10 expressões que os empreendedores não deveriam usar

Determinadas frases utilizadas com frequência por empreendedores podem passar uma impressão ruim da empresa para clientes e parceiros
Homem com a mão no rosto
Seja em uma conversa com clientes ou com potenciais investidores, há ocasiões que determinadas expressões podem passar uma ideia errada sobre o empreendedor e a empresa. Se você é dono de uma pequena empresa ou de uma startup, confira abaixo 10 frases que devem ser evitadas.


1. “Meu produto é tão inovador que não tem concorrentes”
Durante uma apresentação sobre a startup, o mais importante é captar a atenção do interlocutor. Cassio Spina, investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil, explica que quando um empreendedor utiliza essa expressão, a ideia que passa é de que ele não estudou o suficiente do mercado.
2. “Você está dizendo uma bobagem”
Aceitar críticas e sugestões faz parte da rotina de um empreendedor. O empreendedor deve saber defender o seu ponto de vista, mas sem agir com uma atitude arrogante quando escuta algo que não lhe agrada.
3. “Nossa solução é excelente”
Durante uma apresentação sobre seu negócio, mostre antes qual é o problema que você quer resolver. Apoiar-se na excelência da solução pode não evidenciar o potencial de mercado que você e sua empresa têm.
4. “Somos líderes do mercado”
Expressões como essa podem afastar os clientes. Usar essa afirmação somente para chamar a atenção - ainda mais se não for verdade - pode fazer a empresa perder a credibilidade com os consumidores.
5. “Não quero problemas. Quero soluções"
Como  chefe, o empreendedor deve  fazer acontecer por meio das pessoas e ajudá-las a se desenvolver. Ao lidar com a sua equipe e repetir essa expressão com frequência, em vez de estimular a inovação, o empreendedor acaba desmotivando seus funcionários.
6. “Você não fez nada mais do que a sua obrigação”
Dizer que o funcionário ter batido uma meta não foi nada além do esperado é como um balde de água fria. Um líder não deve usar esse tipo de expressão, pois pode contribuir para que o ambiente de trabalho de sua empresa seja sempre tenso.
7. "Depois eu acerto as finanças"
Não tem como manter um negócio funcionando bem se o lado financeiro não estiver bem. Para evitar sustos, o empresário deve focar em organizar os gastos fixos e variáveis de seu negócio. Além disso, especialistas afirmam que é importante ter um planejamento financeiro de curto e longo prazo.
 "Dinheiro da empresa é dinheiro do dono"
É essencial que as finanças pessoais do empresário estejam separadas da empresa. O caixa do negócio nunca deve ser utilizado para pagar contas particulares, pois dessa maneira fica difícil avaliar o quanto o negócio está lucrando ou não.
9. “Essa ideia custará caro”
Para inovar, é preciso estimular que o empreendedor e sua equipe tenham ideias. Se os seus funcionários sugerem ideias para melhorar a performance da sua empresa, tente não barrar com o único argumento de que custa dinheiro. Barrar uma ideia pode desmotivar as pessoas a pensarem fora da caixa.
10. “Isso já foi tentado antes”
Essa frase normalmente é dita por pessoas que estão no mercado há mais tempo e que têm experiência no ramo. Entretanto, para que um negócio cresça e seja referência, o empreendedor precisa avaliar que o contexto muda e que uma ideia pode ser testada mais de uma vez.
http://exame.abril.com.br


Comentários