Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 28 de janeiro de 2012

OAB-RJ: Judiciário precisa de banho de democracia e transparência


O presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, afirmou neste sábado (28) que todo cidadão brasileiro precisa de um Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com poderes de punir e afastar juízes corruptos e não "um órgão praticamente inútil como querem transformá-lo as associações de magistrados". Na opinião de Wadih Damous, o Judiciário é o mais fechado Poder da República. "A luz do sol não chega a seu interior. O Judiciário está precisando de um banho de democracia e de transparência".
Na próxima terça-feira (31), o presidente da OAB participa  em Brasília de ato público que o Conselho Federal da entidade promove contra a tentativa das associações de juízes de reduzirem a competência do CNJ, evitando dessa forma análises de processos e julgamentos de questões ético-disciplinares envolvendo magistrados.
"O poder de punir disciplinarmente juízes em desvio de conduta é o principal dos poderes do CNJ", ressaltou Damous.

Com a garotada, Flamengo encara o Macaé


Ao virar a chave da Libertadores para o Carioca, o Flamengo passa da crise à alegria. Longe da tensão entre Vanderlei Luxemburgo e Ronaldinho, a garotada rubro-negra tenta neste sábado, contra o Macaé, às 17h, no Estádio Cláudio Moacyr, a segunda vitória na Taça Guanabara. 
O jovem Luiz Antonio, que fez o gol do time em Potosí, junta-se aos velhos amigos de divisões de base. E a galera quer fazer a festa novamente.

Versão digital do ARAZABúzios



A RazaBúzios o jornal que você  sempre quis que existisse em Búzios. 

A versão digital já está na rede  http://www.calameo.com/read/0005711402c3fbe4c0c25   Terça a versão impressa estará nas ruas! 

Esse jornal que você tem em suas mãos continua com o mesmo objetivo de sua primeira edição; valorizar a região da Rasa. Se mudamos foi para tornar ainda mais forte nossa voz. O jornal passa a se chamar “A Raza Búzios” , Rasa sendo escrito com z para valorizar a nossa historia, como foi abordado na ultima edição e recebe o adendo “Búzios” para indicar expansão de nossa visão para todo o município. Se antes levávamos as notícias e cultura da Rasa para todo o município agora noticiamos e discutirmos o município inteiro coma visão de quem está vendo tudo aqui da Rasa. Um novo formato, mais três mil exemplares e muito mais conteúdo. Assumimos aqui dês de já nosso compromisso com o Ficha Limpa e com tudo que venha a ser mudança positiva para nossa querida Búzios e essa valorosa região da Rasa. Continuamos convocando a todos para construirmos uma história. Pois é isso que estamos fazendo; historia. Construindo as bases - através da comunicação - para a mudança de antigos e enferrujados valores. Toda equipe do jornal A Rasa Búzios acredita que podemos mudar essa cidade, isso depende muito de nossa vontade. Junte-se a nós e vamos reescrever nosso historia. 

Victor Viana
O editor 

E POR FALAR EM SAUDADE!


Diário de Alexandria 

            É uma palavrinha que nos enche de vaidade. Os brasileiros adoram dizer que só em nossa língua é possível dizer SAUDADE.
            Pode ser, afinal, brasileiro que se preza é especialista em tudo, por que não em filologia? Nem só de futebol vive o homem!
            Mas não se pode esquecer de que palavras expressam sentimentos, alma, verdades profundas da mente, por isso, dá vontade de escrever poeticamente.
            Então, vamos falar de saudade.
            É verdade, nossa língua, que segundo Manuel Bandeira não morrerá sem poetas nem soldados, dispõe desta expressão delicada como nenhuma outra. Aliás, no nosso português brasileiro, se diz SAU-DA-DE, assim mesmo, com três sílabas. Na língua de nosso avozinho – Portugal—se diz SA-U-DA-DE, com o hiato, ficando com quatro sílabas. Confesso que gosto mais do jeito lusitano, porque alonga a palavra, dando a sensação de lonjura, de distância, do mar de longo, como escreveu Caminha na sua carta. E saudade tem tudo a ver com mar, com viagem.
            Mas, como apareceu o sentimento que ela expressa?
            Foi lá com os gregos, depois da guerra de Tróia, a única Guerra do mundo por causa de um adultério. Você sabe, não é,leitor: aquela história de Helena que fugiu com um jovem muito bonito, chamado Paris, etc...Pra mim, faltou senso de humor, mas, de qualquer modo, deu na Ilíada, um poema fundamental de Homero. Quem podia imaginar que uma recatada senhora pulo o muro e vira personagem de uma civilização inteira!!!
            Pois é, tudo conversa. A guerra teve motivações mais profundas.
            Acontece, porém que, terminado o conflito de mais de dez anos, os vencedores, os gregos, tiveram de voltar para casa. Voltar, depois de tanto tempo, significou reencontrar o lar, os filhos, a pátria com outra cara, ou com outros caras. Ninguém é de ferro, só Penélope, por isso foram histórias marcantes. Um desses heróis, por exemplo, só voltou depois de vagar mais de dez anos no mar. Repare como os gregos gostavam do número dez!
            Ulisses, ou Odisseus, sofreu um bocado para retornar para os braços de sua Penélope, sua rainha amada.
            Bem, todas essas histórias se chamavam nostoi e relatavam as emoções e os sofrimentos do longo retorno. Como sofrimento e dor se exprimem na palavra algia, apareceu a palavra nostalgia que significa “melancolia produzida no exilado com saudades da pátria”( ta lá no Aurélio)
            Taí a origem da saudade: um sentimento de falta, de ausência, misturado com uma sensação de impotência para enfrentar os desafios, os obstáculos que impedem a volta.
            Em quase todas as línguas ocidentais, saudade está ligada a este sentimento de perda, de angústia, mas na nossa é mais profundo, porque podemos ter saudade até do que nunca vivemos, podemos ter saudade do futuro.
            É tão belo e profundo que não me furto a copiar algumas belíssimas definições para meus 12 ou 13 leitores terem o que fazer neste sábado.
            De Guimarães Rosa:
·        Moço, toda saudade é uma espécie de velhice
·        A saudade é um sonho insone
·        A saudade é o coração dando sombra
·        Saudade – um fogo enorme, um monte de gelo
·        Saudade – cofrinho sem chave.
·        Saudade é ser, depois de ter

            Do grande poeta português, Fernando Pessoa:
·        Todo cais é uma saudade de pedra

            Do orgulho de minha geração, minha favorita. De Chico Buarque de Holanda:
·        A saudade é o revés do parto/Saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu.

            E para homenagear o rude realismo de nosso povo, aqui vai a definição mais popular:
·        Saudade é coisa que dá e passa.

            E vocês, meus desocupados leitores, têm saudade de quê ou de quem?

Carlos Sepúlveda

Fla pode se unir a Eike Batista para gerir o Maracanã


Flamengo e o empresário alvinegro Eike Batista podem se unir para comprar o Maracanã. Terça-feira é a data-limite para os interessados em assumir o estádio se manifestarem, e a parceria seria a solução para o clube transformar o palco da final da Copa de 2014 na casa oficial do Rubro-Negro. O Grupo EBX deve participar da concorrência mesmo se não houver acordo com o Fla.
 Foto: Divulgação
Maracanã vai ficar assim para a Copa do Mundo de 2014 | Foto: Divulgação
Por enquanto, houve apenas uma conversa. Mas o prazo curto pode fazer com que o assunto esquente nos próximos dias. Inicialmente, o Flamengo entraria na briga com o Fluminense como aliado. Mas a diretoria rubro-negra rompeu com o rival depois que Thiago Neves voltou para as Laranjeiras.

Em São Pedro da Aldeia, PM prende dois homens por tráfico de drogas no Beco do Rato


Eles foram flagrados com 500 cápsulas de cocaína e 100 pedras de crack.
A Polícia Militar prendeu dois homens, na noite de ontem (27), por tráfico de drogas no bairro Porto do Carro, em Cabo Frio. Eles foram flagrados no Beco do Rato com 500 cápsulas de cocaína e 100 pedras de crack. A ocorrência foi registrada na Delegacia de São Pedro da Aldeia.
do in360 RJ

Eventos marcam Dia Mundial de Combate à Hanseníase


Uma doença silenciosa, que, muitas vezes, se manifesta com sintomas pouco valorizados pelos pacientes e que pode causar incapacidades e deformidades se não for tratada precocemente. Assim é a hanseníase, que em 2011 fez, segundo dados preliminares, 30.298 novas vítimas no país, 1.279 somente no estado do Rio. Neste domingo, dia 29 de janeiro, será comemorado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e a Secretaria de Estado de Saúde vai promover ações para orientar a população sobre a doença em tendas montadas no Aterro do Flamengo e Piscinão de Ramos.
Das 9 às 17h, professores e alunos voluntários de Dermatologia da UFF, Uerj, UFRJ e profissionais da Fiocruz e Santa Casa de Misericórdia estarão nesses locais orientando a população sobre como identificar os sintomas da doença, tratamento e, caso necessário, encaminhamento para um serviço especializado. Na rede pública estadual, as unidades de referência são o Hospital Tavares de Macedo (em Itaboraí) e o Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (IEDS), antiga colônia de Curupaiti.
Durante todo o dia, haverá divulgação do evento em bike doors, que circularão nas proximidades das tendas com banners. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia/RJ. Outro parceiro também presente é o Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase (Morhan) que irá promover apresentações teatrais com palhaços.

PRB quer ampliar presença em municípios com eleição deste ano

Marcos Pereira diz que objetivo é dobrar número de prefeitos e vereadores
José Henrique Lopes, do R7
Daia Oliver/R7
Marcos Pereira disse que as eleições municipais deste ano serão importantes para ampliar a presença do PRB nos municípios
O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, disse neste sábado (28) que as eleições municipais deste ano serão importantes para ampliar a presença do partido nos municípios e consolidar suas posições. 
- A importância da eleição é para realmente consolidar o nosso partido, que é um partido jovem, de seis anos. Em São Paulo temos um candidato competitivo e queremos marcar as nossas posições. 
O PRB realiza hoje sua convenção estadual em São Paulo. Durante o evento, o partido reafirma a pré-candidatura de Celso Russomanno à prefeitura da capital paulista e apresenta seu novo presidente no Estado, Vinicius Carvalho. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participa do evento, realizado na Assembleia Legislativa. 

No Rio, veja a lista das vítimas já identificadas do desabamento no centro


Vítimas
Cinco corpo ainda não foram reconhecidos, segundo a Polícia Civil
A Polícia Civil do Rio informou neste sábado (28) os nomes dos 12 corpos já identificados até as 13h30, após o desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira (25). Outros cinco corpos, sendo de 3 homens, 1 mulher e um outro sem identificação de sexo, ainda não foram reconhecidos por familiares.
Em alguns casos, a polícia acredita que a identificação só será possível por exames de DNA ou papiloscópico (impressão digital).
As equipes de busca trabalham com o número de cinco pessoas desaparecidas.
Veja a lista dos mortos já identificados, segundo a polícia:
 - Alessandra Alves Lima, de 29 anos. Ela conversava com o marido antes do desabamento pelo MSN. Ela foi enterrada neste sábado (28).
- Amaro Tavares da Silva, de 40 anos;
 - Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos. Ele trabalhava no departamento pessoal da TO (Tecnologia Organizacional). Foi a primeira vítima dos desabamentos a ser enterrada, na sexta-feira (27);
- Cornélio Ribeiro Lopes, de 73 anos. Era zelador e porteiro do prédio de 18 andares que desabou na noite de quarta-feira (25) havia 20 anos. Cornélio era casado com Margarida Vieira de Carvalho, de 65 anos, que também morreu no desabamento. Cornélio foi enterrado na sexta-feira (27);
- Elenice Consani Quedas, de 64 anos;
- Flavio Porrozzi Soares, de 34 anos. Ele conseguiu contato com a noiva depois do desmoronamento, pelo celular, mas foram poucas palavras. Depois, o telefone deu caixa postal;
- Gustavo da Costa Cunha;
- Kelly da Costa Meneses, de 28 anos;
- Luiz Leandro de Vasconcellos, 40 anos;
- Margarida Vieira de Carvalho, de 65 anos, mulher do zelador do edifício Liberdade Cornélio Ribeiro Lopes, de 73, que também morreu no desabamento. Ela foi enterrada no sábado (28);
- Margarida de Carvalho – sem relação com a mulher de mesmo nome que morreu também e era casada com o zelador;
- Nilson Assunção Ferreira, de 50 anos. Ele foi enterrado na sexta-feira (27).

Em São Fidélis, pai que matou o próprio filho com tiro na cabeça se apresenta à polícia


Vicente Gonçalves Ribeiro disse à polícia que teria atirado em um vulto, e só depois percebeu que era o filho.
Se apresentou à polícia, na noite de ontem (27), o pai acusado de matar o próprio filho em São Fidélis, dois dias antes. Ele prestou depoimento na delegacia do centro de Campos.
Vicente Gonçalves Ribeiro disse à polícia que teria atirado em um vulto, e só depois percebeu que era o filho Vanderson Rubin Ribeiro, de 21 anos. O tiro pegou na cabeça e o rapaz morreu na hora. Com não há mandado de prisão expedido contra Vicente, ele foi ouvido pelo delegado e depois liberado.

do RJ INTER TV 1ª Edição

Em Cabo Frio, alvará apresentado para estacionamento particular pode estar incorreto


Apesar da empresa ter dado entrada no pedido do alvará neste ano, o documento tem data retroativa e permite o serviço desde dezembro.
Após uma semana de denúncias, o estacionamento em um terreno particular na Praia das Conchas, que vinha funcionando sem autorização, apresentou um alvará provisório. O documento permite a prestação do serviço até o próximo dia 21 de março.
Apesar da empresa ter dado entrada no pedido do alvará neste ano, o documento tem data retroativa e permite o funcionamento do serviço desde o dia 21 de dezembro do ano passado. Ontem (27) o documento ficou exposto em uma mesa na entrada do estacionamento.

Definidas as datas para eleição municipal


Partidos políticos poderão registrar candidatos até o dia 5 de julho
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu as datas do calendário eleitoral de 2012. A determinação fixa as eleições municipais deste ano, em todo o país, no dia 7 de outubro, entre 8h e 17h. De acordo com as determinações, o TSE tem até o dia 5 de março para divulgar todas as instruções referentes ao processo eleitoral.
A partir do dia 10 de abril, até a data da posse, todo agente público fica proibido de revisar a remuneração dos servidores públicos. Já os eleitores que queiram fazer a inscrição ou transferência de município, devem comparecer ao Cartório Eleitoral da cidade até o dia 9 de maio.

Boletos do IPVA podem ser impressos ...


... a partir do dia 2 de fevereiro
A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, o Detran-RJ e o Bradesco decidiram estender a checagem da base de dados do IPVA 2012 até o próximo dia 1º de fevereiro. 
Dessa forma, os boletos poderão ser impressos através dos sites dessas instituições partir do dia 2 de fevereiro. 
A medida visa não prejudicar o contribuinte deixando tempo hábil para a impressão do boleto antes do primeiro vencimento, que acontece no dia 8 de fevereiro. 
O IPVA de exercícios anteriores, incluindo o ano de 2011, pode ser impresso normalmente.


Consumidores pagarão menos por chamadas de telefone fixo para celular


A partir de fevereiro, os consumidores pagarão menos pelas chamadas telefônicas de fixo para móvel. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu na terça-feira que o valor das tarifas dessas chamadas será reduzido. Em média, a redução será de 10% sobre os valores pagos pelos consumidores. Apesar de ter sido aprovada na noite de ontem, a medida só será válida a partir do mês que vem.
A decisão faz parte de uma norma da Anatel, aprovada em outubro de 2011, que define que os usuários deverão ser beneficiados com a redução de tarifas, de forma gradual, até 2014. A ideia é fazer com que os usuários possam obter ganhos de até 45% no que se refere ao pagamento de tarifas telefônicas.

Calendário eleitoral já está em pleno vigor


O começo do processo eleitoral exige atenção do eleitor para não perder os prazos e observar o cumprimento das regras eleitorais
Não só de debates inflamados, propagação de boatos e iniciativas políticas com segundas intenções indicam um início de eleições. Para a Justiça Eleitoral, o calendário que vai desembocar na escolha dos próximos prefeitos e vereadores em todo o Brasil já está em pleno vigor. Somente para este ano, uma extensa agenda de afazeres constam na programação do Judiciário, do Ministério Público, dos partidos políticos e, claro, do cidadão comum.
Entre os políticos, quem já havia de mudar de partido e transferir o domicílio eleitoral para a disputa, já o fez. Neste mês, já com nomes circulando pelas cidades num rol de apostas de pré-candidatos, as empresas e entidades que forem realizar as primeiras pesquisas de opinião pública já deverão se registrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

TSE compra kits para identificação biométrica de eleitores no país


Kits são para o cadastramento dos eleitores que tirarem o título pela primeira vez
O Tribunal Superior Eleitoral adquiriu 2.550 kits biométricos para intensificar a identificação do eleitorado brasileiro que, em 2012, deve atingir cerca de 10 milhões de cidadãos. Os kits destinam-se ao cadastramento dos eleitores que tirarem o título pela primeira vez. Os equipamentos são da empresa Akiyama Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda., vencedora de licitação iniciada em 2010. O custo para a aquisição dos novos Kits será de R$ 27 milhões.
O contrato de aquisição, assinado em dezembro passado, incluiu os kits biométricos e serviço de integração e configuração dos equipamentos, além da garantia técnica de, no mínimo, 12 meses. O processo de licitação para aquisição dos equipamentos chegou a ser impugnada por empresas do setor. No entanto, o Tribunal de Contas da União aprovou os requisitos apontados pelo TSE no edital. As interrupções levaram o TSE a devolver R$ 30 milhões do orçamento disponível ao Ministério do Planejamento.

Governo anuncia nova tabela para pagamento do IPVA


Placas com final zero, um, dois, três e quatro têm nova data para pagamento
O vencimento para o pagamento de cota única com desconto e da 1ª parcela do IPVA das placas zero, um, dois, três e quatro foram prorrogadas, conforme informou a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio na segunda-feira (23).
A nova data para o pagamento das placas com final zero é 12 de março; com final um, 14 de março; com final dois, 15 de março; com final três, 19 de março e com final quatro, 21 de março.
De acordo com a secretaria, a decisão foi tomada porque o banco de dados do sistema apresentou problemas. Em consequência, a 2ª e a 3ª parcelas destas mesmas placas também foram alteradas. 
Os vencimentos das demais placas serão mantidas nas mesmas datas, conforme tabela abaixo.

Crianças terão duas novas vacinas


As crianças brasileiras terão o Calendário Básico de Vacinação ampliado no segundo semestre deste ano. Vacina injetável contra pólio, feita com vírus inativado, será aplicada em paralelo com a imunização pelas duas gotinhas da vacina oral, nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.
Outra novidade será a vacina pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b e hepatite B), que substituirá duas vacinas separadas. “Vamos reduzir uma picada nas crianças, diminuindo as idas aos postos de saúde”, explicou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

No Rio, três dias após desabamento de prédios, cinco pessoas continuam desaparecidas


Dezessete corpos foram localizados; bombeiros recolhem entulho pendurado no alto
Carlyle Júnior, do R7
rio-desabamento-450x338
Fábio Motta / AE


Destroços de prédio mais alto ficaram pendurados em construção ao lado; trabalho dos bombeiros continua

Cinco pessoas continuam desaparecidas neste sábado (28), segundo a Defesa Civil Estadual, três dias após o desmoronamento de três prédios na avenida 13 de Maio, centro do Rio de Janeiro. A tragédia ocorrida por volta das 20h30 da última quarta-feira (25) deixou 17 mortos e seis feridos. Embora as chances de encontrar vítimas com vida sejam mínimas, bombeiros continuam os trabalhos de buscas. As ações chegaram a ser parcialmente interrompidas durante a madrugada por causa da forte chuva que caiu sobre a cidade, mas foram completamente retomadas pouco antes das 9h.
Parentes e amigos dos desaparecidos aguardam por informações oficiais em um posto da Secretaria de Assistência Social que foi montado na Câmara de Vereadores, prédio vizinho ao local da catástrofe na Cinelândia. Uma equipe de médicos e psicólogos presta atendimento.

Em Cabo Frio, Polícia Civil encontra casa de refino de drogas que abastecia toda a cidade


No local foi preso em flagrante Cláudio Márcio Veiga da Silva, de 30 anos. Com ele foram apreendidos quase 5 Kg de drogas.
Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil a um ponto de fabricação e distribuição de drogas em Cabo Frio, ontem (27). A casa no bairro Braga funcionava como destilaria e abastecia toda a cidade.
No local foi preso em flagrante Cláudio Márcio Veiga da Silva, de 30 anos. Com ele foram apreendidos 4 Kg de cocaína, 500 g de maconha e uma quantidade de crack, além do material para refinar as drogas.

Bom dia! Os destaques dos jornais deste sábado, 28 de janeiro.

O Globo

Manchete: Responsabilidade pela obra suspeita vira jogo de empurra

Dono admite ter cortado 15cm do piso; corpos resgatados já são 15
Representantes da administração do Edifício Liberdade – um dos três que desabaram no Centro -, da empresa TO Tecnologia Organizacional – dona das salas onde eram realizadas obras irregulares, suspeitas de comprometerem a estrutura do prédio – e o dono de uma empresa chamada para dar um parecer técnico apresentaram versões antagônicas sobre suas responsabilidades. O único ponto em comum entre elas é o fato de que as obras no 9º pavimento começaram sem projeto, sem registro e sem engenheiro responsável. O advogado Beire Simões, que representa o administrador do prédio, acusou o TO de não apresentar os documentos exigidos. O dono da TO, Sérgio Alves, garantiu que as obras começaram com o consentimento do síndico. E revelou ainda que, ao remover banheiros do nono andar, mandou cortar 15cm do piso. Já o engenheiro Paulo Sérgio da Cunha Brasil, dono da Estruturar Projetos e Engenharia, disse que fez apenas um laudo sobre o peso de três sacos de cimento no terceiro andar do prédio. A tragédia já tem 15 mortos, 7 desaparecidos e 6 feridos. (Págs. 1, 16 a 21)
Um celular que era melhor não ter na agenda
Voluntário da Cruz Vermelha, o funcionário público Eugênio Pereira conta que a cena mais forte que presenciou foi quando, diante de parentes dos desaparecidos, um bombeiro anunciou o número de um celular encontrado junto a um corpo. Foi assim que uma mulher reconheceu o número do pai, porteiro. (Págs. 1 e 19)

Em 2011, mais 20% de crédito e de calote

Com o salto do financiamento da casa própria, os empréstimos concedidos no país, no ano passado, cresceram mais do que esperava o governo e atingiram R$ 2 trilhões, aumento de 19% em relação a 2010. O volume de crédito alcançou 49,1% do PIB. Já a inadimplência, medida por dívidas com atraso acima de 90 dias, subiu 21%. (Págs. 1 e 29)

Petrobras cria diretoria só para abrigar petista

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou ontem que a Petrobras ganhará uma nova diretoria, a Corporativa: o nome mais cotado para assumi-la é o de José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT. (Págs. 1 e 3)
Cuba: Patriota não prioriza direitos humanos

Ao deixar claro que não haverá crítica pública da presidente Dilma ao governo cubano, o chanceler Antonio Patriota disse que a situação no país não é emergencial: “Existem outras situações muito preocupantes, como a de Guantánamo. (Págs. 1 e 37)

Há máfias em tudo, até no Judiciário, diz desembargador. (Págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------
Bens de vítimas de queda de prédios são desviados
Folha de S. Paulo
Manchete: Bens de vítimas da queda de prédios são desviados

Pertences estavam em depósito provisório; prefeitura vai investigar o caso
A falta de controle sobre os escombros retirados do local do desabamento dos três prédios no centro do Rio fez com que a zona portuária virasse ponto de garimpo, informam Denise Menchen e Juca Varella.
O lugar funciona como entreposto de entulho, que depois segue para terreno na Baixada Fluminense. A Folha flagrou operários revirando bolsas, álbuns de fotos, peças de metal, cabos elétricos e telefônicos. 
Eles usavam uniformes da Secretaria de Obras do Estado e de empreiteiras que trabalham na região. A prefeitura, responsável pelo material, vai investigar. O Estado diz que a roupa pode ter sido usada indevidamente. 
Até as 22h, 15 corpos haviam sido encontrados. A empresa que reformava dois andares do edifício Liberdade disse que as obras eram regulares, mas foram iniciadas sem a aprovação de um engenheiro. (Págs. 1, Cotidiano e C1)

Corpo é achado em área para onde é levado o entulho

O corpo de uma das vítimas do desabamento no Rio de Janeiro, uma mulher ainda não identificada, foi encontrada no local para onde está sendo levado o entulho dos edifícios, em terreno na rodovia Washington Luiz.
Segundo a Defesa Civil, o corpo foi achado por funcionários da empresa de limpeza urbana. (Págs. 1, Cotidiano e C4)

Cai dirigente de estatal que culpou ‘favelado’ por danos em casas (Págs. 1 e A9)

Mendes diz que juizes confudem autonomia com soberania. (Págs. 1 e A4)

Direitos humanos não são urgentes em Cuba, diz Patriota

Segundo o chanceler Antonio Patriota, a situação dos direitos humanos em Cuba “não é emergencial”. Por isso a presidente Dilma Rousseff não vai falar sobre o tema em visita à ilha na próxima semana. Patriota disse que a visita vai servir para dialogar a respeito da “atualização do modelo econômico cubano”. (Págs. 1, Mundo e A12)
Editoriais

Leia “Novela grega”, sobre perspectiva de solução para a crise financeira européia, e “Dilma em Cuba”, acerca de direitos humanos na ilha. (Págs. 1 e Opinião A2)

Drauzio Varella: Prótese de silicone industrial deve ser retirada antes de romper (Págs. 1, e Ilustrada E16)

Mac-USP abre hoje imcompleto no antigo prédio do Detran (Págs. 1 e Ilustrada E1)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Banco público amplia oferta e crédito supera R$ 2 trilhões

Estatais aumentaram empréstimos em 7,7% no último trimestre de 2011, o dobro das instituições privadas
O volume de crédito concedido no País cresceu 19% em 2011 – acima da previsão de 17,5% do Banco Central – e ultrapassou R$ 2 trilhões. O resultado foi impulsionado pelos bancos públicos, que ampliaram sua carteira em 7,7% no último trimestre, ante 3,2% das instituições privadas. Com isso, os bancos estatais terminaram o ano com 43,5% de participação no mercado de crédito. Parte desse crescimento é atribuída às operações das instituições estatais com pessoas físicas, tanto para consumo como para habitação. A previsão para 2012 é de expansão de 15%. (Págs. 1 e Economia B1)
Economia dos EUA reage 
PIB do país cresceu 2,8% no quarto trimestre de 2011. (Págs. 1 e B9)

Obras em 2 andares causavam apreensão

Apontadas por especialistas e dirigentes do conselho de engenharia e arquitetura do Rio como uma das possíveis causas do desabamento do Edifício Liberdade, as obras em dois andares do prédio despertavam preocupação do condomínio pelo peso que o entulho exercia sobre a estrutura do prédio. Até a noite de ontem, o saldo era de 14 mortos e 13 desaparecidos. (Págs. 1 e Cidades C1)
Destino de bens é incerto
O Corpo de Bombeiros e as Polícias Civil e Militar não se entendem sobre os bens achados nos destroços (Págs. 1 e C5)

Para juízes, caso mensalão detonou crise

Magistrados e desembargadores reunidos em Teresina dizem que o julgamento este ano do mensalão no Supremo Tribunal Federal pode ser o pano de fundo dos “ataques” ao Judiciário. “O STF está emparedado por pessoas que querem abalar os alicerces do Judiciário. Alguns réus podem estar por trás”, diz Henrique Nélson Calandra, da Associação dos Magistrados Brasileiros. (Págs. 1 e Nacional A4)

Maturidade de Gil

“Eu me preparei para a velhice”, diz, às vésperas de completar 70 anos. (Págs. 1 e D5)

PF deporta dois haitianos por ‘erro em visto’

A ONG Visão Mundial fez ontem um protesto formal ao governo brasileiro contra o que qualifica de política “imperialista” contra dois haitianos impedidos de entrar no País pelo Aeroporto de Guarulhos. A Polícia Federal alega que eles estavam com o visto errado. (Págs. 1 e Internacional A14)

Sudene é próximo alvo da faxina em autarquias

Responsável pela aprovação de financiamentos de cerca de R$ 1,5 bilhão por ano, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é o próximo alvo da troca de comando em autarquias do governo. A Controladoria-Geral da União vê “histórico de problemas” na Sudene. (Págs. 1 e Nacional A8)

Celular de SP terá 9 dígitos a partir de julho. (Págs. 1 e Economia B12)

Sobra de energia pode encarecer contas de luz. (Págs. 1 e Economia B4)

Usuários de crack invadem linhas de trem. (Págs. 1 e Cidades C7)

Foto-legenda: Cuba debate reformas

Mulher em rua de Havana, onde começa hoje a Primeira Conferência Nacional do Partido Comunista, que vai discutir as reformas na ilha. (Págs. 1 e Internacional A12)

Celso Ming: Energia cara demais

A energia elétrica tupiniquim para a indústria é um dos itens que mais derrubam a competitividade da produção nacional. (Págs. 1 e Economia B2)

Marco Antonio Villa: Oposição sem rumo

Órfão de um ideário, o principal partido da oposição, o PSDB, está perdido, sem direção, não sabendo para onde ir. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Marcelo Rubens Paiva: TV aberta, pra quê?!

Se há crise na TV aberta brasileira, a crise mundial nunca foi tão fértil para a paga. O mundo mudou, perdeu a inocência, e a TV foi atrás. (Págs. 1 e Caderno 2 D10)

Notas & Informações

Um Fórum de crise
O ambiente é de frustração diante da incapacidade dos europeus de resolver seus problemas. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Procuram-se os culpados

Dois dias após a queda de três prédios no Centro do Rio de Janeiro, crescem os indícios de que obras irregulares provocaram danos estruturais no Edifício Liberdade, o primeiro a ruir. Diretores da empresa que fazia reformas no local admitiram a ausência de um laudo técnico para as intervenções, mas garantiram não terem comprometido a sustentação do edifício. Imagens externas do prédio comercial de 20 andares revelam alterações externas, como a construção de janelas, em diversos andares. Ontem, os bombeiros acharam mais dez corpos nos escombros e no número de mortos chega a 15. (Págs. 1, 10 a 13)
Defesa Civil diz que não há mais sobreviventes. (Págs. 1, 10 a 13)
O drama dos que perderam tudo com o desabamento (Págs. 1, 10 a 13)
BB troca chefes de 13 diretorias

A reestruturação no Banco do Brasil atinge os cargos do segundo escalão e fortalece a corrente ligada ao Partido dos Trabalhadores. A direção da empresa afirma que as mudanças são normais entre os servidores de carreira da instituição. (Págs. 1 e 8)

Vigilantes: Greve causa transtornos

Sem segurança, quase 90% dos bancos fecharam ontem. A paralisação atingiu hospitais e órgãos públicos. Zoológico e vários espaços de lazer ficarão fechados hoje. (Págs. 1, 27 e 28)

Oficiais: PMs obtêm promoções

Suspensa pelo TCDE, a ascensão de 2,8 mil policiais militares foi aprovada pelo GDF após estudo jurídico. O custo salarial é de R$ 7 milhões por ano. (Págs. 1 e 34)
Ritmo forte para a Copa

Ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador Agnelo Queiroz anunciou que 50% das obras do Estádio Nacional estão prontas. O custo total será de R$ 800 milhões. (Págs. 1, 8 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas
Manchete: Rotina de risco

Acompanhado de especialista com medidor de velocidade, Estado de Minas flagra abusos e festival de irregularidades na BR-040, na saída para o Rio
Ultrapassagens pela direita, caminhões trafegando na esquerda e, principalmente, excesso de velocidade. Numa extensão de 10 quilômetros, em ambos os sentidos, a reportagem mediu a velocidade de 54 veículos na manhã de ontem e constatou 14,8% deles acima do permitido, chegando a até 133km/h.
Foi nesse trecho que na quarta-feira um carro se descontrolou e chegou a decolar antes de bater numa árvore, ferindo gravemente o motorista.
Ontem, na própria 040, na altura de Congonhas,uma carreta de minério “atropelou” seis veículos, deixando um morto e 11 feridos. (Págs. 1,21 e 22)
Radar de chuva falha no 1º teste (Pág. 1 e 23)

Vereadores gastarão R$ 147 mil em lanchinhos

Valor é estimado em edital de licitação marcada para o dia 2. Inclui iogurte, sanduíches, croissant, coxinha, empadinha, pastéis variados, pão de queijo e bolos, entre outras guloseimas. Na compra do ano passado, a Câmara pagou até 300% a mais por alguns produtos em relação ao mercado. (Págs. 1 e 6)

Arena do Jacaré - Dívidas do Democrata-SL levam o estádio a leilão

A Justiça marcou o pregão para o dia 7. O motivo é o não pagamento de R$ 73 mil a uma empresa de ferragens quando da construção do estádio, em 2005. O clube e o estado, que reformou a arena e passou a administrá-la por 10 anos, vão recorrer. (Págs. 1 e Super Esportes)

Negócios: Moda agora é ter imóvel em Miami

Grupo dos EUA vem oferecer em BH apartamentos em residencial na praia americana. Das 800 unidades, 200 já foram vendidas para brasileiros, responsáveis por 60% de todas as compras de estrangeiros na cidade.(Págs. 1 e 13)

Naufrágio: Dona de navio oferece indenização a passageiros

Empresa propõe pagar 11 mil euros (cerca de R$ 25 mil) a quem não se feriu, como compensação pela perda da bagagem e pelo trauma psicológico. (Págs. 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Megaobra contra cheias na Mata Sul

Governador Eduardo Campos assinou ontem ordem de serviço para a construção da Barragem Serro Azul, que vai custar R$ 246 milhões e é essencial para evitar enchentes como as de 2010 e 2011 (págs. 1 e Cidades 8)

Greve na arena já dura três dias

Operários da obra da Copa querem salário de R$ 1.050. Empresa vai à Justiça pedir ilegalidade do movimento (Págs. 1 e 6)

Vereador defende beneficios na câmara (Pág. 1 e 7)

Mais um assalto a banco provoca reação do MPPE

Bandidos roubaram Bradesco da Compesa, ontem. Foi a 8ª investida do ano. Órgãos se reúnem para frear a farra dos ladrões. (Págs. 1 e Cidades 2)

Comer fora é mais caro no Nordeste

Pelo Índice Alelo de Preço Médio de Refeição, foram pagos R$ 29,35 em 2011 na região. (Págs. 1 e Economia 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Mutirão limpa orla mas restrições prosseguem

Apesar de a areia estar limpa, manchas de petróleo ainda não se dissiparam na costa de Tramandaí e Imbé, o que leva Fepam a desaconselhar banho nessa faixa. (Págs. 1, 26 e 27 e editorial 14)

Novo caminho: Os projetos para a ciclovia da Capital

Veja as três propostas que concorrem para definir a obra. (Págs. 1 e 31)

Reajuste: Estado oferece 23,5% para o magistério (Págs. 1, 32 e Rosane de Oliveira, 10)

Rio em choque: Bombeiros alcançam o “cemitério”

Buscas chegam ao local onde deve estar maior número de corpos. (Págs. 1 e 34)
EBC Serviços