No Rio, sedado, Niemeyer respira com auxílio de aparelhos, diz hospital


Em entrevista no último dia 11, o médico Fernando Gjorup disse que trabalho tem mantido Niemeyer vivo. Foto: Luiz Roberto Lima/Futura PressEm entrevista no último dia 11, o médico Fernando Gjorup disse que trabalho tem mantido Niemeyer vivo
Foto: Luiz Roberto Lima/Futura Press
Piorou o estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer, informou nesta quarta-feira a assessoria do Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com o boletim médico da instituição, Niemeyer teve uma infecção respiratória, e por causa disso está respirando com a ajuda de aparelhos.


Segundo o médico Fernando Gjorup, que visitou o paciente na manhã de hoje, Niemeyer encontra-se sedado, e seu estado é considerado grave. Mundialmente conhecido por seus trabalhos, o arquiteto fará 105 anos no dia 15 de dezembro.
Niemeyer foi hospitalizado há pouco mais de um mês, devido a um quadro de desidratação causada por uma virose que gerou reflexos nos rins. Nos últimos dias, ele passou por tratamentos de hemodiálise e fisioterapia respiratória.
Esta é a terceira hospitalização de Niemeyer neste ano. Em outubro, ele permaneceu 15 dias no Hospital Samaritano, com um quadro de desidratação. A primeira internação foi em maio, por 16 dias, devido ao mesmo problema, agravado por uma pneumonia.
Terra

Comentários