Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Horário de verão começa à meia-noite deste sábado


O horário de verão começa à meia-noite deste sábado, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e termina no dia 17 de fevereiro de 2013. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

Búzios, pode se tornar a primeira 'Cidade Inteligente' da América Latina

Diversas pesquisas tecnológicas estão sendo realizadas na cidade.
Até junho de 2013, 200 medidores digitais serão instalados nas moradias.
Andreia Constâncio
O município de Armação de Búzios, Região dos Lagos do Rio, está a caminho para se tornar a primeira "Cidade Inteligente" da América Latina, quando o assunto é geração de energia. O balneário está servindo de pesquisas para o uso novas tecnologias e a preocupação não é somente com a questão econômica. Há também a questão ambiental e os resultados dos testes já estão aparecendo.

Cadastro Positivo é regulamentado

Lei disciplina a formação e consulta a banco de dados com informações de consumidores que têm histórico positivo de pagamentos; para Fazenda, regulamentação tem cuidado com proteção ao consumidor
A Lei do Cadastro Positivo, que possibilitará a queda de juros para o consumidor, foi regulamentada na quinta-feira, 18. O Diário Oficial da União de hoje traz o decreto que regulamenta a Lei 12.414. Ela havia sido sancionada em junho de 2011 e dependia de regulamentação. Na prática, o cadastro positivo é um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamentos. A lei estabelece que dados poderão ser usados e de que forma. Contudo, o Conselho Monetário Nacional (CMN) terá ainda que aprovar uma resolução para definir como os bancos vão passar a informação do histórico de crédito para as empresas que fornecem o cadastro positivo.

Em São Pedro da Aldeia, escola ainda tem marcas de chuvas de julho

Sala de informática não é mais usada e a biblioteca está trancada. 
Parte elétrica está comprometida e quando chove, não é possível ligar a luz.
Desde a chuva de granizo, em julho deste ano, a Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho, que educa cerca de 400 alunos, em São Pedro da Aldeia, RJ, passa por problemas de infiltração. Promessas para resolver os problemas foram feitas pela prefeitura, mas até quinta-feira (18) nada foi feito. Essa semana estudantes voltaram a ficar sem aulas por conta da chuva.
Nos dias de sol, nenhum problema é notado. Mas basta a primeira chuva cair que as cinco turmas do andar de cima do prédio precisam ser dispensadas. O telhado está cheio de infiltrações. O RJ Inter TV vem acompanhando a situação da escola há três meses. Para livros e computadores não estragarem, o material está coberto por lona.

Em Macaé, aumento no número de vagas de empregos

A cidade está entre as três do Estado do Rio que mais geraram emprego.
Relatório foi divulgado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

Macaé, Região dos Lagos, está entre as três cidades do estado que tiverem crescimento do número de vagas de emprego em setembro, de acordo com o dados do Caged, Castrado Geral de Empregados e Desempregados.

Repórter da Rede TV morre aos 29 anos vítima de câncer

Redação Comunique-se


Thiago de Angelis, o repórter Linguarudo do TV Fama, faleceu na terça-feira, 16. De acordo com matéria publicada no site da Rede TV, ele estava afastado da televisão há um ano, fazendo tratamento contra um câncer no rim, que também afetou os pulmões e a coluna. Ele ficou internado no Hospital A. C. Camargo, em São Paulo.

Sindicato afirma que jornalista não pode ser tratado como material e cobra explicações do JT

Redação Comunique-se
Após o vazamento de um e-mail entre a equipe do comercial do Jornal da Tarde, que prevê o fim do impresso para o próximo 2 de novembro, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo publicou nota que exige uma negociação com o grupo Estado. O texto afirma que a empresa trata os funcionários com descaso e como se fossem material que pode ser descartado a qualquer momento. "A empresa pisoteia em anos de serviço dedicado ao sucesso da publicação".
jt1710
Futuro do JT ainda é incerto
(Imagem: Reprodução)
Segundo as informações, o Sindicato tenta marcar uma reunião com o grupo Estado desde a semana passada, quando o suposto fim da publicação foi noticiado. Sem sucesso, a entidade protocolou na quarta-feira,  17, um ofício solicitando um "Termo de Compromisso Formal de Intenções". O documento solicita as seguintes medidas: "a manutenção de circulação do JT até 31/12/2012, pelo menos; o compromisso da direção do grupo em comunicar ao SJSP com prazo mínimo de 30 dias de antecedência, caso haja a intenção de efetuar o encerramento de qualquer veículo de comunicação do Grupo Estado de S. Paulo e a abertura de negociações com o SJSP para buscar alternativas que minimizem o impacto de qualquer mudança na empresa".

Em Rio das Ostras, atriz mirim estreia na novela ‘Lado a Lado’, da Globo


Um novo talento que despontou no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura, está pronto a estrear na telinha. A atriz-mirim Eliz David, de 9 anos, estreia em novembro na segunda fase da novela Lado a Lado, da TV Globo.
Aluna da Escola de Dança Helba Nogueira e do Curso de Interpretação para Vídeo e TV, oferecidos no Centro de Formação, Liz já está gravando a novela. A pequena atriz será Melissa, filha de Edgar (Thiago Fragoso) e Catarina (Alessandra Negrini). A garotinha é muito maltratada pela mãe, que a culpa pela decadência da sua carreira de cantora.
O Centro de Formação Artística está cumprindo o seu papel de verdadeira fábrica de talentos. Com apenas 5 anos, Luiz Felipe Mello, que também participou do Curso de Interpretação, está no elenco da próxima novela das 21h, “Salve Jorge”, com estreia prevista para esta segunda-feira, dia 22 de outubro. Luiz Felipe será Júnior, de 5 anos, filho de Morena, protagonista da novela interpretada por Nanda Costa.
Do curso também saíram Luiza Mendes, que atuou na novela “Avenida Brasil”, Felipe Delarue, com participações em comerciais e no programa “A Grande Família”, e Gabriela Pereira, do elenco do longa metragem “O Abismo Prateado”, baseado na música “Olho nos Olhos”, de Chico Buarque, ao lado de Alessandra Negrini e Thiago Martins.

Em Búzios, pesquisadores descobrem formação única de coral

Um grupo de pesquisadores apontou que cinco bancadas destes animais marinhos, encontradas na Orla Bardot, precisam ser preservadas por serem únicas no .... Foto: Divulgação
Um grupo de pesquisadores apontou que cinco bancadas destes animais marinhos, encontradas na Orla Bardot, precisam ser preservadas por serem únicas no mundo
Foto: Divulgação

Em Arraial do Cabo, abertura oficial da campanha 'Se Toca'

Na próxima segunda-feira, dia 22, a Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo realizará a solenidade de Abertura Oficial da campanha Se Toca Arraial do Cabo. Durante a sessão, D. Risoleta Cardoso de Brito será homenageada, representando, assim, todas as mulheres de Arraial.

Em Búzios, Alexia Dechamps é acusada de desacato a autoridade


Atriz se irritou com guarda municipal, que a impediu de entrar na Rua das Pedras por estar com documento vencido
Alexia Deschamps no casamento de Carlos Tufvesson e André Piva (Foto: Felipe Panfili e Felipe Assumpcao/AgNews)
Alexia Dechamps 
(Foto: Felipe Panfili e Felipe Assumpcao/AgNews)
A atriz Alexia Dechamps se envolveu em um bate-boca com a guarda municipal em Búzios, balneário do Rio de Janeiro, e foi encaminhada para a 127ª DP, na cidade, acusada de "desacato a autoridade", informou o colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", na quinta-feira, 18.
Em conversa com o EGO, o delegado Mário Lamblet explicou que o mal-estar aconteceu porque a atriz foi impedida de entrar com o seu carro na Rua das Pedras, na manhã de terça, 13: "Como ela estava com a carteira de acesso vencida, o guarda municipal não liberou a passagem dela. Apenas moradores que têm estabelecimentos na área têm acesso à rua, como é o caso dela, mas a documentação tem que estar regularizada. Ela ficou chateada e disse que aquilo era uma palhaçada. Isso consta como desacato a autoridade."
De acordo com o delegado, Alexia já recorreu à Ordem Pública de Búzios para regularizar a documentação. Procurada pelo EGO, a atriz não quis se manifestar sobre o assunto.

Bom dia! Vamos com as principais notícias e as manchetes dos jornais desta sexta-feira, 19 de outubro.










O administrador Fernando Gouveia é levado pela PM

Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
STF começa com empate a julgar formação de quadrilha
O Globo
Relator condena Dirceu e mais 10. Revisor absolve
Valor Econômico
Desonerações e dólar reanimam exportadores
Correio Braziliense
TST garante direitos a 20 mil terceirizados
Estado de Minas
Indignação
Zero Hora
Ruralistas ameaçam Dilma com retaliação após vetos a código
Brasil Econômico
Pequenas empreiteiras criticam as obras públicas sem licitação
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Tomada por rebeldes, cidade é esmagada por forças do regime sírio
The Washington Post (EUA)
CIA busca mais aviões não tripulados
Clarín (Argentina)
"Os juízes não irão ceder a nenhuma pressão", diz Lorenzetti
O Globo
Manchete: Relator condena Dirceu e mais 10. Revisor absolve
Para eliminar contradição, Lewandowski muda voto já dado em relação a cinco réus de PP e PL
Celso de Mello avalia que dificilmente julgamento acabará na próxima semana com o cálculo das penas, como previsto por Barbosa. Ayres Britto também não conta com essa possibilidade.
O relator do mensalão, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski, voltaram a divergir ontem. Barbosa condenou 11 de 13 réus por formação de quadrilha, com o ex-ministro José Dirceu à frente. Já Lewandowski absolveu todos, entrando em contradição com seu voto de 26 de setembro, quando puniu cinco réus do PP e do antigo PL pelo mesmo crime. Para corrigir, o revisor mudou o voto, provocando empate na situação de dois réus antes condenados: Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas. (Págs. 1, 3 a 6)


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Ronaldo Fenômeno não está sendo pago para participar do 'Medida Certa'", diz Globo

Redação Portal IMPRENSA
Na última quarta-feira (17), a Rede Globo negou que o ex-jogador Ronaldo esteja recebendo R$ 6 milhões para participar do quadro "Medida Certa", exibido aos domingos pelo "Fantástico", informou o portal Terra. A informação foi divulgada na última semana pela coluna "Painel FC", do jornal Folha de S. Paulo.

Na região dos Lagos, PF prende quadrilha de roubo de cargas em Itaboraí


Entre os presos está um dos candidatos mais votados para vereador em Itaboraí

Doze pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, na operação Carga de Pedra. Os investigados integram quadrilha especializada em roubo de cargas em Itaboraí e Região dos Lagos. Entre os detidos há um dos candidatos mais votados para vereador em Itaboraí nas últimas eleições, cujo nome não foi divulgado pela PF. Ainda há um homem foragido que pode ser capturado nas próximas horas  por ser monitorado eletronicamente por tornozeleira.

Fifa aceita ingresso gratuito para indígenas e baixa renda


A Fifa aceitou a proposta do governo brasileiro de oferecer ingressos gratuitos para jogos da Copa do Mundo de 2014 para indígenas e usuários do programa Bolsa Família, informou à Reuters o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Ministro avalia que julgamento do mensalão pode terminar só em novembro


Segundo Celso de Mello, questões pendentes que serão discutidas antes da dosimetria devem atrasar encerramento da análise de acusações sobre o escândalo

Wilson Lima - iG Brasília 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, disse acreditar que o julgamento do mensalão deve terminar apenas no mês de novembro, mesmo após ter sido marcada uma sessão extra na terça-feira para tentar encerrar a análise do caso até a próxima quinta-feira.

Celulares escondidos em bola de futebol são apreendidos em presídio


Bola foi jogada para dentro do Centro de Recuperação de Itaituba, Pará.
Dentro da bola, foram encontrados nove aparelhos de celular.
Dois jovens foram apreendidos após teram jogado uma bola de futebol para dentro do Centro de Recuperação de Itaituba. dentro da bola, foram encontrados nove aparelhos de celular e seis carregadores.

Três brasileiros estão na lista dos mais influentes das artes


O empresário Bernardo Paz, o curador Adriano Pedrosa e a galerista Luisa Strina foram citados no ranking elaborado pela revista britânica 'Art Review'

Bernardo Paz, empresário e colecionador, criador do Instituto Cultural Inhotim
Bernardo Paz, empresário e colecionador, criador do Instituto Cultural Inhotim (Bruno Senna)

Justiça proíbe exibição de novela em comício de Dilma

A Justiça Eleitoral da Bahia deferiu nesta quinta-feira (18/10) liminar em que proíbe a coligação do candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, de exibir o último capítulo da novela "Avenida Brasil", da TV Globo, em um telão durante comício com a presença da presidente Dilma Rousseff na noite desta sexta-feira (19). Ainda não há previsão para julgamento do mérito. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O kit contra o feiticeiro


Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa: 
O Ibope anuncia na quinta-feira (18/10), por meio dos jornais, que a diferença entre os candidatos Fernando Haddad e José Serra na pesquisa de intenção de voto aumentou de 11 para 16 pontos. O candidato petista teria agora 49% e o tucano 33%, o que, para alguns especialistas, cria uma situação difícil de ser revertida.

Campanha ´Outubro Rosa` chega a Macaé


Subsecretaria de Políticas para as Mulheres recebeu iluminação especial.
Orientações sobre a prevenção marcaram o primeiro dia de evento.

Campanha ´Outubro Rosa` chega a Macaé, na Região dos Lagos do Rio (Foto: Malheiros)Campanha ´Outubro Rosa`  (Foto: Malheiros)
A campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, a “Outubro Rosa”, que já passou por outras cidades do Rio de Janeiro, como Cabo Frio e Petrópolis, agora chega a Macaé, no Norte do estado. Nesta quinta-feira (18), a subsecretaria de Política para as Mulheres recebeu iluminação toda na cor da campanha. Também foram oferecidas orientações sobre a prevenção e a importância do autoexame pela mulher. A intervenção ocorreu em tendas montadas na Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora. Os stands também funcionarão na próxima quinta-feira (25), das 13 às 17h.

Globo esconde Ibope. Crime eleitoral?


Por Altamiro Borges

A pesquisa Ibope, encomendada pela própria TV Globo, não foi exibida ontem no Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora. O que houve? Ali Kamel, diretor de jornalismo do império midiático, não gostou do resultado da sondagem, que aponta o aumento da vantagem do petista Fernando Haddad sobre o tucano José Serra? Mas uma empresa que explora uma concessão pública pode sabotar informações aos telespectadores? Isto não caracteriza crime eleitoral? O que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a dizer sobre isto?

Câmara tem novo endereço na internet

O endereço do portal da Câmara dos Deputados na internet passa agora a ser www.camara.leg.br. A mudança decorre de uma decisão conjunta dos órgãos do Poder Legislativo dos três níveis federativos, que adotaram a extensão .leg para marcar o seu espaço institucional na rede mundial de computadores, a exemplo do que já fazem os poderes Judiciário (.jus) e Executivo (.gov). Com a mudança, os endereços de correio eletrônico na Casa assumem a terminação  @camara.leg.br.

Governo volta atrás e decide demolir antigo Museu do Índio

Cabral, que mais cedo voltara atrás na decisão, resolveu confirmá-la no fim da tarde


O terreno do antigo Museu do Índio, no Maracanã
Foto: Eduardo Naddar / O Globo
O terreno do antigo Museu do Índio, no MaracanãEDUARDO NADDAR / O GLOBO
O Governo do Estado confirmou, no fim da tarde desta quinta-feira, a demolição do antigo Museu do Índio, no Maracanã, Zona Norte da cidade. Anunciada pela manhã, a medida deixou de valer à tarde, quando, por meio de nota, a assessoria do Governo do Estado do Rio informou que o governador Sérgio Cabral havia mudado de ideia. No fim da tarde, no entanto, Cabral voltou atrás e manteve sua decisão.

Homem mata e esquarteja marido da amante

Rudinei Henrique de Abreu, de 29 anos, confessou ter matado e esquartejado o marido de sua amante. Ele ainda levou os policiais ao local onde matou o homem com dois tiros e ao Horto Florestal, onde estava o corpo, esquartejado. A suspeita é de crime passional.

Metalúrgicos da Força programam greve para dia 1º


A menos de 15 dias da data-base da categoria, metalúrgicos paulistas ligados à Força Sindical já prometem greve a partir de 1º de novembro caso o setor patronal não apresente proposta de reajuste salarial até o próximo dia 31. Até agora, os metalúrgicos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado, que tinham data-base em 1º de setembro, não conseguiram fechar acordo com a maioria das bancadas patronais. "Você vê como eles estão enrolando (os trabalhadores da CUT). A data base deles é em 1º de setembro e estão sem convenção coletiva até hoje. Nós não vamos correr esse risco, já vamos começar a dar trabalho", afirmou o presidente da Força e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres.

Liesa inicia venda de camarotes no dia 23 de outubro


Com valores a partir de R$ 25.000,00, a Liga Independente das Escolas de Samba receberá os pedidos de reservas dos camarotes para os desfiles do Carnaval 2013 no dia 23 de outubro de 2012, terça-feira.

Estagiária que injetou café com leite em idosa é indiciada por homicídio culposo

Polícia Civil ainda investiga outros possíveis culpados pelo caso, que aconteceu no PAM de São João de Meriti

A estagiária que injetou café com leite na corrente sanguínea de uma idosa internada no Posto de Assistência Médica (PAM) de São João de Meriti, Rejane Moreira Telles, de 23 anos, foi indiciada por homicídio culposo. Segundo nota da assessoria de imprensa da Polícia Civil, em depoimento na delegacia, a jovem admitiu o erro de ter administrado o alimento no acesso venoso e não na sonda nasogástrica. Ela reconheceu, ainda, que não chamou o supervisor da escola. Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, morreu no domingo.

Rio vai construir maior túnel em área urbana do País


A prefeitura do Rio de Janeiro irá construir na cidade o maior túnel em área urbana do País. A obra será realizada na zona portuária, uma das regiões que mais se modificará até a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Inicialmente projetado para ter uma extensão de 2.010 metros, ligando a área próxima aos armazéns no cais do porto até a igreja da Candelária, o novo traçado terá 3.450 metros de comprimento - quase o dobro do tamanho do túnel Ayrton Senna, na zona sul de São Paulo - para se estender até o Aeroporto Santos Dumont e o Aterro do Flamengo.

'Fim de semana de 4 dias' para deputados deixa internautas revoltados

Em votação simbólica, deputados aprovaram projeto que reduz de cinco para três dias a realização de sessões ordinárias
Os deputados federais aprovaram nessa quarta-feira, 18, projeto de resolução que torna oficial a "gazeta" dos deputados às segundas e sextas-feiras. Com isso, as sessões ordinárias, aquelas em que há votação de projetos de lei, por exemplo, apenas serão realizadas entre terça e quinta-feira.

Em Petrópolis, liminar do TSE garante no 2º turno candidato indeferido pelo TRE

Mais uma reviravolta nas eleições do município e Petrópolis, na serra fluminense. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio deferiu ontem (17) liminar garantindo a participação do candidato Rubens Bomtempo (PSB) no segundo turno, contrariando decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que indeferiu a candidatura de Bomtempo com base na Lei da Ficha Limpa.

Em Cabo Frio, Cine Galerinha participa do Dia Internacional da Animação


O Cine Galerinha Especial deste mês fecha a programação fazendo parte da 9ª edição do Dia Internacional da Animação. A exibição acontece neste sábado (20), às 18h, no Espaço Cultural Maria José Fernandes, com entrada franca. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

“Não apareceu metade da missa”, diz Arruda sobre mensalão do DEM


Dois anos e meio após ser preso e ter o mandato cassado acusado de ser chefe do esquema criminoso batizado de mensalão do DEM, o ex-governador do Distrito Federal José RobertoArruda deu o primeiro depoimento na terça-feira à Justiça.
Ele negou as acusações, disse que foi vítima de vingança de inimigos e, dando socos na mesa, ameaçou ir à forra: “Já que destruíram minha vida mesmo, não tenho pressa. Só digo uma coisa: ainda não apareceu nem metade da missa.”
Arruda está indiciado na ação penal 707, que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, podendo pegar mais de 20 anos de prisão caso seja condenado. Ele foi ouvido no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, por delegação do ministro Arnaldo Esteves Lima, relator da ação. A quadrilha, segundo as investigações da Polícia Federal, teria desviado mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos em seis anos.

Trabalho, renda e estudo levam mulheres brasileiras a ser mãe mais tarde


Em debate, Barack Obama adota tom feminino e faz Romney tropeçar


Diante de pesquisas sugerindo um crescimento de Mitt Romney entre o eleitorado feminino, o presidente dos EUA, Barack Obama, buscou ativamente agradar esse público durante o debate de terça-feira (16), o que acabou resultando em um momento constrangedor para Romney e em um novo bordão nas redes sociais.
Obama insistiu em questões como igualdade salarial para as mulheres e o direito ao aborto e contracepção, assuntos que haviam sido ignorados no primeiro debate, em 3 de outubro, quando Romney foi amplamente apontado como o vencedor.
O republicano cresceu nas pesquisas depois da boa atuação no primeiro confronto, e dados do levantamento Reuters/Ipsos mostraram uma queda do presidente entre as mulheres, especialmente as casadas.
Entre mulheres brancas casadas, Romney tem o apoio de 59 por cento, contra 30,4 por cento para Obama, segundo dados da semana encerrada em 14 de outubro. Antes do primeiro debate, a diferença era oito pontos percentuais menor.

Xuxa ganha processo contra "Folha Universal" que a acusou de "pacto com diabo"


A apresentadora Xuxa Meneghel venceu o processo que movia desde 2008 contra a Folha Universal, jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, informou o portal IG, ontem (17). Na época da acusação, a publicação afirmou que a apresentadora tinha “pacto com o diabo”.

Crédito:Divulgação
Publicação terá que se retratar com apresentadora na capa

Americano passa por 22 cirurgias reconstrutivas para recuperar o rosto. Veja as fotos

Richard Lee Norris, de 37 anos passou por várias cirurgias reconstrutivas após dar um tiro em seu rosto

Foto 1 de 6
Richard Lee Norris, de 37 anos, que mora na Virgínia, EUA, passou por uma radical reconstrução facial após dar um tiro em seu próprio rosto
Foto: Reprodução/Daily Mai

Câmara aprova projeto que encurta semana de trabalho de deputados


Agora, as sessões ordinárias poderão ser realizadas apenas entre terça e quinta-feira; proposta permite que legislador não trabalhe na segunda e na sexta-feira sem risco de represálias
Eugênia Lopes, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Numa sessão esvaziada, a Câmara aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, projeto de resolução que torna oficial a "gazeta" dos deputados às segundas e sextas-feiras. Incluído às pressas na pauta, a proposta alterou o regimento interno da Câmara, que previa a realização de sessões ordinárias durante os cinco dias da semana. Agora, com a nova redação, as sessões ordinárias serão realizadas apenas entre terça e quinta-feira. As votações de projetos só ocorrem em sessões ordinárias ou extraordinárias - estas última pode ser convocada a qualquer momento pela presidência da Câmara.

Mensalão: A aliados Dirceu diz estar “preparado” para prisão


Julia DuailibiO ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, afirmou a aliados no PT que está preparado para a prisão.


Promessas e dificuldades do segundo turno


Marco Aurélio Nogueira
Terminado o primeiro turno, a hora é de cálculos, análises e ponderações. O que disseram os resultados em termos políticos? Ganhou quem mereceu, quem melhor interpretou o sentimento das ruas ou quem teve mais estrutura de campanha? O que se pode esperar dos debates que ocorrerão nas cidades em que haverá segundo turno?

Barbosa sinaliza que condenará Dirceu por formação de quadrilha


Relator iniciou leitura do seu voto sobre a última fase do julgamento do mensalão

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, sinalizou que vai considerar o ex-ministro José Dirceu como chefe da quadrilha que comprou apoio político no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele leu parcialmente seu voto na sessão desta quarta-feira, 17, do julgamento do processo do mensalão, argumentando que Dirceu articulava a adesão dos partidos ao governo e dava aval aos empréstimos fraudulentos que abasteceram o esquema.
Na leitura de seu voto, Barbosa disse que Dirceu era 'presidente de fato' do PT - Dida Sampaio/AE
Dida Sampaio/AE
Na leitura de seu voto, Barbosa disse que Dirceu era 'presidente de fato' do PT
"Não se está a questionar o fato de articular base de apoio, mas sim as circunstâncias dessa base ter sido formada mediante pagamento indevido aos seus integrantes", disse o relator, que leu 30 das 100 páginas do voto do último capítulo do julgamento. O ministro relator prossegue nesta quinta-feira com a leitura com as conclusões quanto ao crime de formação de quadrilha envolvendo Dirceu e outros 12 réus.
No voto, Barbosa fez a relação entre os três núcleos apontados na denúncia do Ministério Público, sugerindo que José Dirceu tinha o comando do esquema. "Os integrantes do núcleo político se aliaram ao núcleo operacional ou publicitário, bem como aos integrantes do núcleo financeiro ou Banco Rural, objetivando a compra de apoio político, pagamento de dívidas passadas e financiamento de futuras campanhas".

No STF, Lewandowski diz que não é 'aluno' de Mendes e ouve que é sensível

Ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski


Nelson Jr./Divulgação//SCO/STF
Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, ministros do Supremo Tribunal Federal
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes bateram boca ontem (17) em meio a uma discussão sobre desmembramentos de processos que não incluem réus com foro privilegiado.
No debate acalorado, Lewandowski disse que não era "aluno" de Mendes para ouvir correções em seus votos e foi acusado pelo colega de ser "sensível".

Bom dia! Confira as principais notícias e as manchetes dos principais jornais desta quinta-feira, 18 de outubro






























































quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Em Cabo Frio, tartaruga encontrada morta em praia de Unamar

Ela é da espécie " Tartaruga-de-couro", tem cerca de um metro.
A tartaruga já estava em estado de decomposição.

Uma tartaruga foi encontrada morta hoje na Praia de Unamar, no segundo distrito de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio. Ela é da espécie " Tartaruga-de-couro", tem cerca de um metro, e foi encontrada por moradores já em estado de decomposição.

Em São Pedro da Aldeia, polícia investiga caso do suco que fez funcionários de P.S. desmaiarem

delegacia são pedro da aldeia (Foto: Heitor Moreira/G1)
Funcionários do Pronto Socorro de São Pedro da Aldeia, RJ, foram ouvidos.Delegado pede prioridade na entrega do resultado de exames.

A Polícia Civil de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, investiga o caso de funcionários do Pronto Socorro da cidade terem passado mal e desmaiado logo após beberem um suco de maracujá servido no jantar da noite da última quinta-feira (11).

Jornal: Lixo e documento



 
Imagem da wikipedia: Primeiro jornal publicado no Brasil
O Jornal Impresso é a atividade jornalística mais antiga de nossa tarimba, sua importância é o apego que temo por ele é tremendo. Mas um jornal é tecnicamente um pedaço de papel - um produto frágil- com textos.
 O que acontece hoje de amanhã é noticia velha, mas impressa no papel torna-se documento, historia. Mas também inevitavelmente torna-se lixo, afinal das contas é também papel velho. Quando comecei no jornalismo ficava chateado quando via algum exemplar de jornal onde houvesse um texto meu jogado na rua. Demorei a domar minha emoção e entender que jornal velho no geral é lixo e por isso vai para o lixo.
Com mais otimismo será reciclado. Mas uma reportagem,  pequena que seja, pode ser guardada por alguém - seja lá por que razão – e vira documento do tempo, mesmo que seja apenas um recorte, um fragmento ou em “jornales” ; um clipping.

Dilma contraria bancada ruralista e decide vetar 9 pontos do Código Florestal


Com a justificativa de impedir anistias a desmatadores, a presidente Dilma Rousseff decidiu barrar benefícios que grandes proprietários de terra teriam na recomposição de matas nas beiras de rio.
Emmanuel Dunand/France Presse
A presidente Dilma Rousseff vetou nove pontos do Código Florestal
A presidente Dilma Rousseff vetou nove pontos do Código Florestal
Após dias de discussões, a presidente decidiu, no limite do prazo previsto em lei, vetar nove pontos aprovados em setembro pelo Congresso nas regras do novo Código Florestal. A decisão da presidente contraria posições da bancada ruralista.
Os pontos derrubados pela presidente serão detalhados na edição de amanhã (19) do "Diário Oficial da União". Entre eles está o veto à redução de margens de rios a serem reflorestadas em grandes e médias propriedades, e a retomada da proposta original do governo.
Esse era um dos principais pontos de conflito entre o Palácio do Planalto e a bancada ruralista, que conseguiu alterar o texto defendido pelo governo, aliviando o impacto para médios e grandes proprietários.
Para retomar a posição expressa em medida provisória enviada em maio ao Congresso - e que acabou sendo alterada - a presidente assinou um decreto, que também será publicado amanhã. Esse decreto, cuja publicação estava prevista apenas para novembro, já regulamentará as regras do Cadastro Ambiental Rural e do PRA (Programa de Recuperação Ambiental).

No Rio, perfil em rede social divulga fotos de armas e drogas em comunidade

Perfil achado seria de criminosos de facção inimiga à do Jacarezinho.
Delegado da 21º DP (Bonsucesso) disse que vai investigar o caso.

Moradores das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, no subúrbio doRio de Janeiro, locais ocupados recentemente pela polícia, contaram aos policiais que criminosos de uma facção inimiga à do Jacarezinho teriam criado uma página em uma rede social. A ideia é usar a rede como forma de ostentação do poder do tráfico de drogas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17), no RJTV.
No perfil do Facebook, com o nome de ‘Baile da Vila do João’, uma favela do complexo da Maré, na Zona Norte, há várias fotos de criminosos, alguns deles aparentando ser menores de idade. Nas imagens, os suspeitos exibem armas como fuzis, além de drogas. As imagens foram postadas no perfil a partir do dia 15 de setembro.