Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 2 de junho de 2012

Menino de seis anos falsifica bilhete com a própria letra para ‘matar aula’


A escola aceitou o recado mesmo com os erros de ortografiahttp://i2.r7.com/menino-seis anos-bilhete.jpgGannon Farley, de apenas seis anos, falsificou um bilhete cheio de erros de ortografia e ainda assim conseguiu ir embora da escola sozinhoUm menino de apenas seis anos queria 'matar aula' e entregou um bilhete falso, escrito com a própria letra, para a coordenação da escola, que o deixou ir embora sozinho.

Em Campos, dois homens são presos por armazenar material de forma indevida em usina


Segundo a polícia, 3 t de enxofre e galões de óleo foram encontrados
Agentes da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), em apoio a fiscalização da Comisssão de Proteção ao Meio Ambiente da Alerj, detiveram dois homens no início da noite de sexta-feira (1º), na usina Paraíso, em Campos dos Goytacazes.
De acordo com os policiais eles seriam os responsáveis pelo armazenamento de 3 t de enxofre, além de diversos galões de óleo diesel, em um galpão.

A Cidade e a Névoa - romance de Carlos Sepúlveda - 13º capítulo

13
estou aqui REGISTRANDO estas más palavras escritas por tortas linhas, de um relato imaginário, no momento em que, de minha janela, pouco posso ver, senão o nada opaco do nevoeiro que apareceu, sem mais, na frente de todos nós desde hoje, pela madrugada, como o leitor já deve estar cansado de saber Percebo o grande cenário brancoleitoso e sinceramente ando preocupado com o que pode acontecer. Esta cidade é simples, com uma população rudimentar, sem sofisticações, um povo sem memória, sem as armas do cosmopolitismo, sem a proteção de uma comunidade esclarecida. É uma cidade desesperada para sobreviver com as benesses que recebe do turismo e dos empregos na prefeitura que, desgraçadamente, é uma das mais ricas do país, graças às facilidades do petróleo. Percebo, desde que me transferi para cá, alguns novos ricos, todos com cargos no governo municipal. Mas isto não me diz respeito, são situações que se repetem por todo o país e esta cidade não é diferente das outras. Estamos cansados de saber que, em nosso país, a corrupção é uma indústria nacional. No momento, preocupa-me é o relógio da Igreja Matriz, única referência temporal que ainda restaria funcionando, que já não mais indica hora certa, está congelado, como todos os outros relógios. Sei disto porque me confidenciou um vizinho, com voz soturna de conspirador. Mesmo sem poder ver de longe os dois ponteiros, quem lá subia (creio que um zelador da igreja) e de cima da torre berrava as horas, já emudeceu. Enfim, não se sabe mais do tempo por aqui e sem o tempo, o que somos nós? A última vez que berrou as horas ouviu-se “dez e quinze”, depois, nada mais se pôde ouvir, de modo que vivemos ma situação inquietante: a volta de nós, presume-se, o tempo segue seu curso, mas aqui dentro, possivelmente por causa do nevoeiro, o tempo parou, melhor seria dizer: o tempo congelou. Soube, ainda por outro vizinho de janela, que algumas pessoas seguiram até os limites da cidade e, ouvindo as vozes do outro lado da estrada, podia-se estar a par dos acontecimentos do resto do mundo. Lá, do outro lado, havia sol e clima regular, estando o ruço apenas em nossas ruas e casas, formando uma espécie de paredão fluído. Não creio ser necessário dizer que estamos todos inquietos, já não há mais alimentos disponíveis nas casas, os supermercados não abriram, porque ninguém se atreve a sair para as compras, e mesmo são raros os estabelecimentos que iniciaram o trabalho. O céu, brancoleitoso, é iluminado por um precário disco solar, frio, sem a exuberância de ontem à tarde quando o verde, o azul e o mar combinavam um escândalo de beleza natural. Tudo parece ter-se diluído numa fantasmagoria inquietante.
            Fico a imaginar como narrar estes fatos para o mundo saber o que houve aqui, supondo que um dia saiamos desta agonia e que o mundo queira saber. Eu, que já não consigo enxergar bem, tenho os olhos permanentemente encobertos por um princípio de catarata, que eu já vivo num nevoeiro.Que fenômeno estranho, porém, permite que apenas esta cidade esteja à margem do mundo, sem notícias, mergulhada na névoa implacável que só faz crescer, sem um segundo sequer de trégua? Mesmo para mim, um narrador experimentado, o fato é sempre maior do que minha precária capacidade de descrevê-lo e de explicá-lo. Só me resta imaginar qual seria o desfecho de tudo isto, acaso fosse um romance.
            Sim, porque há de haver uma causa, uma razão, uma explicação, racional ou não, que, como tudo está, é difícil supor uma causa natural. O nevoeiro, por enquanto, é denso e uniforme, não parece ter lugar de origem, mas tenho a impressão de que poderíamos procurar alguma pista que nos levasse a um ponto qualquer, supondo que haja esta origem. Então, decidi empreender, por minha conta a risco, a busca deste improvável lugar. Tenho certeza de que ele existe e não estará longe. Apesar de minha pouca visão, pretendo ir ao encontro de alguém que me possa esclarecer o que se passa.
            Ah, sim, pode me chamar de Borges; sei que ficarei cego algum dia, não por causa do nevoeiro, para por causa de meu destino. Deus me deu os livros e a noite. Sei que devo continuar escrevendo esta história tanto quanto a natureza se cumpre em fazer-me cego, que nisto não estou sozinho, existem outros que me antecederam neste irônico jogo dos deuses. Homero e Milton são apenas velhos conhecidos do mesmo destino. E dizem ainda que somos Tirésias, somos pessoas que podem decifrar enigmas, traduzir oráculos. Nós, os cegos ilustres.
            Não pretendo ser ilustre, quero apenas saber de onde vem esta névoa, se é que vem de algum lugar. Quero saber o sentido de estar tudo entregue ao nevoeiro, e a cidade ter-se tornado um capítulo ocasional da literatura fantástica. Haverá em tudo isto em sentido oculto, uma razão suficiente?
            Se quiser saber rigorosamente o que se passa, preciso  sair, ir às ruas, visitar a praça onde boa parte do povo se concentra, ouvir o que se diz na prefeitura, a despeito de minha precária visão.
            Mais um vizinho de janela acaba de me assegurar que o nevoeiro se restringe a nossa cidade, que o sol brilha escandalosamente fora dos limites do município. Sabe-se também que as comunicações estão interrompidas e que o tempo parece ter-se congelado com o nevoeiro, por isso não se pode pedir ajuda a mais ninguém fora de nossa fronteira. Temos de contar conosco, com nossa possibilidade de descobrir.
            Vou às ruas tateando, para encontrar o centro deste mistério.  Se o encontrarmos, então poderemos saber do que se trata, pois, como aprendi há muito tempo, é preciso encontrar a origem, o princípio, o começo para não padecer da angústia de ser dispensável.

Um romance de Carlos Sepúlveda. 
Leia um capítulo a cada semana em: 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

TRE-RJ recebe lista com 499 contas sujas

Cirilo Junior
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) enviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) lista de 499 nomes de pessoas que exerceram funções públicas nos últimos anos e não tiveram as contas de suas administrações aprovadas.
Entre os contas-sujas, que poderão ser declarados inelegíveis pelo TRE-RJ, está o ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT). As contas daquela prefeitura, referentes a 2006, não foram aprovadas.

Em livro, ex-mulher de Collor contará sua versão do impeachment

A ex-primeira-dama, Rosane Collor, ex-mulher de Fernando Collor de Mello, irá lançar uma biografia na qual ela espera esclarecer fatos históricos importantes do Brasil, além de contar a sua versão do impeachment sofrido pelo então marido há duas décadas. "Quero contar o meu lado, como me senti, como ele se sentiu, as mentiras, onde estava a vaidade", confessou ao jornal Folha de S. Paulo , criticando a postura de Collor, com quem não fala desde que o divórcio deles teve início, há sete anos.

Justiça concede liminar para preservar quiosques em Búzios


A Prefeitura de Búzios conseguiu revogar a decisão do Ministério Público Federal (MPF), que determinava a retirada dos nove quiosques da Praia da Ferradura. Após a ação civil pública movida pelo município, o pedido foi acatado pela juíza da 2ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia, Angelina de Siqueira Costa. A partir da nova decisão, os quiosques permanecem, já que os problemas ambientais foram atribuídos à desordem na areia.

Imprensa internacional destaca crise entre Lula e STF

A imprensa internacional tem destacado e repercutido a crise institucional ocasionada pela reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, motivada pela notoriedade do líder petista, considerado um dos homens mais influentes do mundo por diversas publicações nos últimos anos, informou o portal do Jornal do Brasilda última quinta-feira (31/5).

Crédito:Agência Brasil
Crise entre Lula e ministro do STF ganha repercussão na imprensa internacional
O New York Times dedicou um longo artigo ao tema. De acordo com o jornal americano,  "o cenário político brasileiro foi abalado com a notícia de que Lula, o líder político contemporâneo mais influente do país, pressionou um juiz da mais alta corte a atrasar o julgamento de um escândalo de compra de votos no Parlamento".

Dia da Imprensa é dia de reafirmar as lutas dos jornalistas e da sociedade

Neste 1º de junho, “Dia Nacional da Imprensa”, a Federação Nacional dos Jornalistas exorta a categoria, as entidades e movimentos da sociedade civil a cerrarem fileiras na luta pelo direito à informação de qualidade. Para tanto, fazem-se necessárias, além da defesa das liberdades de imprensa e de expressão, a defesa do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista, de condições dignas de trabalho, o combate à crescente violência contra os profissionais de imprensa e suas organizações sindicais e a luta por um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil.Brasília, 1º de junho de 2012.

Diretoria da FENAJ

Presidente do TRF da 3ª região questiona ética do jornalismo em evento do IASP

Na última sexta-feira (25/5), o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargador Newton De Lucca, questionou a ética do jornalismo no Brasil durante uma reunião em São Paulo promovida pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). O tema do debate era “Habeas Mídia e a Liberdade de Imprensa”, no qual o desembargador destacou a ausência da lei que regulamentava o setor que, na sua opinião, tinha méritos.
“A lei garantia o direito de resposta. E onde está esse direito hoje?”, questionou Newton De Lucca. Na opinião dele, a decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou inconstitucional a Lei de Imprensa deixou o país “em um limbo jurídico”. Para o presidente do TRF-3 é preciso haver um mecanismo jurídico que garanta de forma automática o direito de resposta àqueles que forem prejudicados por erros ou má-fé da imprensa.

Vídeo Em São Pedro da Aldeia, vídeo mostra precariedade de prédio de Guarda Municipal

Imagens feitas com uma câmera escondida mostram as condições precárias do prédio da Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos. Guardas municipais pedem melhores condições de trabalho.

Os fatos mudam. Os princípios não.

Polícia Civil do Maranhão divulga retrato falado do assassino do jornalista Décio Sá

Na última quinta-feira (31/5), a Polícia Civil do Maranhão divulgou retrato falado do executor do jornalista maranhense Décio Sá, assassinado com cinco tiros há 38 dias em um bar na Avenida Litorânea, na capital maranhense. O homem foi descrito como tendo cerca de 28 anos, aparência indígena, cútis parda, cabelos lisos e olhos escuros, usando camiseta escura e bermuda jeans, segundo informações das testemunhas que o viram fugir por uma duna próxima ao local.
Crédito:Divulgação
Retrato falado reconstitui rosto do assassino de Décio Sá
De acordo com o portal da Veja, o secretário de Segurança Pública do Maranhão Aluísio Mendes revelou que o retrato falado já estava pronto "há bastante tempo", mas não foi revelado porque havia providências que teriam de ser tomadas antes da divulgação. O retrato já foi encaminhado para todos os centros de inteligência das secretarias de Segurança e das polícias de todo o Brasil.

Delineador na sobrancelha: será que essa moda pega?

As sobrancelhas marcadas vieram mesmo para ficar. Febre nos desfiles nacionais e internacionais, o segredo da tendência é destacar sua cor natural e deixá-las com o desenho bem arqueado.
Nica Kessler - Fashion Rio
Como usar?
A novidade do momento é que, muito além do lápis e do duo de sombras, o delineador para olhos também pode ser usado para dar um “up” nas sobrancelhas. Inusitado? O beauty artist Max Weber ensina a usar: “Escolha um delineador marrom ou preto, dependendo da cor natural dos seus pelos. Em seguida, pinte suavemente fio a fio e vá escondendo bem as falhas”.
Nica Kessler - Fashion Rio
Passarelas x vida real
Nas passarelas, o maquiador optou pelos fios bem aparentes. Quem quiser aderir à moda no dia a dia, no final vale esfumar todos os traços, usando um pincel ou um cotonete.

Olha só como o resultado esfumado também fica bonito e mais natural. Na foto, a minha amiga Tatiane Zucato apostou em uma versão marrom em forma de canetinha e esfumou a cor com os próprios dedos. Ela, que adora usar o produto nas sobrancelhas em peças de teatro e sessões de foto (ela é atriz, gente!), garante que a cor do delineador dura muito mais do que a do lápis ou da sombra.
E você, o que acha da tendência?
Beijos!
Gabi Cartaxo
Gabi Cartaxo
"Jornalista, 25 anos, ama fotografia e é apaixonada pelo mundo da beauté. Expert em maquiagem, cosméticos e esmaltes, ela vai dividir tudo aqui com você!

PEC dos Jornalistas pode ser votada na terça-feira

Devido ao baixo quorum no plenário do Senado, a PEC 33/09, que restabelece a exigência de diploma para o exercício profissional do Jornalismo, não foi a voto nesta quarta-feira (30). A matéria poderá ser apreciada na sessão da próxima terça-feira, 5 de junho. O presidente do Senado, José Sarney, assegurou a dirigentes sindicais dos jornalistas que a PEC será votada em 2º turno no plenário em sessão com grande quorum.
Lida pelo presidente do Senado em segunda sessão de discussão no plenário na terça-feira (29), a matéria está pronta para discussão em terceira e última sessão, o que permite ser votada em 2º turno. Com isso, cresceu a expectativa quanto à possível votação na quarta (30), quando uma grande delegação de dirigentes sindicais dos jornalistas estava em Brasília, participando do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional da categoria.

Em Búzios, Tapetes, missa e procissão no Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi desse ano já tem sua programação definida. Já às 7h do dia 7 de junho os tradicionais tapetes de sal começam a ser confeccionados por estudantes das redes pública e privada, comerciantes locais e movimentos da Igreja Católica em frente à Igreja de Santa Rita.
Haverá também uma missa às 18h e, logo em seguida, a procissão que irá até o trevo da Barbuda, saindo da Igreja de Santa Rita, em Manguinhos.
Quem estiver interessado em produzir tapetes de sal, deve fazer sua inscrição na secretaria da Igreja da Santa Rita ou pelo telefone: (22)2623-6530.
Em decorrência do feriado, a Prefeitura decretou ponto facultativo no dia 8 de junho, sexta feira, exceto para serviços como limpeza urbana, saúde pública, atividades turísticas e segurança. Salvo essas exceções, todas as repartições públicas estarão fechadas.

Cinema: conheça as principais estreias desta sexta-feira

Divulgação
Chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (1º)Branca de Neve e o Caçador, uma nova versão do clássico infantil, estrelado por Kristen Stewart.
A atriz da saga Crepúsculo interpreta a única pessoa na terra mais bonita do que a Rainha Má, vivida por Charlize Theron, que está decidida a destruí-la

Divulgação
O que a malvada tirana nunca imaginou é que a jovem que ameaça seu reinado vem treinando a arte da guerra com o caçador (Chris Hemsworth), que foi enviado para matá-la
Divulgação
Solteiros com Filhos, que também entra em cartaz nesta sexta (1º), gira em torno de um jovem casal (Jennifer Westfeldt e Adam Scott) que pretende ter filhos, mas tem como melhores amigos um casal (Jon Hamm e Kristen Wiig) que está à beira do divórcio devido à dificuldade de lidar com os próprios filhos
Divulgação
Em Um Verão Escaldante, Paul e Frédéric são amigos inseparáveis. Frédéric é pintor vive com Angele, uma atriz que está filmando em Roma. Paul faz alguns trabalhos como figurante em filmes. Em um set de filmagem ele conhece Elisabeth. Os dois se apaixonam. Os três amigos viajam juntos para passar as férias de verão em Roma.
O filme é protagonizado pela musa italiana Monica Belucci e o ator francês Louis Garrell. Leia a crítica.
 Divulgação
No filme alemão À Espera de Turistas, um jovem alemão presta serviços voluntários no museu de Auschwitz, cuidando também de um sobrevivente do campo de concentração que mora nas proximidades, um velho teimoso que o trata com arrogância e impaciência. Até que um romance iniciado com uma intérprete dará novo sentido ao seu cotidiano, apesar das marcas indissociáveis entre o passado e o presente daquele lugar.

Quatro policiais militares são presos suspeitos de extorsão e tortura

Eles estão presos no Batalhão Especial Prisional
Policiais da Delegacia de Barra Mansa (90ª DP) prenderam na quinta-feira (31) quatro policiais militares suspeitos de extorsão e tortura. Os PMs trabalhavam no Batalhão de Volta Redonda (28º BPM).

 

Preço da cerveja irá subir em 5%

O preço da cerveja irá subir, afetando diretamente o consumidor por conta da elevação dos impostos das bebidas, de acordo com governo.
Segundo o cálculo dos fabricantes, o aumento do preço da bebida, previsto para o mês de outubro, será em torno de 5,24%.

Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas é lançada em Brasília

Com a participação de dirigentes da FENAJ e de 15 Sindicatos de Jornalistas, foi instalada oficialmente na última quarta-feira (30/05/2012), em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas. Na solenidade, realizada no Salão Verde do Congresso Nacional, foi lançada uma campanha pela aprovação do PL 2960/11, de autoria do deputado André Moura (PSC/SE), que prevê o estabelecimento de um piso nacional para categoria, equivalente a 6 salários mínimos e reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), para uma jornada de 30 horas semanais.

Mãe acusa plano de saúde e hospital

Mesmo com decisão judicial, mãe diz que hospital recusou a internação do filho
A mãe de uma criança de um ano e dois meses de idade responsabiliza o Hospital das Clínicas de Niterói e o plano de saúde do menino pela morte do filho.
Segundo Karla Paes, mãe do menino, ele foi diagnosticado com pneumonia e foi tratado com antibióticos, porém a febre não cedeu. Ao retornar para o hospital, o bebê foi submetido a outros exames, que também diagnosticaram que ele estava com anemia. O tratamento, segundo a médica, seria internação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.

Encontro de blogueiros discute liberdade e regulamentação dos meios de comunicação

O 3º Encontro Nacional de Blogueir@s reúne, neste final de semana, Em Salvador, ativistas e comunicadores de todo o país discutem um novo marco regulatório da mídia. Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem em ídeo dizendo que “a internet é um meio importantíssimo para garantir a liberdade de expressão, a diversidade de opinião e a construção da cidadania". Encontro termina neste domingo com divulgação de uma carta-manifesto. A reportagem é de Maíra Kubík Mano.

Cruzamento de dados das empresas fantasmas da Delta levará Cabral ao nocaute

Embora a CPI Cachoeira – Delta tenha aprovado hoje a convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB – GO) e Agnelo Queiroz (PT – DF) e rejeitado por ora, a convocação de Sérgio Cabral por 17 voitos a 11 não tenho dúvida de que com a quebra do sigilo nacional da Delta, Sérgio Cabral ficará numa situação complicadíssima.
Montagem do Deco

Pra se ter idéia a CPI já descobriu que uma das empresas fantasmas que recebeu quase R$ 500 mil em uma só transferência da Delta está no nome de uma humilde moradora do bairro do Encantado, no subúrbio do Rio. Ela mal sabe escrever o seu nome e trabalha como auxiliar de serviços gerais numa firma que presta serviços ao Estado. A coisa é muito feia. As empresas fantasmas montadas pela Delta no Rio para abastecer políticos movimentaram ilegalmente em dados levantados até agora mais de R$ 40 milhões. Quando os dados da quebra do sigilo chegarem à CPI e forem cruzados entre a Delta, empresas fantasmas e destinatários finais, ficará escancarado o esquema Cachoeira – Delta – Cavendish.
Cabral está desesperado. Vejam a nota que plantou na coluna Radar online, do jornalista Lauro Jardim, da Veja.
Reprodução do Radar online
Podem vasculhar à vontade. Não vão encontrar promiscuidade, nem minha, nem de Rosinha com o esquema de algum empreiteiro, muito menos com a Delta, de Fernando Cavendish.
Aliás, para facilitar o trabalho da CPI vejam abaixo, os comparativos de valores dos contratos da empreiteira Delta, com licitação e por dispensa de licitação, nos governos Garotinho e Rosinha e comparem com os números do governo Sérgio Cabral. Chega a ser chocante.
Em oito anos quando o estado foi administrado por mim e por Rosinha, a Delta recebeu por dispensa de licitação R$ 12 milhões. Enquanto no governo Cabral só por dispensa de licitação, a Delta ganhou R$ 234 milhões. Como poderão conferir na tabela abaixo, a soma das obras feitas pela Delta nos oito anos Garotinho / Rosinha atingiram R$ 544 milhões. Já em cinco anos e três meses do governo Cabral esse número chega a quase R$ 1,5 bilhão.
Todos esses dados são do SIAFEM portanto são oficiais., incontestáveis.
Embora a tropa liderada por Leonardo Picciani e Vaccarezza tenha comemorado a não convocação de Cabral por ora, podem ter certeza que ele não vai escapar da CPI.

Lutador de Búzios viaja para disputar campeonato nos EUA

O Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu, Igor Rodrigues, o Baixinho, viajou ontem (qunta-feira)  para disputar em Los Angeles, Estados Unidos, o Campeonato Mundial. Dos quatro dias de disputas, Baixinho luta em dois, nas categorias faixa preta e peso galo (até 57,500 kg).

Em Araruama, caminhada contra a pedofilia movimenta o centro da cidade

O céu nublado e a constante ameaça de chuva não atrapalharam a caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil, realizada hoje, nas ruas do Centro de Araruama. A princípio, ela seria realizada no último dia 18, junto com todas as demais atividades que aconteceram na Praça da Bíblia, mas acabou sendo adiada por causa da chuva.

Presa e torturada no Rio, presidente Dilma receberá

Governador entregará carta para 120 pessoas por abusos sofridos na ditadura militar
A presidente Dilma Rousseff (PT) faz parte da lista de 120 pessoas que receberão cartas com um pedido de desculpas do governador Sérgio Cabral (PMDB) pelos abusos contra os direitos humanos ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985) no Rio. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (4) no estádio Caio Martins, em Niterói, região metropolitana.
 

 

Em Arraial do Cabo, Guarda Marítima realiza quatro apreensões

Equipe tem apoio da ICMBIO e Guarda Municipal
 
Com apoio da ICMBIO e Guarda Municipal, a Guarda Marítima de Arraial do Cabo realizou quatro apreensões entre os dias 26 e 31 de maio.  A equipe da Guarda Marítima fiscaliza não só a pesca com a rede de três malhas, a famosa “feiticeira”, mas todas as ilegalidades praticadas na área extrativista marinha do município. O objetivo é cumprir o plano de utilização da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (RESEX-MAR).

Em Cabo Frio, lista final do Tribunal de Contas não consta nome de Alair Corrêa: Ele está na disputa pela prefeitura municipal


QUERIDOS AMIGOS ELEITORES E CABO-FRIENSES EM GERAL

Com alegria, informo que:
Acaba de ser publicada a lista final do Tribunal de Contas com os nomes dos políticos com contas rejeitadas e que, pela Lei Ficha Limpa, não poderão disputar a eleição de 2012 e, graças a DEUS e aos meus advogados, o meu nome não consta dessa lista, o que me coloca definitivamente na disputa pela Prefeitura de Cabo Frio.
Estou vivo politicamente. Estou limpo juridicamente. Estou legalmente pronto, como sempre acreditei em Deus, por ter sido sempre correto no que faço. Nunca duvidei de minha vitória, apenas fiquei aguardando por um tempo, devido ao cerco de meus adversários que torciam pelo contrário. Agora morreu o sonho de uns poucos e, jubilosamente, renasce vigoroso o meu que é o de ver nossa Cabo Frio forte e bem governada.
Abraços,
Alair Corrêa

Bom dia! O resumo das principais notícias dos jornais desta sexta-feira, 1º de junho.

O Globo

Manchete: Senadores planejam ausência para salvar colega Demóstenes
Parlamentar investigado fica em silêncio na CPI, e sessão termina em briga

Um grupo de senadores se mobiliza para evitar que um movimento articulado nos bastidores da Casa leve à absolvição de Demóstenes Torres (sem partido-GO), investigado por sua ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Para os aliados de Demóstenes, seus delitos são menores do que pareciam, e a estratégia para salvá-lo é faltar à votação em plenário. “Há um movimento subterrâneo para incentivar a ausência”, diz o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O Conselho de Ética da Casa deve decidir pela cassação. No plenário, onde o voto é secreto, a cassação precisa ser apoiada por 41 parlamentares. Na CPI do Cachoeira, ontem, Demóstenes ficou calado, mas a sessão terminou em briga entre os integrantes. O deputado Silvio Costa (PTB-PE) atacou Demóstenes, e o senador Pedro Taques (PDT-MT) reclamou do tom usado com o investigado. Costa reagiu a Taques e chamou Demóstenes de hipócrita. O bate-boca terminou em palavrões. (Págs. 1, 3, 4 e Merval Pereira)

quinta-feira, 31 de maio de 2012

PM morre após ser baleado por engano por policial civil no centro do Rio

Policial foi baleado no braço e barriga após ser confundido com criminoso
O cabo da Polícia Militar Fábio Mourão da Silva, de 37 anos - que foi confundido com um suspeito de extorsão e baleado por policiais civis da Delegacia de Botafogo (10ª DP) – morreu nesta quinta-feira (31), segundo a Polícia Militar. Entretanto, a assessoria da corporação ainda não tem informações sobre a causa da morte e o sepultamento.

Bancos anunciam redução de juros

Medidas do Bradesco e Caixa Econômica foram influenciadas pelo corte de 0,5 ponto na Selic pelo Copom

Novas condições valem a partir da próxima segunda-feira
Novas condições valem a partir da próxima segunda-feira (Alexandre Battibugli)
O Bradesco anunciou nesta quinta-feira um corte de 0,5 ponto porcentual nas taxas de juros das linhas de crédito para pessoa física e jurídica. De acordo com o comunicado, a medida acompanha a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de quarta-feira, que reduziu a taxa básica da economia, a Selic, em 0,50 ponto porcentual, para 8,5% ao ano. As novas condições valem a partir da próxima segunda-feira

Em Teresópolis, criança de 4 anos morre ao pular do terceiro andar de um prédio

Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos
Uma criança de apenas 4 anos de idade morreu na quarta-feira (30) ao pular do terceiro andar do prédio onde morava em Teresópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Veja o vídeo abaixo.

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais desta quinta-feira, 31 de maio.

O Globo
Manchete: CPI dá passo à frente e convoca governadores do PSDB e do PT
Convocação de Cabral é rejeitada; comissão quebra sigilo de Demóstenes

A CPI que investiga a relação do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários convocou para depor os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Perillo terá de explicar a venda de uma casa pela qual teria recebido cheques de pessoas ligadas a Cachoeira, e Agnelo será chamado a falar sobre conversas em que ex-servidores do governo discutem contratos públicos com integrantes da quadrilha. Foi rejeitada a convocação do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). A convocação de Agnelo surpreendeu o PT. A CPI quebrou o sigilo bancário, fiscal e telefônico do senador Demóstenes Torres (sem partido - GO) e de mais 18 empresas ligadas ao grupo de Cachoeira. (Págs. 1 e 3 a 9)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Disque-Denúncia oferece R$ 1.000 por pistas do suspeito de matar cinegrafista de TV

Erisson Souza, o Xaropinho, faz parte do tráfico em Antares, segundo a polícia
Divulgação: Disque-Denúncia
xarope
Erisson de Souza é suspeito pela morte de Gelson

O Disque-Denúncia oferece R$ 1.000 por pistas que levem a Erisson Lopes de Souza, o Xaropinho, suspeito de assassinar o cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos, no dia 6 de novembro de 2011, durante operação do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) na comunidade de Antares, zona oeste do Rio.
Domingos foi atingido no peito, chegou a ser levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Cesarão, em Santa Cruz, também na zona oeste, mas não resistiu ao ferimento. Por volta das 10h, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, informou que o cinegrafista chegou morto à unidade de saúde.
Na ocasião, o primeiro policial que socorreu o cinegrafista disse que conseguiu desviar do tiro.
O tiro era para mim, mas consegui desviar. Quando olhei para trás vi o cinegrafista caído.
Domingos teve passagens pela Rede Record e pela TV Brasil.
Assista ao vídeo:

Descida da serra de Petrópolis será revertida na madrugada de quinta-feira

Quatro carretas de grande porte utilizarão a rodovia a partir da 0h
A pista de descida da serra de Petrópolis (BR-040) será revertida temporariamente na madrugada desta quinta-feira (31) entre os km 80 e km 104 devido ao tráfego de quatro carretas de grande porte que utilizarão a rodovia a partir da 0h.

Procurador-geral de Itaboraí é baleado na porta de casa

Ele teria sido atacado por quatro homens durante suposta tentativa de assalto
O procurador-geral da cidade de Itaboraí, Paulo André de Toledo, foi baleado durante uma suposta tentativa de assalto, em frente à casa onde mora, no bairro Sossego, em Itaboraí, região metropolitana do Rio.

Novo código penal pode aumentar punição para maus tratos contra animais


Proposta é de pena de um a quatro anos; se animal morrer, tempo aumenta.
Texto com mudanças no Código Penal precisa ser votado no Congresso.
A comissão de juristas responsável por elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou, na sexta-feira (25), aumento de pena para abuso ou maus- tratos a animais domésticos ou silvestres, nativos ou exóticos.
Atualmente, segundo a Lei 9.605, de 1998, a pena para este crime é de três meses a um ano e multa. Caso a proposta dos juristas seja sancionada, a pessoa que praticar este crime pode ser condenada de um a quatro anos de prisão e multa.

Globo investe contra Lula no Twitter

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:
Ontem ocorreu um fato espantoso que explica bem por que a grande imprensa brasileira é chamada de PIG – sigla que significa “Partido da Imprensa Golpista”, uma sigla cunhada pelo deputado federal pelo PT de Pernambuco Fernando Ferro que se popularizou sobremaneira na internet.
A dita “mídia” é chamada de partido por boas razões. Uma delas é a de que tem militância exatamente como um partido. Centenas de pessoas defendem ferozmente as ações de Globo, Folha de São Paulo, Veja e Estado de São Paulo contra o Partido dos Trabalhadores e o governo federal.

Detran-RJ vistoria 48 municípios em junho

O DETRAN visitará 48 municípios do estado no mês de junho, oferecendo serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, entre outros. Nos municípios de Quatis, Mangaratiba, Pinheiral, Porto Real, Paraty, Guapimirim, Piraí, Duas Barras, Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá e Rio das Ostras, os documentos dos veículos são emitidos no local da vistoria.

Deputado quer que CPI questione Lula sobre cerco ao STF

Democrata Onyx Lorenzoni encaminhou à comissão uma lista de perguntas para o ex-presidente, em que pede explicações sobre conversa com Mendes

Laryssa BorgesComissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista se reúne para ouvir o depoimento de Carlinhos Cachoeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista se reúne para ouvir o depoimento de Carlinhos Cachoeira (Lia de Paula/Agência Senado)

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) encaminhou à CPI do Cachoeira uma lista de perguntas a serem enviadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele explique as investidas junto a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para atrasar o julgamento dos 38 réus do esquema do mensalão, o maior escândalo político do governo petista.

Conheça o Scamander, o carro-anfíbio mais moderno do planeta

Batizado com nome de deus grego dos rios, veículo impressiona pela aparência arrojada

por Redação Galileu
Editora Globo
O Scamander em plena atividade: ele só não voa //Crédito: Reprodução
 O que você está vendo aí em cima não saiu do próximo filme do Batman. Mas bem que poderia. O Scamander é o que há de mais moderno em termos de carro anfíbio e vem impressionando muito especialista por aí.
O veículo anda (muito bem) na estrada, chegando a mais de 190km/h, é um excelente off-road, com um desempenho parecido com o de jipes em terrenos não pavimentados, e ainda faz as vezes de barco, atingindo uma velocidade de 6 nós, ou pouco mais de 11 km/h no rio ou no mar. Para conseguir a proeza de navegar, os engenheiros adaptaram um propulsor de jetski na parte de trás do carro.
Idealizador do Scamander, Peter Wheeler tinha como meta de vida a construção de um meio de transporte tão versátil que pudesse ser usado em suas três grandes paixões: atirar, navegar e pilotar. Infelizmente, em junho de 2009, aos 65 anos, Peter não resistiu aos avanços de um tumor e faleceu. Sua mulher, então, resolveu levar o sonho do marido adiante e, juntamente com uma equipe de engenharia mecânica, desembolsou 600 mil reais para finalizar o protótipo. Seu objetivo agora é fazer com que o carro seja comercializado.
Ficou curioso? No vídeo abaixo você flagra o Scamander passeando pelos mais diferentes terrenos. É só dar o play e ver com os próprios olhos:

Via Neatorama 

Com Wagner Moura, Legião Urbana faz show em São Paulo

O tributo à banda brasiliense, que completa 30 anos de criação em 2012, foi realizado pela MTV Brasil na terça-feira e trouxe o ator como vocalista
Raissa Pascoal
Wagner Moura durante tributo à Legião Urbana, no Espaço das Américas, na zona oeste da capital paulista, nesta terça-feira
O repertório era repleto de sucessos, a plateia estava em êxtase desde o primeiro acorde, Wagner Moura é carismático e Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos tocaram bem. Mesmo assim, o tributo à Legião Urbana, realizado na noite desta terça-feira, em São Paulo, provou que, sem Renato Russo, algo sempre vai faltar.

SUS poderá oferecer entorpecentes para doentes de câncer com dor intensa

Está pronto para inclusão na pauta do Plenário o Projeto de Lei 3887/97, do Senado, que prevê o fornecimento de analgésicos, entorpecentes ou substâncias correlatas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para os pacientes com câncer acometidos por dor intensa e constante.
Esse projeto integra a lista de propostas prioritárias entregue pelo presidente da Câmara, Marco Maia, aos líderes partidários.

Cantora Alcione terá que indenizar em R$ 10 mil herdeiro de Cartola

Em entrevista a uma rádio, Alcione chamou o filho adotivo do sambista de "mau caráter" 
Divulgação
CANTORA_ALCIONE
Alcione ofendeu o herdeiro de Cartola durante uma entrevista a uma rádio do Rio

 
A Justiça do Rio condenou a cantora Alcione a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao filho adotivo de Cartola. Ronaldo Silva de Oliveira, herdeiro dos direitos autorais do sambista, entrou com uma ação contra a artista depois que ela o chamou de “mau caráter” durante uma entrevista em uma rádio do Rio.
De acordo com o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), o episódio ocorreu durante a comemoração do centenário de Cartola em 2008.

Bom dia! O resumo das principais notícias dos jornais desta quarta-feira, 30 de maio.

O Globo

Manchete: A guerra do mensalão - 'Brasil não é a Venezuela, onde Chávez prende juiz’
Ministro Gilmar Mendes diz que pressão sobre o STF é coisa de gângster

Num clima acirrado pela iminência do julgamento do mensalão, o ministro Gilmar Mendes, do STF, afirmou que existe uma tentativa de controlar e enfraquecer a Corte. Ao GLOBO, disse: “O Brasil não é a Venezuela de Chávez; ele mandou até prender juiz.” Para Gilmar, o objetivo é atingir a independência do STF: “O intuito, obviamente -, é afetar a própria instituição, trazê-la para a vala comum.” Repetiu que o ex-presidente Lula o pressionou a adiar o julgamento e o acusou de centralizar a divulgação de informações falsas contra ele, numa manobra que associou a gângsteres. O PT conclamou a militância a defender Lula, que não se pronunciou. A oposição quer o ex-presidente na CPI. A Procuradoria Geral mandou para o MP do DF o pedido de investigação sobre Lula. (Págs. 1 e 3 a 9)

Fotolegenda: Não vale o que está dito

terça-feira, 29 de maio de 2012

Justiça condena deputada acusada de ficar com dinheiro de salário de assessores

Inês Pandeló (PT) ficaria com 68% da verba do gabinete, diz denúncia
A Justiça condenou a deputada estadual Inês Pandeló (PT) por improbidade administrativa. Ela foi acusada em uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público Estadual, de ficar com 68% da verba destinada a seus assessores. A suposta atitude da deputada fere a Constituição, segundo a Promotoria. A decisão é de 22 de maio, mas foi divulgada nesta terça-feira (29).
De acordo com a sentença, a deputada passa a ter seus direitos políticos suspensos por cinco anos e terá de devolver o dinheiro.

Búzios ganhará dois portais de entrada

Maquete do projeto
A prefeitura de Búzios já começou a construção do primeiro, em Baía Formosa, limite dos municípios de Cabo Frio e Búzios. A estimativa é que o local fique pronto até agosto deste ano. Já as obras do segundo pórtico, na entrada do bairro da Rasa, principal entrada da cidade, deverão começar após o término do outro portal.

Jorge Vercillo se apresenta neste domingo em Maricá após turnê na Europa

Depois de sua estreia em turnês internacionais pela Europa, quando fez shows em cidades como Londres, Lisboa, Porto, Genebra e Paris, o cantor Jorge Vercillo sobe ao palco  em Maricá neste domingo (03) em Maricá prometendo surpreender. Será a primeira apresentação gratuita, na Praça Orlando de Barros Pimentel, após esse tour. O show está marcado para às 21h, com abertura dos músicos maricaenses Dalva Alves e Ronaldo Valentim.

Classiflorados

Vendo
Terreno em José Gonçalves – Búzios, sito à Estr Jose Gonçalves, 535 – frente com 16,50m, ao lado do Mercado do Mineiro.
Valor R$ 70 mil
Enviar email para
tflorajornalista@gmail.com

Em Araruama, inscrição aberta para o tapete de sal

Termina no próximo dia 6 a inscrição para a tradicional confecção dos tapetes de sal em Araruama. Com os temas “Fraternidade e Saúde Pública, Jornada Mundial da Juventude, Ano da Fé e temas sócio culturais e ambientais ligados à Rio + 20, a atividade é aberta à participação de toda a comunidade, e os interessados devem procurar a Secretaria de Turismo de Araruama (Parque Hotel, no Centro), de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.
- A inscrição é gratuita, mas pedimos que todos colaborem doando um quilo de alimento não perecível – informou o secretário de Turismo, Mauri de Lanes, lembrando que o regulamento também está à disposição da população, tando na secretaria como na matriz de São Sebastião.

Em São Pedro da Aldeia, concerto de música clássica

Com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo realizou, na noite desta sexta-feira (25), um concerto de música clássica na Praça Agenor Santos, conhecida como Praça da Matriz. O evento contou com a participação da pianista Noemi Grarios, dos Jovens Pianistas Aldeenses, do coral Leitura das Vozes, da Biblioteca e dos alunos da oficina de música do Colégio Disneylândia. Ao todo, 17 estudantes, com idades entre sete e 13 anos, se apresentaram ao piano e no canto coral. No repertório estavam grandes nomes da música clássica como Beethoven, Bach, Mozart e Chopin, além de músicas nacionais. Mais de 50 pessoas prestigiaram o espetáculo.

Bom dia! O resumo das principais notícias dos jornais desta terça-feira, 29 de maio.

O Globo
Manchete: Guerra de versões entre Lula e Gilmar desafia CPI e Supremo
Ex-presidente nega pressão por mensalão; oposição pede que PGR investigue

Às vésperas do julgamento do mensalão e diante de uma CPI que apura o envolvimento de políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, uma guerra de versões entre o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes acirrou ânimos entre governo e oposição. Pressionado pela OAB e por ministros do STF, Lula negou ter sugerido a Gilmar que adiasse o julgamento do mensalão: “Meu sentimento é de indignação.” Já Gilmar repetiu que, num encontro presenciado pelo ex-ministro Nelson Jobim, Lula lhe sugeriu que não seria conveniente julgar o caso num ano eleitoral. E deu a entender que, por controlar a CPI, poderia facilitar a vida do ministro caso a investigação chegasse a ele. A oposição protocolou requerimento na Procuradoria Geral da República para apurar se Lula incorreu em crimes de corrupção ativa, coação e tráfico de influência. (Págs. 1, 3 a 9 e Merval Pereira)

CPI decidirá hoje sobre governadores
A CPI do Cachoeira deverá votar se convoca os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). A tendência é que Perillo tenha de explicar a venda de uma casa, e Cabral, liberado de falar sobre a amizade com Fernando Cavendish, da Delta. Será votada a quebra de sigilo da empreiteira. O senador Demóstenes Torres falará no Conselho de Ética. (Págs. 1 e 10)
‘Notáveis’ aprovam plantio de maconha
A comissão de juristas que discutem mudanças no Código Penal aprovou proposta que descriminaliza porte e plantio de drogas para uso pessoal. O consumo em locais públicos frequentados por crianças e adolescentes permanece como crime. A mudança será analisada na Câmara e no Senado. Outra proposta é criminalizar o bullying. Na área eleitoral, a comissão aumenta a pena para a compra de votos, mas propõe que a propaganda de boca de urna deixe de ser crime e vire infração. (Págs. 1 e 13)
No mesmo dia, Dilma libera e proíbe eucalipto
Medida Provisória editada ontem sobre o Código Florestal causou controvérsia ao permitir o plantio de árvores exóticas, inclusive eucaliptos e pinheiros, para recompor áreas degradadas — o que contradiz a convenção da ONU sobre biodiversidade da qual o Brasil é signatário. Mas, às vésperas da Rio+20, o governo recuou: o uso de plantas exóticas ficará restrito a árvores frutíferas e a pequenas propriedades. (Págs. 1 e 12)
Tropas da Rio+20 nas ruas segunda
O esquema de segurança da Rio+20 poderá ser visto nas ruas na próxima segunda-feira. Serão 15 mil homens, 8 mil das Forças Armadas e 7 mil das polícias, além de 32 helicópteros militares. Haverá cinco centros de monitoramento e controle, sendo que só num deles, cibernético, foram investidos R$ 20 milhões em tecnologia contra ataques de hackers. (Págs. 1 e 14)
Fotolegenda: Nos trilhos do ‘trem-tatu’
Dezenas de vendedores oferecem, por R$ 5, quentinhas com tatu e peixes da Amazônia aos passageiros do trem Parauapebas (PA) - São Luís (MA), a maior linha do país, como mostra o terceiro dia da série “O Brasil que não viaja de avião”. (Págs. 1 e 25)
Irã admite ajuda militar a regime sírio
Um dos líderes da unidade de elite da Guarda Revolucionária iraniana admitiu pela primeira vez a ajuda militar do país ao regime do ditador sírio. Ontem, 40 pessoas morreram em mais um massacre na cidade de Hama. (Págs. 1 e 28)
Terra: Árvores crescem menos e floresta perde a diversidade nas áreas remanescentes da Mata Atlântica nordestina (Págs. 1 e Terra)


------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Lula rebate Mendes, que reafirma pressão no STF
Ex-presidente se diz indignado, e ministro declara que percebeu ‘insinuação’

O ex-presidente Lula contestou a versão do ministro do Supremo Gilmar Mendes de que ele tentou pressionar pelo adiamento do julgamento do mensalão. O petista se disse indignado — Mendes, porém, reafirmou a tentativa de interferência.

A assessoria de Lula admitiu ter havido a reunião no escritório de Nelson Jobim, mas disse que o relato de Mendes é inverídico. Segundo o ministro, o petista citou várias vezes o assunto da CPI. “Percebi que havia um tipo de insinuação.” (Págs. 1, Poder A4 e Ilustrada E2)

"Eu percebi que havia um tipo de insinuação
Gilmar Mendes

"O sentimento é de indignação. Indiquei 8 ministros e nenhum pode registrar pressão
Lula

Eliane Cantanhêde

Seria cara de pau dizer que encontro foi coincidência. (Págs. 1 e Opinião A2)

Jânio de Freitas

Escolha entre duas versões se dá por mera preferência. (Págs. 1 e Poder A8)

Opinião: M. Thomaz Bastos
Advocacia é ser a voz dos direitos legais do acusado

Fora os canibais da honra alheia, gente que parece bem-intencionada questiona o fato de eu ter me incumbido da defesa de Cachoeira. O fascinante da advocacia é o desafio de enfrentar o Estado e ser a voz dos direitos legais do acusado. (Págs. 1 e Opinião A3)

Comissão quer que plantio de droga deixe de ser crime
Juristas que elaboram o novo Código Penal propõem que deixe de ser crime plantar, comprar, guardar ou portar qualquer tipo de droga para uso próprio. Quem estiver com o equivalente a cinco dias de consumo será considerado usuário. Eles querem que seja crime o uso de drogas perto de crianças e adolescentes. (Págs. 1 e Cotidiano C4)
Risco-país da Espanha atinge recorde histórico
Incertezas no setor bancário da Espanha, sobretudo em relação ao resgate do seu terceiro maior banco, fizeram o risco-país atingir 511 pontos, recorde desde a criação do euro. O índice supera o que a Grécia tinha ao recorrer ao primeiro empréstimo. A Bolsa de Madri fechou no menor patamar desde 2003. (Págs. 1 e Mundo A11)
Fotolegenda: Trem sem dono
Carcaça de vagão em pátio da CPTM em Osasco; estatal paulista diz que trens pertencem à União, que alega que nem todos são seus. (Págs. 1 e Cotidiano C8)
Concorrência leva Sem Parar a reduzir preço e cancelar taxa (Págs. 1 e Cotidiano C8)


Editoriais
Leia “Lula contra Gilmar”, a respeito de encontro do ex-presidente com o ministro do STF, e “Exuberância irracional”, acerca de bancos públicos. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Oposição pede investigação e Lula diz estar ‘indignado’
Ex-presidente é acusado de propor acordo a Gilmar Mendes para adiar julgamento do mensalão

A oposição pediu ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, providências para investigar o ex-presidente Lula, acusado de oferecer blindagem na CPI do Cachoeira ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em troca de acordo para adiar o julgamento do mensalão. Em nota, Lula se disse “indignado” com as acusações de Gilmar Mendes. Em representação criminal, líderes de PSDB, DEM, PPS e PSOL sustentam haver indícios de que o petista praticou corrupção ativa, tráfico de influência e coação no curso de processo judicial, nacional. (Págs. 1 e Nacional A4)

Demóstenes temia flagra

Escutas da PF mostram Demóstenes Torres preocupado em ocultar relação com a Delta. (Págs. 1 e Nacional A8)

Comissão quer descriminalizar drogas para uso pessoal
A comissão de juristas que discute mudanças no Código Penal propôs descriminalizar o porte de drogas para consumo próprio. Atualmente, a conduta é considerada crime, mas sujeita a penas alternativas. O usuário, no entanto, poderá responder a processo caso consuma “ostensivamente” substância entorpecente em locais públicos ou de concentração de crianças e adolescentes. O cultivo para consumo próprio também não será criminalizado. O colegiado tem até o fim de junho para apresentar proposta de reforma do Código Penal ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). (Págs. 1 e Cidades C1)

Bullying vira crime

As propostas para criminalizar a prática de bullying e de perseguição também foram aprovadas pela comissão de juristas. (Págs. 1 e Cidades C1)

Estoque cresce pelo 3º mês consecutivo
O número de setores com excesso de estoque na indústria cresceu pelo terceiro mês seguido e chegou a 6 de 14 pesquisados, entre abril e maio, mostra pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Entre janeiro e fevereiro, eram três. Ontem, pela primeira vez, o mercado admitiu crescimento abaixo de 3% para 2012, segundo pesquisa Focus, do BC. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)
Annan faz apelo a sírios após massacre
O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, mediador da crise na Síria, chegou a Damasco para tentar impedir o fracasso de seu plano de paz, dois dias após o massacre de 108 pessoas - incluindo 49 crianças. Annan evitou colocar toda a culpa pela violência no ditador Bashar Assad e exortou os sírios a negociar. (Págs. 1 e Internacional A11)
Novo código é retrocesso, dizem ambientalistas
O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne 163 entidades, classificou como “retrocesso ambiental” a sanção do novo Código Florestal, com 12 vetos, e a edição de uma Medida Provisória. Para o comitê, a nova legislação assinada pela presidente Dilma Rousseff promove anistia a desmatadores e reduz as áreas de proteção ambiental. (Págs. 1 e Vida A16)

André Lima
Consultor da SOS Mata Atlântica

“Anistia não é só de multa, mas também fazer uma compensação menor”

Ypióca é vendida ao dono do Johnny Walker (Págs. 1 e Economia B13)


Cai preço do sistema de pagamento Sem Parar (Págs. 1 e Cidades C5)


Dora Kramer
Criação coletiva

Lula está investido no figurino do personagem autorizado a desrespeitar tudo e todos no cumprimento de suas vontades. (Págs. 1 e Nacional A8)

José Paulo Kupfer
Abraço de urso

É inevitável que as perspectivas de concretização de um abraço de urso em escala global conduzam a uma etapa de profunda aversão ao risco. (Págs. 1 e Economia B6)

Notas & Informações
Suprema indecência

O encontro do ministro Gilmar Mendes com o ex-presidente Lula foi um erro das duas partes. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Governo divulga salários em junho e divide Esplanada
A polêmica tomou conta de Brasília. Sindicatos prometem ir à Justiça contra a decisão do governo de anunciar quanto ganha cada um dos 708 mil funcionários do Executivo

Portaria do Ministério do Planejamento detalha: a divulgação será nome a nome, a partir do mês que vem, no Portal da Transparência. Pela regra, não serão publicados contracheques, apenas o valor bruto, incluindo auxílios, ajudas de custo, jetons e quaisquer outras vantagens em dinheiro. A medida é em cumprimento à Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no dia 16 deste mês. Nos próximos dias, o Legislativo e o Judiciário também devem decidir como informarão os rendimentos de seus funcionários. Sindicatos que representam os servidores classificam a abertura dos salários à consulta pública como invasão de privacidade. (Págs. 1, 2 e 3)

Código Penal: Usar drogas pode deixar de ser crime no Brasil
A proposta é de juristas que elaboram, a pedido do Senado, a nova legislação penal. Ficaria a cargo da Anvisa decidir a quantia de entorpecente liberada para uso pessoal. Faltou definir de quem as drogas serão compradas. (Págs. 1 e 8)
A armação de Brunelli
Preso sob acusação de comandar um esquema de corrupção, o ex-distrital apresentou projeto em 2005 transformando a associação usada para aplicação do golpe numa entidade de utilidade pública. (Págs. 1, 21 e 22)
Cachoeira: CPI se decide sobre a Delta
Comissão vota hoje se quebra sigilo da construtora no país. Medida é essencial para aprofundar investigações, mas setores do PT são contra. (Págs. 1, 5 e 6)
Mensalão: Lula nega chantagem
Ex-presidente se diz indignado e nega ter pedido a Gilmar Mendes para que julgamento no STF fosse adiado. Ministro reafirma denúncia. (Págs. 1 e 4)
Dono do uísque Johnnie Walker compra a Ypióca (Págs. 1 e 13)


Trabalho: STJ manda concursado substituir terceirizado
Decisão da Justiça determina que uma professora do Maranhão, mesmo aprovada fora do número de vagas previsto no edital, tome posse no cargo. Na avaliação do tribunal, os selecionados em certames devem ser chamados caso comissionados estejam exercendo a função. (Págs. 1 e 12)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Fabricantes de caminhões cortam produção e jornada
Diante da queda livre nas vendas de caminhões e ônibus, as montadoras e empresas de autopeças estão buscando reduzir a produção e, por enquanto, preservar empregos. A fabricante de motores diesel MWM International recorreu a um expediente já usado no primeiro trimestre de 2009, um período difícil para o setor, logo após a economia brasileira sentir o impacto da crise financeira de 2008. Ela decidiu reduzir a jornada de trabalho e os salários de 3,9 mil funcionários administrativos e das linhas de produção de Canoas (RS) e São Paulo. A medida, objeto de acordo com os sindicatos dos metalúrgicos, vale para junho, julho e agosto e poupa a demissão de cerca de 900 trabalhadores.

A Mercedes-Benz anuncia hoje novas medidas para ajustar sua produção em São Bernardo do Campo. Além de adotar semana curta — quatro dias úteis —, a montadora já concedeu férias coletivas de dez dias em abril, colocou 480 operários em licença remunerada e parou a produção na semana passada. A Scania chegou a interromper a fabricação por quatro vezes entre abril e maio, e agora negocia novas paradas. A Volvo planeja usar o banco de horas de 1,3 mil empregados a partir do fim do mês. (Págs. 1 e B1)

Novo Cade vai analisar oferta de ação
Em sua primeira sessão sob o regimento da Lei nº 12.529, o novo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve estipular novidades para o mercado. Além de discutirem a redação de resoluções que tratarão de seu regulamento interno e das informações necessárias a serem prestadas pelas companhias nos atos de concentração, os conselheiros do órgão devem debater em que casos os fundos de investimentos terão de comunicar ao órgão as compras realizadas, assim como as situações relativas à aquisição de participação minoritária que não seja no âmbito de oferta pública. Outros dois pontos que devem ser debatidos são os procedimentos para a oferta pública de ações e os contratos associativos entre empresas. (Págs. 1 e A4)
Com Ypióca, Diageo mira baixa renda
Quando Paulo Campos Telles, neto do fundador da Ypióca, assumiu a empresa na década de 40, seu sonho era dar à cachaça o status de “uísque nacional”. Ontem, a maior fabricante mundial da bebida, a inglesa Diageo, pagou R$ 900 milhões para se tomar dona da marca. Com ela, a Diageo avança no segmento mais popular no Brasil. Até agora, seu produto mais barato era a vodca Smirnoff, cuja garrafa custa cerca de R$ 20. Já a Ypióca pode ser encontrada a R$ 8. Além da marca, a Diageo comprou um das fábricas (de Paraipaba, no Ceará) e uma unidade de envase em Fortaleza. A família Telles, que fundou a empresa em 1846, manteve quatro fábricas e passa a fornecer cachaça à Diageo. (Págs. 1 e B5)
Fotolegenda: Lance aéreo
Os números da fusão entre Azul e Trip, que cria a terceira maior empresa aérea do país, com 14% do mercado, não impressionam David Neeleman, fundador da Azul. "Quem se preocupa com participação de mercado é quem está perdendo muito dinheiro. Nós estamos aqui para ganhar”. (Págs. 1 e B4)
Veterana na bolsa, Dimed segue voo solo
A Dimed, empresa gaúcha do setor farmacêutico que em 2011 teve receita líquida de R$ 1,3 bilhão, está na contramão de muitas empresas que se aventuram no mercado acionário. Listada na bolsa há 35 dos 38 anos de vida, não planeja fazer, tão cedo, oferta de ações nem comprar concorrentes. No ano passado, recusou oferta de compra da BR Pharma, rede de farmácias do BTG Pactual.

Dona da maior rede de drogarias da Região Sul — a Panvel, com 290 lojas — a Dimed vê na informalidade do setor um obstáculo à concentração. Nos EUA, diz o presidente da empresa, Júlio Mottin Neto, as cinco maiores redes respondem por 80% do mercado, enquanto no Brasil as cinco maiores têm 20%. “O setor ainda tem muita informalidade. Há redes com passivos tributários e trabalhistas que não justificam os preços pedidos pelos donos”. (Págs. 1 e B4)

As espantosas contas pelo uso do celular no exterior
Falar ao telefone e navegar na internet tornaram-se hábitos tão corriqueiros que pouca gente percebe que eles podem se tornar um risco para o bolso em viagens ao exterior. Não faltam casos de pessoas que são surpreendidas por contas de telefone altíssimas depois de retornar a seus países de origem. O Brasil não é exceção.

Karina Madureira, por exemplo, foi para a Itália em viagem de trabalho. No tempo que sobrava entre os compromissos, acessava e-mails pelo smartphone. E só usou o celular para isso. Não ligou para ninguém no Brasil, nem navegou na internet. Ela levou um susto poucos dias depois de retornar ao Brasil. A conta que recebeu era de R$ 5 mil. (Págs. 1 e D8)

Lenovo escolhe o Brasil para acelerar crescimento (Págs. 1 e B10)


País tem recorde de R$ 1,5 tri em obras de infraestrutura (Págs. 1 e Valor Setorial)


Anatel mantém regras da 4G
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não cedeu à pressão das operadoras por mudanças no edital de licitação das frequências para a tecnologia de quarta geração (4G). Os leilões estão marcados para 12 de junho. (Págs. 1 e B2)
RBS entra na Wine
A holding digital do grupo RBS adquiriu uma participação minoritária na Wine, empresa de comércio eletrônico especializado na venda direta de vinhos. O valor da operação e a participação adquirida não foram divulgados. (Págs. 1 e B3)
Novozymes terá fábricas no país
A companhia dinamarquesa Novozymes vai construir pelo menos duas fábricas de enzimas para a produção de biocombustíveis de segunda geração no Brasil. A primeira delas será erguida em Alagoas e deverá entrar em operação em 2013. (Págs. 1 e B7)
Negócios Sustentáveis
Desperdícios e ligações clandestinas consomem 38,8% da água tratada no Brasil, um dos maiores desafios à sustentabilidade no país. “Usamos nosso poder de mobilização com os fornecedores para que os processos se tomem mais eficientes”, diz Beatriz Dias de Sá, do Walmart. (Págs. 1 e Caderno especial)
Marfrig amplia abates
Com o aumento da oferta de gado no país, o Marfrig iniciou o plano de reabertura de três unidades de abate — em Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará — que vão ampliar sua capacidade em mais de 10% ainda neste trimestre. (Págs. 1 e B14)
Captação doméstica ganha força
Com as captações externas paradas devido ao agravamento da crise europeia, a oferta local de títulos de dívida está a todo vapor. Ainda neste semestre deverão ir a mercado R$ 13 bilhões, mas concentrados em empresas de primeira linha. (Págs. 1 e C1)
Crédito Imobiliário
Escalada de preços e renda insuficiente impedem aquisição da casa própria pela maioria da população brasileira, em especial nas metrópoles. “O déficit é tal que, mesmo que os governos queiram resolver o problema só com recursos públicos, seria impossível”, diz Cesar Bouillon, do BID. (Págs. 1 e Caderno especial)
Ideias
Delfim Netto

A crise foi construída pela desmontagem da regulação financeira e a péssima política monetária dos Bancos Centrais. (Págs. 1 e A2)

Ideias
Bresser-Pereira e Nelson Marconi

Com câmbio apreciado e juro real alto, mercado interno foi entregue às importações e a indústria brasileira entrou em crise. (Págs. 1 e A15)

Camil e Cosan unem-se à Gávea
A Camil, a maior beneficiadora de arroz e feijão da América Latina, a Cosan Alimentos, dona das marcas de açúcar União e da Barra, e a Gávea Investimentos anunciam hoje associação para criar uma nova companhia, com valor de mercado de R$ 3 bilhões. (Págs.1 e B14)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Café com leite de Minas garantido
Vetos de Dilma ao Código Florestal preservam principais atividades agropecuárias do estado

Intervenções da presidente na nova legislação mantêm a permissão para o plantio do café nas encostas das montanhas, como é comum no interior afora. Também confirma liberação da pecuária leiteira nos topos de morros. A formatação do código após a canetada presidencial foi positiva na avaliação do setor ruralista do estado. Lideranças lembram que o café é responsável por 50% das exportações agrícolas de Minas. E acrescentam que, caso permanecesse a proibição de pastagens no alto dos morros, a produção leiteira seria inviabilizada em várias regiões, como a Zona da Mata. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) vai esperar uma posição da confederação nacional para se manifestar. (Págs. 1 e 3)

Fotolegenda: Museu Liberdade
Óculos especiais permitirão ao visitante ver imagens tridimensionais de personagens da história política de Minas, como João Pinheiro, JK e Tancredo Neves, e ouvir passagens marcantes de seus mandatos. É a nova destinação do Palácio da Liberdade, com sua elegante decoração neoclássica, que será aberto ao público em dezembro. (Págs. 1 e 6)
Trânsito que mata
Dados do Sistema Único de Saúde mostram que as internações por acidentes de trânsito em BH cresceram 54% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011, pulando de 922 para 1.421. Foi a segunda maior alta entre as capitais do país, atrás de Boa Vista (76%). O maior número de vítimas é de motociclistas, que subiu de 419 para 751 internações (79,2% a mais), seguido pelo de pedestres, cuja variação foi de 206 para 305 (48%). Do total de internados, 62 morreram, dos quais 24 estavam em motos, 16 andavam a pé e outros 22 trafegavam em carros e outros veículos. Ontem, batida de carro com caminhão matou uma pessoa na BR-040, em Nova Lima. (Págs. 1 e 19)
Drogas: Descriminalização do porte para uso avança
Comissão que prepara mudanças no Código Penal aprovou a liberação de drogas para consumo pessoal. (Págs. 1 e 7)
Quem vai pagar pelos prejuízos no Expominas? (Págs. 1 e 21)


14º e 15º: Fim da verba do paletó será por unanimidade (Págs. 1 e 5)


Pesquisa do BC: Mercado prevê PIB abaixo de 3% pela primeira vez (Págs. 1 e 11)


Justiça Militar: Decretada a prisão de PM acusado de estuprar grávida (Págs. 1 e 22)


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Cinco mil empregos em risco no estaleiro
Suspensão dos contratos de 16 navios do Estaleiro Atlântico Sul preocupa Sindicato dos Metalúrgicos. Mercado teme que a decisão da Transpetro influencie outro cliente. (Págs. 1, Economia 2 e 4)
Motins na Funase e no Aníbal
Rebelião em Abreu e Lima deixa menor e agente ferido. Falta d’água tumultua o presídio. (Págs. 1, Capa Dois e Cidades 1)
Oposição quer processo contra Lula
Partidos protocolam pedido de ação criminal após suposta pressão do ex-presidente sobre ministro do STF. (Págs. 1 e 3)
Comissão sugere descriminalização do uso de drogas
Juristas que discutem mudanças no Código Penal aprovam proposta que descriminaliza o porte e o plantio de drogas para consumo pessoal. (Págs. 1 e 7)
Companhias aéreas Azul e Trip anunciam fusão (Págs. 1 e Economia 1)


Diageo compra a cachaçaria Ypióca por R$ 900 milhões (Págs. 1 e Economia 2)


------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Encontro misterioso - Mendes confirma diálogo; Lula se declara indignado
Ministro do Supremo reafirma que ex-presidente pediu para adiar julgamento, assunto que Jobim nega ter sido tratado. Oposição pede investigação. (Págs. 1, 4 e 5)

"Lula afirmou que não era adequado julgar o mensalão este ano.
Gilmar Mendes, ministro do STF

Eu estava junto, foi no meu escritório, e não houve diálogo nesse sentido."
Nelson Jobim, anfitrião da reunião

Pedágios: Tarso tenta pôr fim a divergências
Governador enquadrou secretários que expuseram críticas ao projeto de criação de estatal. (Págs. 1 e 8)
Fotolegenda: A água que sobrou
Prestes a completar sete meses, a seca suga a água dos gaúchos. Pelo menos 285 mil pessoas enfrentam racionamento diário em sete municípios, entre eles Vacaria. Marcas na ponte e nas margens revelam antigo nível do Rio Pelotas. (Págs. 1, 32 e 33)

------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: Mercado aposta que país terá a menor taxa de juros da história
BRASIL ECONÔMICO ouviu economistas de cinco dos principais bancos brasileiros. Para eles, o Copom cortará a Selic em, no mínimo, 0,5 ponto percentual na reunião de amanhã e levará a taxa nominal a um patamar inédito de 8,5%. (Págs. 1 e 38)
Receita tenta barrar proposta de aduana
Criação de área específica para monitorar o comércio exterior, sugerida pelo Desenvolvimento, provoca reação contrária de outros órgãos do governo, que se mobilizam para evitar que a ideia prospere. (Págs. 1 e 6)
Diageo paga R$ 900 mi e fica coma Ypióca
Dona de marcas como Smirnoff e Johnnie Walker, empresa reforça presença no mercado de cachaça, onde já atua com Nega Fulô. (Págs. 1 e 26)
Guerra “só quando for muito necessária”, promete Obama
Na celebração do Memorial Day, presidente americano comemora fim da campanha no Iraque e diz que é preciso tirar lições da Guerra do Vietnã. (Págs. 1 e 45)
Aviação 1
Juntas, Azul e Trip vão faturar R$ 4 bi, mas a participação de mercado de 15% ainda as deixará longe de Tam e Gol. (Págs. 1 e 24)
Aviação 2
O dono da Passaredo, Felício Filho, diz ao BRASIL ECONÔMICO: “Minha empresa não está à venda.” (Págs. 1 e 25)
EBC Serviços