais que estarão à venda, 104 mil serão para ida e volta, 26 mil para ida e 13 mil para volta

2011-2012 : réveillon na Praia de Copacabana, na altura do palco principal
Foto: Gabriel de Paiva / O Globo

2011-2012 : réveillon na Praia de Copacabana, na altura do palco principal
GABRIEL DE PAIVA / O GLOBO
2011-2012 : réveillon na Praia de Copacabana, na altura do palco principal Gabriel de Paiva / O Globo

Quem planeja passar o réveillon na Praia de Copacabana, ou arredores, deve ficar atento. O Metrô Rio começará a vender os cartões especiais para a passagem de ano na próxima segunda-feira. Passageiros poderão comprar o bilhete, até o dia 24 de dezembro, no horário entre 8h e 21h, em bilheterias especiais localizadas em oito estações: Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. Já a partir do dia 25 de dezembro, a venda será feita somente nas estações Central, Carioca e Largo do Machado. A operação acontece pelo 15º ano consecutivo.


Dos 143 mil cartões que estarão à venda, 104 mil serão para ida e volta, 26 mil para ida e 13 mil para volta. Os passageiros que pretendem seguir em direção a Copacabana terão cinco faixas de horário e deverão comprar o cartão correspondente a que deseja viajar. Cada horário terá o seu respectivo cartão, que se diferenciará dos demais de acordo com as cores. Já a volta não terá marcação de horário, podendo acontecer entre meia-noite e 5h.
Imagens como Cristo Redentor e a Praia de Ipanema estarão estampadas nos cartões especiais. Parte da receita da venda dos bilhetes para o réveillon será destinada ao movimento Rio Como Vamos e empregada em iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida na cidade, de acordo com a concessionária Metrô Rio.
Confira as cores dos cartões
Embarque entre 19h e 20h — azul;
Embarque entre 20h e 21h — laranja;
Embarque entre 21h e 22h — verde;
Embarque entre 22h e 23h — vermelho;
Embarque entre 23h e meia-noite — amarelo;
Cartões de volta - entre meia-noite e 5h — cinza.
Carão de ida e volta mais barato
O cartão de ida e volta será vendido por R$ 6, com desconto. Já os passageiros que optarem pelo cartão apenas de ida ou de volta pagará R$ 3,20, o mesmo valor da tarifa cobrada normalmente pela concessionária. Cada cliente tem o limite de compra de até dez bilhetes. Não serão aceitos os cartões Vale Transporte Eletrônico, Unitário, Pré Pago e de Integração durante a operação de réveillon. Somente após as 7h do dia 1º de janeiro eles estarão valendo novamente.
Serão oferecidos a pessoas com deficiência e maiores de 65 anos, que têm direito a gratuidade, 10 mil bilhetes especiais. Serão 5 mil para a ida — divididos pelas faixas de horário — e 5 mil para as viagens de volta. O passageiro deverá comparecer a uma das bilheterias especiais e comprovar que tem direito ao cartão.
O Metrô Rio distribuirá pulseiras de identificação para as crianças. Os pais poderão obtê-las também a partir do dia 10, nos postos de Relacionamento com o Cliente, nas estações Central, Carioca e Botafogo. No dia 31, até as 16h, os postos da Central, Carioca e Botafogo estarão abertos para, além de tirar dúvidas e orientar os clientes sobre a operação, prestar serviços como achados e perdidos.
Da Pavuna a Ipanema sem transferência
Durante a operação, os usuários da Linha 2 poderão viajar em trens que farão o trajeto da Pavuna até Ipanema/General Osório sem necessidade de transferência.
O embarque nas estações será feita exclusivamente com os cartões especiais de réveillon a partir das 19h do dia 31 de dezembro, exceto nas das estações Ipanema/General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que terão funcionamento normal. A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h.
A volta, de meia-noite às 5h, acontecerá exclusivamente pelas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde com o uso exclusivo do cartão especial. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
Todas as estações voltam ao funcionamento normal às 7h do dia 1º de janeiro.
Mais informações no site www.reveillonsolidario.com.br, no ar a partir da próxima segunda-feira.


© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários