Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 17 de novembro de 2012

Excluídos a dedo: Joaquim Barbosa não convida advogados de mensaleiros para sua posse



Thomaz Bastos: o único
advogado de mensaleiro convidado
Com exceção de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça, nenhum dos principais advogados que defendem os mensaleiros recebeu convite para a posse de Joaquim Barbosa, na quinta-feira, 22, na presidência do S TF. Para as posses de Gilmar Mendes e Cezar Peluso, eles foram convidados.

Em Cabo Frio, curva perigosa na Praia Rasa ganha sinalização


Após anos de muitos acidentes e reclamações de moradores Estado sinaliza trecho da RJ  102
Por Victor Viana


A RJ 102, estrada que corta o bairro Praia Rasa, que ao contrario do que muitos pensam está no município de Cabo Frio e não de Armação dos Búzios, após anos de acidentes e reclamações por parte de moradores recebeu intensa sinalização na curva acentuada entre a foz do rio Una e o novo bairro.  As placas de trânsito e mureta de proteção foram colocadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e recebeu a aprovação de moradores e motoristas.
Por ser a principal via de acesso ao município de Búzios à estrada recebe um trafego por vezes pesado, em especial em finais de semana e feriados, de caminhões e ônibus vindos de vários estados do país. Antes um local deserto a Praia Rasa hoje tem uma população crescente que formou um dos mais novos bairros  de Cabo Frio no decorrer dos últimos cinco anos.

Em Cabo Frio, feijoada da Tia Gina na Antiga Abissínia...

Em Búzios, bandidos armados assaltam agência de banco no Centro da cidade


Eles levaram um malote com dinheiro; valor ainda não foi divulgado.
Segundo a polícia, os criminosos entraram pela porta principal.

A agência do Banco do Brasil do Centro de Armação dos Búzios, interior do Rio de Janeiro, foi assaltada no fim da tarde de sexta-feira (16). De acordo com a polícia, dois homens armados entraram na agência pela porta principal e renderam o vigilante. Eles levaram um malote com dinheiro e a arma de um dos funcionários. Os homens fugiram em uma moto.

Em Arraial do Cabo, reinauguração de clube termina na delegacia

Show que marcaria a reinauguração do Clube Guarany foi cancelado.
Na sexta-feira (16), Guarda Municipal tentou lacrar o local.

 Na cidade de Arraial do Cabo, RJ, teve confusão na reabertura do Clube Guarany na noite de sexta-feira (16). O show que marcaria a reinauguração do lugar foi cancelado. A Polícia Militar levou guardas, a direção do clube e funcionários para a delegacia.
A cena já havia acontecido na tarde de sexta-feira (16), depois que a Guarda Municipal tentou lacrar o local com base em um alto de interdição assinado pela Defesa Civil, na última quarta-feira (14). Segundo o documento, a sobrelaje foi feita sem análise técnica que comprovasse a segurança do prédio.

Terror dos presídios e insegurança



Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Bem que procurei outro assunto mais ameno para tratar neste feriadão afro-republicano que está só começando, mas não teve jeito.

Ninguém fala de outra coisa na mídia, no trabalho, nos botecos e nas padarias, nas feiras e nos táxis, onde quer que você vá: o medo da violência tomou conta dos paulistanos.

Caixinhas de Natal fazem alegria dos funcionários do comércio


Elas viram uma espécie de 14º salário e fazem a alegria dos funcionários.No comércio, tem caixinha de tudo que é tamanho e modelo.


 O mês de dezembro está se aproximando e junto com a decoração natalina as caixinhas de Natal tomam conta do comércio. Elas viram uma espécie de 14º salário e fazem a alegria dos funcionários.
Muitos deles esperam o dinheiro da caixinha para o fim de ano mais farto. Eles desejam comprar roupas, presentes para a família e melhorar a ceia da noite de Natal, por exemplo.
Em uma padaria de Macaé na baixada litorânea do Rio, Jailma Lucas, funcionária do estabelecimento, ficou responsável por decorar a caixinha, em forma de porquinho. O cofre, feito de barro, foi decorado como um Papai Noel. Ganhou barba de algodão e até gorrinho para ficar mais natalino. Jailma garante que ele chama atenção dos frequentadores da padaria. "Chama mais atenção das crianças. Os adultos chegam, dão uma olhada, mas chama mais atenção das crianças mesmo".

Estratégia de destilarias traz uísque mais nobre e caro ao mercado brasileiro


Somente 2% do uísque consumido no Brasil é do tipo single malt 
Estimuladas pelo significativo crescimento do consumo de uísque no Brasil, grandes empresas do setor traçam estratégias para fazer com que o brasileiro passe a beber também produtos de melhor qualidade, e de preço mais elevado.

Dia do Bigode é celebrado neste fim de semana no Brasil


Dia do Bigode é celebrado neste fim de semana no Brasil Divulgação/Auslander
Bigode virou estampa e tendência: inspira roupas, bijuterias, almofadas e utensílios domésticos
Começou com uma brincadeira de amigos. O ano era 2004; a cidade, Melbourne, na Austrália. Foi na terra dos cangurus que um grupo de meninos decidiu usar seus bigodes por uma causa nobre. No mês de novembro, os australianos de cara lavada deixaram os pelos crescerem, numa mobilização contra o câncer de próstata e a depressão masculina. O movimento, denominado Movember (contração das palavras moustache, que significa bigode em inglês, e november, do mês de novembro), se espalhou pelo mundo. Neste domingo, 18 de novembro, se comemora o Dia do Bigode no Brasil.

Na frança, mais de 100 mil pessoas se manifestam contra o casamento gay


 (Reuters/Robert Pratta)
 
Paris - Mais de 100 mil pessoas se manifestaram neste sábado (17/11) em várias cidades da França para denunciar o projeto de lei do governo socialista de autorizar o casamento gay e a adoção por parte de homossexuais, segundo cifras oficiais obtidas pela AFP.

No Rio, morre 3ª vítima de explosão em supermercado


Subiu para três a quantidade de mortos devido à explosão provocada por vazamento de gás ocorrida no supermercado Multi Market, em Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, no último dia 31 de outubro. Luciano Rodrigues de Souza, 29 anos, estava internado no Hospital Estadual Pedro II, em Santa Cruz, zona oeste, e morreu por volta das 20 horas desta sexta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele teve uma parada cardiorrespiratória decorrente da inalação de fumaça em excesso.

Niemeyer tem piora nas funções renais



(Reuters) - O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, apresentou uma piora nas funções renais nas últimas horas, de acordo com o hospital Samaritano, onde ele está internado desde o começo do mês.
A complicação apareceu logo após a nova internação, mas até o começo da semana, de acordo com os médicos, estava sob controle e evoluindo positivamente.
"O paciente apresentou piora na função renal e o estado clínico do arquiteto requer cuidados", diz o boletim divulgado pelo hospital neste sábado.
Nesta semana, o arquiteto apresentou também uma hemorragia digestiva e o problema teria sido controlado pelos médicos Niemeyer está internado na unidade intermediária do hospital, se encontra lúcido e vem fazendo diariamente fisioterapia respiratória.
"Não há previsão de alta", diz o boletim médico.

A luta das trabalhadoras domésticas



Após a comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10 aprovar o parecer que estende às trabalhadoras domésticas e outros trabalhadores em residência direitos assegurados aos demais empregados com carteira assinada, os movimentos sociais mobilizam-se para garantir que o texto também seja aprovado na Câmara e no Senado.

Menina de seis anos é assassinada; companheiro de prima confessa crime


O assassinato brutal de uma menina de seis anos chocou os moradores da cidade gaúcha de Santa Maria (286 km de Porto Alegre), na região central do Estado. A menina foi encontrada sem vida no início da noite dessa sexta-feira, em um córrego próximo à casa onde vivia com a família. O suspeito do assassinato, um homem de 26 anos, companheiro de uma prima da criança, está preso. Ele confessou o crime.

Bom dia! Confira as principais notícias dos jornais deste sábado, dia 17 de novembro.











Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
Justiça de Jersey manda Maluf devolver US$ 22 milhões
O Globo
Ameaça de guerra: Israel prepara invasão terrestre de Gaza
Correio Braziliense
Menores na linha de frente de sequestros
Estado de Minas
Mais 5 anos de medo e prejuízo. No mínimo
Zero Hora
Estresse afeta 79% dos moradores da Capital
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Campo de batalha em Israel é alterado
The Washington Post (EUA)
Ataques se intensificam na fronteira de Gaza
The Times (Reino Unido)
Israel ataca sede do Hamas
El País (Espanha)
Israel prepara invasão a Gaza para parar Hamas
Clarín (Argentina)
INDEC admite que a economia voltou a estagna
r

O Globo
Manchete: Ameaça de guerra: Israel prepara invasão terrestre de Gaza
Foguete palestino atinge arredores de Jerusalém pela primeira vez em 42 anos
Governo Netanyahu amplia a convocação de reservistas para 75 mil e movimenta tropas em direção à fronteira do território, após o lançamento de 550 projéteis nos últimos três dias por Hamas e grupos extremistas
Após contabilizar 550 projéteis lançados da Faixa de Gaza nos últimos três dias, o governo de Israel ampliou para 75 mil o número de reservistas convocados, num indício de que prepara a primeira ofensiva terrestre no território desde a guerra em 2008. Duas explosões voltaram a atingir a região de Tel Aviv, e um outro foguete foi lançado nos arredores de Jerusalém, pela primeira vez em 42 anos. Israel já atacou pelo menos 500 alvos em Gaza, que recebeu a visita do premier egípcio, numa ofensiva que já soma 29 mortos palestinos e três israelenses. (Pág. 01) 

Brasileiros na linha de tiro
Segundo o embaixador de Israel, Rafael Eldad, 5 mil brasileiros enfrentam risco de ataques palestinos. O embaixador palestino, Ibrahim Al-zeben, diz que também há brasileiros nos territórios atacados por Israel. (Págs. 1, 28 a 31)
Descaso público: PAC da Rocinha parado
Creche inacabada foi invadida, estrutura de mercado popular virou estacionamento e plano inclinado continua no esqueleto
Um ano após a ocupação policial e já com uma UPP, a Rocinha está em compasso de espera para a conclusão das obras do PAC 1, paralisadas desde o ano passado. O que seria uma creche virou moradia para 30 pessoas; a construção onde funcionaria o mercado popular se transformou em estacionamento; o plano inclinado ficou no esqueleto; e um prédio que deveria ser demolido foi invadido. O estado nega a paralisação e promete a conclusão dessas obras em oito meses. (Págs. 1 e 12)

Aliado e devedor: Maluf é condenado em Jersey
A Justiça de Jersey condenou duas empresas ligadas ao deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), ex-prefeito de São Paulo, a devolver R$ 21,7 milhões desviados dos cofres da capital paulista em 1997 e 1998, quando seu aliado Celso Pitta administrava a cidade.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Britto diz que ministro da Justiça deve agir para mudar condições de presídios


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Ayres Britto, disse que as declarações do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo sobre a precariedade do sistema penitenciário do país obrigam o ministro a tomar medidas concretas em relação ao problema.
Sergio Lima/Folhapress
Ministro Ayres Britto no plenário do STF
Ministro Ayres Britto no plenário do STF
Em entrevista coletiva após a sessão de julgamento do mensalão, Britto afirmou que "o problema das deficiências do sistema penitenciário é planetário, não é brasileiro".
"Agora, o Brasil está aquém de países mais avançados, de economia mais evoluída e de democracia mais consolidada. Vale a declaração dele [Cardozo] como uma chamada geral, uma advertência, e que o obriga a contribuir decisivamente para a humanização dos nossos presídios, para a adoção de medidas concretas", apontou.
Para o magistrado do STF, Cardozo não fez referência às condenações no processo do mensalão.

Bom dia! Vamos com as manchetes e as principais notícias dos jornais desta quinta-feira, 15 de novembro, feriadão da República.


Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
Toffoli diz que penas a réus do mensalão são 'medievais'
O Globo
Em defesa da pena de prisão - STF cobra do governo melhoria das cadeias
Correio Braziliense
STF cobra ação contra o "inferno" das prisões
Estado de Minas
Prefeitos derrotados chutam o balde
Zero Hora
Piratini propõe 10% de aumento no piso
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Israel ataca Gaza e mata líder do Hamas
The Washington Post (EUA)
Aviões israelenses atacam Gaza
Le Monde (França)
Um choque de rigor a 60 milhões
El País (Espanha)
Milhares nas ruas exigem que Rajoy retifique

O Globo
Manchete: Em defesa da pena de prisão - STF cobra do governo melhoria das cadeias
Em nota, PT ataca Supremo e diz que ‘partidarização do Judiciário’ ficou evidente
Toffoli concorda com ministro da Justiça sobre precariedade de presídios e pede multas mais altas e menos tempo de cadeia para os réus do mensalão
Um dia após o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmar que os presídios brasileiros são medievais e degradantes, ministros do Supremo Tribunal Federal defenderam a aplicação da pena de cadeia imposta, no caso do mensalão, à cúpula do PT formada por José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Celso de Mello e Gilmar Mendes foram além e cobraram do governo a melhoria do sistema penitenciário. A discussão foi levantada por Dias Toffoli, que absolvera os acusados. Repetindo Cardozo, Toffoli disse que cadeia é coisa medieval e, após citar Torquemada e Foucault, pediu: "Que se pague com o vil metal.” Em nota, o PT disse que o STF se partidarizou. (Págs. 1 e 3 a 8)
“Lamento que (Cardozo) tenha falado só agora. É um problema conhecido desde sempre”
Gilmar Mendes
Ministro do STF
“A prisão restritiva de liberdade combina com o período medieval”
Dias Toffoli

Ministro do STF
Os planos de Barbosa
Ao assumir a presidência do Supremo na semana que vem, uma das primeiras providências de Joaquim Barbosa será, informa Carolina Brigido, derrubar o segredo às avessas, regra implantada por Cezar Peluso segundo a qual o sistema de busca do tribunal só exibe iniciais dos investigados, mesmo que o caso não esteja sob segredo de Justiça. Hoje, a decisão de divulgar nomes é do relator. Na gestão de Barbosa, o processo chegará à Corte em caráter público e, se for o caso, o relator decretará o sigilo. Barbosa também quer dar maior atenção aos processos com repercussão geral, que determinam como o caso será analisado por outros tribunais. (Págs. 1 e 4)


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ministros do STF criticam sistema prisional brasileiro


BRASÍLIA (Agência Brasil) - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiram hoje (14) as declarações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre os defeitos do sistema prisional brasileiro e da fase de execução das penas. O assunto foi debatido durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, que levará 25 condenados a cumprir pena, a maioria delas, em regime inicial fechado.

Os guarani-kaiowá e as perversidades do senso comum


Acostumados à experiência da autodeterminação, os indígenas talvez tenham uma visão do que é o Brasil, como “projeto de nação”, que em muitos sentidos pode ser mais realista do que a de todos nós
Por Renzo Taddei, do Canal Ibase
(Foto Rosa Gauditano)
Nas últimas semanas recebi uma quantidade impressionante de solicitações, via redes sociais e e-mail, para manifestar meu apoio à causa dos Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul. Não me lembro, em minha experiência com redes sociais, de ter visto mobilização desse porte. Há pouco mais de uma semana, saiu decisão judicial a favor dos indígenas – ou, para colocar em termos mais precisos, revogando a reintegração de posse da área onde estão. Como atentou gente mais próxima ao movimento indígena, isso por si só não garante quase nada, apenas que violências maiores não sejam cometidas no curto prazo. De qualquer forma, não tive muito tempo para me alegrar com o que parecia uma vitória do potencial de mobilização descentralizada da sociedade civil: ao comentar a questão com um amigo, no Rio de Janeiro, recebi como resposta a pergunta, maliciosamente feita de forma a combinar ironia e seriedade em proporções iguais: “mas, afinal, para que servem os índios?” Desconcertado, não consegui articular nada, apenas retruquei: “não sei; mas e você, pra que serve?”

Futebol: MP denuncia Adriano por tiro contra mulher em seu carro


Ele e o ex-policial Júlio Cesar de Oliveira responderão por lesão corporal

Adriano ficou fora da partida contra o Guarani, neste sábado
Adriano responderá por lesão corporal (Daniel Augusto jr/ Fotoarena)
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou nesta quarta-feira o jogador Adriano e o ex-policial militar Júlio Cesar de Oliveira por lesão corporal em razão do tiro efetuado contra uma mulher dentro do carro do atleta, na véspera de Natal do ano passado. O disparo feriu um dedo da mão esquerda de Adriene Cyrilo Pinto, na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, zona oeste.

Na Bahia, seca deixa 259 municípios em situação de emergência


Previsão meteorológica indica situação severa até o fim de novembro. Em algumas áreas as chuvas estão previstas apenas para final de novembro ou inicio de dezembro

A seca no interior da Bahia já atinge 259 municípios que estão em situação de emergência devido à estiagem prolongada. Segundo dados da Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), a previsão do tempo indica uma situação severa até fim de novembro. Em algumas áreas as chuvas estão previstas apenas para final de novembro ou inicio de dezembro. 

Flu deixa tradição tricolor de lado e faz do tetra um título em branco


Rejeição da torcida, superstição e visibilidade da marca fazem time atuar apenas cinco vezes com seu tradicional uniforme verde, branco e grená
Info Camisas Flu - 14-11 (Foto: infoesporte)

Projeto autoriza uruguaios a plantar maconha em casa e em clubes


Governo tem maioria no Congresso, o que deve levar à aprovação do plano, dando ao Uruguai uma das legislações mais liberais do mundo sobre drogas


Z. Klein
Planta de maconha
Um projeto apresentado na quarta-feira no Congresso uruguaio autoriza os cidadãos a cultivar maconha em suas casas ou em clubes, mas preserva para o Estado o controle sobre o comércio desde o cultivo até os consumidores.
O uso da maconha e de outras drogas já é legal no Uruguai, um dos mais seguros países da América Latina, e pioneiro em legislações liberais. O cultivo e venda, no entanto, continuam sendo ilegal.
O presidente José Mujica, um ex-guerrilheiro de esquerda, diz que o projeto contribui para desmantelar as quadrilhas de traficantes e a combater a pequena criminalidade. Críticos dizem que a legalização pode atrair mais uruguaios para drogas mais pesadas.
"A ideia é conceder licenças para a produção, distribuição, armazenamento e para o varejo. Não dissemos que isso será feito pelo setor público ou privado, o governo decidirá isso", disse o deputado governista Sebastián Sabini, presidente da comissão parlamentar sobre drogas e dependência.

Polícia Rodoviária Estadual faz esquema especial para o feriado


Mais de 50 mil veículos são esperados nas estradas da Região dos Lagos.
No Finados, 50 acidentes foram registrados, com 10 mortes.

187 mil veículos devem passar pela Via Lagos (Foto: Rodrigo Antunes Fanaia/VC no G1)Via Lagos (Foto: Rodrigo Antunes Fanaia/VC no G1)
A Polícia Rodoviária Estadual realiza uma operação especial nas estradas neste feriado prolongado, da  Proclamação da República (15), e Zumbi (20). A expectativa é que mais de 50 mil veículos passem pela Região dos Lagos, nesta quarta-feira (14) e na quinta-feira (15).
O movimento foi tranquilo no início da tarde na rodoviária de Cabo Frio, 114 ônibus extras foram disponibilizados para atender os passageiros. A Operação Proclamação da República começou nesta quarta-feira (14). O efetivo da Polícia Rodoviária foi ampliado em 40% e os pontos mais perigosos vão ser monitorados com radar móvel.

Diabetes mata mais do que a aids e o trânsito


Cerca de 54 mil brasileiros morreram em 2010 devido a diabetes. É o que divulgou ontem o Ministério da Saúde, em Brasília. Isso significa que a doença matou quatro vezes mais do que a aids, 12 mil óbitos, e superou o total de vítimas de trânsito, 42 mil, no País. A pasta alertou que o total de mortes provocadas por aumento de açúcar ou glicose no sangue é ainda maior quando se considera que a doença age como fator de risco para outras enfermidades, como câncer e doenças cardiovasculares.

Oscar Niemeyer já pede para sair e voltar ao trabalho


 (Ana Maria Campos/CB/D.A Press)
A lucidez de Oscar Niemeyer tem deixado a família mais tranquila a cada dia. Há 11 dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, ele já se mostra inquieto com a internação. De acordo com o médico Fernando Gjorup, o estado clínico do arquiteto de 104 anos é estável e ainda exige cuidados.
Ele segue em uma unidade intermediária e se submete a sessões de fisioterapia respiratória. Não há previsão de alta.

Fala do ministro da Justiça reflete gravidade da situação do sistema carcerário do país, dizem especialistas.

Fala de Cardozo reflete gravidade da situação do sistema carcerário
Para especialistas, é preciso rever todo o sistema e investir mais dinheiro



Presos reclamam da superlotação
Foto: Arquivo O Globo
Presos reclamam da superlotaçãoARQUIVO O GLOBO
O general João Batista Figueiredo, quando presidente da República (1979-1985), declarou certa vez, ao ser perguntado o que faria se ganhasse um salário mínimo, que cometeria o suicídio com um tiro na cabeça. Quem evocou a morte para descrever a situação que em parte é de sua responsabilidade, desta vez, foi o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Na terça-feira, ele disse que "preferia morrer a passar anos em cadeias no país". Segundo especialistas, a realidade prisional é lamentável. Mas algo tem que ser feito.

Tirem Deus do dinheiro


O que a expressão “Deus seja louvado” nas notas de real ensina sobre a tolerância religiosa – e o mau gosto

LUÍS ANTÔNIO GIRON

Luís Antônio Giron Editor da seção Mente Aberta de ÉPOCA, escreve sobre os principais fatos do universo da literatura, do cinema e da TV (Foto: ÉPOCA)
O Ministério Público Federal pede que a expressão “Deus seja louvado” seja retirada das notas de real para garantir a liberdade religiosa. A frase deve ou não sair das notas de real ou a discussão é inútil? Os fundamentalistas cristão andam protestando em todo o país, exigindo que Deus continue representado nas cédulas. Os politeístas, ateus e crentes em outras seitas, além dos juristas e partidários da mentalidade politicamente correta, querem a extinção imediata e sumária da frase, em nome da garantia da liberdade religiosa em Estado laico.   Misturar Deus e dinheiro é uma barbaridade. Não importa o seu vínculo político, religioso e ideológico: Deus, caso você creia nele, não precisa ser evocado por intermédio da manifestação mais concreta do materialismo, uma cédula monetária. Além de a expressão representar uma intromissão religiosa no âmbito do Estado, ela é uma espécie de marca de atraso e de péssimo gosto. É uma questão ética e estética, além de política. A expressão me faz lembrar aquelas igrejas que pregam valores cristão e, ao mesmo tempo, sem o mínimo decoro, convertem Deus em moeda de troca – ordenando em altos brados, durante os cultos, que os fiéis doem seu dízimo à causa.  No caso brasileiro, apesar de o país ter sido fundado sob a cruz do catolicismo, não há outras motivações para estampar nas notas a pregação monoteísta. Um estado laico obviamente não pode exprimir credo religioso, mesmo que seja numa discreta inserção em cédulas de dinheiro. E não há nem mesmo a tradição para evocar. O responsável pela inclusão do critpocatecismo foi o presidente José Sarney. Em 1986, ele ordenou por decreto que o Banco Central imprimisse a expressão nas notas da nova moeda, o cruzado, que substituía o cruzeiro. As primeiras cédulas com a frase começaram a circular em fevereiro de 1986 – momento em que a moeda nacional estava sofrendo uma hiperdesvalorização. O cruzado acabou e a frase migrou primeiro para o cruzeiro restaurado (de 1993 a 1994) e depois para o real, a partir de 1994. Será que, em 27 anos de circulação, as notas conseguiram converter alguém? Duvido. Dinheiro serve para ser trocado, não para emitir mensagens de fé. Se qualquer forma, Sarney reclamou que excluir a frase das cédulas é "perda de tempo". Então, porque a incluiu?

Estradas do Rio terão esquema especial para o feriadão

Previsão é de que 248 mil veículos passem pela Ponte Rio-Niterói.
Concessionárias farão esquemas especiais nas estradas.Os feriados de Proclamação da República, na quinta-feira (15), e Zumbi, na terça (20), devem movimentar as principais estradas do Rio de Janeiro. As concessionárias destas vias prepararam operações especiais para melhor atender o fluxo de veículos, com reforço no efetivo de emergência e papa-filas.Confira os esquemas das estradas do Rio para o feriadão:

No Rio, PMs são presos suspeitos de receber propina em estradas

Operação é da Corregedoria da Polícia Militar.
Objetivo é cumprir nove mandados de prisão na capital e interior.

Cinco policiais foram presos durante operação realizada pela Corregedoria da Polícia Militar em várias cidades do estado do Rio de Janeiro, desde o fim da madrugada desta quarta-feira (14). Eles são suspeitos de receber propina em estradas do estado. As informações são da própria corporação.

Confira o que abre e fecha neste feriado prolongado no Rio


Bancos e a maioria das agências dos Correios ficam fechados no feriado.
Shoppings Centers devem funcionar em horário especial na quinta (15).

No feriado da Proclamação da República, nesta quinta-feira (15), muitos estabelecimentos fecham as portas, como os bancos e a maior parte das agências dos Correios. Confira a lista do que abre e do que fecha no município do Rio de Janeiro:

Câmara aprova adicional de risco para vigilantes


A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que estende o adicional de periculosidade aos vigilantes e seguranças privados.


Senado aprova desconto no IR para INSS da dona de casa


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem projeto de lei que permite abater do Imposto de Renda a contribuição que o trabalhador paga ao INSS para seus dependentes que não têm rendimento, como as donas de casa.

Lei aprovada obriga comércio a exibir tributos em nota fiscal


Câmara aprova projeto que exige valor dos tributos na nota fiscal
Proposta, aprovada contra a vontade do governo, vai agora para a sanção de Dilma Rousseff
Projeto surgiu a partir de 1,5 milhão de assinaturas e prevê que nove tributos sejam discriminados na nota

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, saiba mais sobre a doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo



Diabete, o novo mal do séculoTrata-se de uma epidemia que já atinge 350 milhões de pessoas. E que se expande rapidamente à medida que a população envelhece. Só que pouca gente sabe disso e menos gente ainda se preocupa com essa grave doença que está diretamente relacionada com o estilo de vida. Saiba como não ser a próxima vítima.

por Maria Fernanda Vomero
Era o século II, nos primórdios da Era Cristã, quando o grego Arateus da Capadócia resolveu deixar para a posteridade uma descrição detalhada daquela doença estranha, que acometia um grupo pequeno de pessoas e provocava sede excessiva, boca seca, perda de peso e urina abundante. “Os pacientes nunca param de produzir água e o fluxo é incessante como a abertura de aquedutos”, escreveu Arateus. “Não se consegue impedi-los de beber ou de urinar.” Num lampejo de inspiração, Arateus chamou a taldoença de diabetes. Em grego, diabetes quer dizer “passar por”, “fluir através” – como se o líquido ingerido simplesmente passasse por dentro do organismo para sair logo depois. “O diabetes é umadoença terrível, não muito freqüente entre os homens, sendo um derretimento da carne e dos membros para dentro da urina”, afirmou.

Barbosa diz que condenados não terão cela especial


Segundo Joaquim Barbosa, benefício só vale para prisões temporárias - Divulgação
Condenados do mensalão ficarão em cela comumRelator do mensalão lembra que benefício 'é só para quem cumpre prisão provisória e não definitiva'Lewandowski pede revisão dos critérios para definir multas com o objetivo de evitar contradição entre elas
DE BRASÍLIA
Relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa disse ontem que os condenados não poderão cumprir pena em cela especial.
Alguns, como o ex-ministro José Dirceu, o operador do mensalão Marcos Valério e a dona do Banco Rural Kátia Rabello, receberam mais de 8 anos de prisão e terão de cumprir inicialmente a punição em regime fechado.

Preferia morrer a ficar na prisão, diz ministro da Justiça


Prisão brasileira é 'medieval' e viola direitos, afirma ministro da Justiça
Em evento em SP, Cardozo diz que preferiria morrer a cumprir pena longa em algumas prisões
Declaração foi dada um dia após o STF condenar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu a cumprir pena em regime fechado
Divulgação/CDN
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante evento ontem em São Paulo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante evento ontem em São Paulo

Bom dia! Acompanhe os destaques e as principais notícias dos jornais desta quarta-feira, 14 de novembro.











Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
Ministro da Justiça 'preferiria morrer' a cumprir pena no País
O Globo
Presídios medievais... Ministro prefere morte a ficar preso no Brasil
Valor Econômico
Governo não vai recuar no corte de tarifa, diz Mantega
Correio Braziliense
Até ministro teme presídios do Brasil
Estado de Minas
Águas turvas
Zero Hora
Juízes querem reajuste automático de salários
*
Jornais internacionais
El País (Espanha)
Rajoy enfrenta sua segunda greve e um crescente mal-estar social
Público (Portugal)
Greve geral com menos serviços mínimos
Le Monde (França)
Aluguéis, Energia: Inadimplência se multiplica na França
China Daily (China)
Xi Jinping, Li Keqiang eleitos para o novo comitê central
O Globo
Manchete: Presídios medievais... Ministro prefere morte a ficar preso no Brasil
À frente da pasta da Justiça, Cardozo afirma que vida nas cadeias é degradante
Responsável pela segurança pública no país admite, em palestra a empresários, que não suportaria viver nas prisões incapazes, em sua opinião, de reinserir os detentos na sociedade
O ministro da Justiça, José Cardozo, disse ontem, em palestra a empresários, em São Paulo, que preferiria morrer a ter que viver nas prisões brasileiras, classificadas pr ele como "medievais". Responsável pela pasta que cuida da segurança pública no país, Cardozo afirmou que a vida nas cadeiras é "desrespeitosa" e "não dignificante". "Os presídios no Brasil ainda são medievais. Entre passar anos num presídio no Brasil e perde a vida, porque não há nada mais degradante para um ser humano do que ser violado em seus direitos humanos". (Págs. 1 e 3)