Cabo Frio – Cidade Educadora: Trabalhar em prol da Escola Cidadã e promover a Dignidade da Educação


Secretaria de Educação realiza encontro com Gestores e técnicos

Trabalhar em prol da Escola Cidadã e promover a Dignidade da Educação. Essas serão as principais metas da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio a partir de agora. Assim declarou a Secretária de Educação, professora Elenice Martins, durante encontros com os Gestores Escolares e Equipe Técnico-pedagógica. Na ocasião foram apresentadas as chefias de departamentos da Secretaria, bem como suas principais funções, e ainda o Plano de Ação que norteará todo o trabalho da Educação no município. “Estamos todos comprometidos com a Qualidade do Ensino em Cabo Frio que é uma prioridade do Governo. Para isso, estaremos toda a Prefeitura imbuída nesse compromisso, com parcerias entre as Secretarias de Esporte e Lazer, Ação Social, Cultura, enfim, vamos transformar a nossa Terra Amada em uma Cidade Educadora”, afirmou a Secretária.
Dentre os objetivos previstos no novo Plano está a formação continuada para todos os segmentos da Secretaria. “Não vamos investir apenas em capacitação para professores e gestores, mas também para todos que compõem a Educação de Cabo Frio. É muito importante que dentro da Secretaria estejam pessoas qualificadas para realizarem da melhor maneira o papel que lhes foi confiado”, enfatiza a Subsecretária, professora Celma Rosa. Ela aproveitou ainda para orientar os Gestores Escolares quanto ao desempenho de suas atribuições dentro das escolas e na relação interpessoal com cada membro da Comunidade Escolar. “Precisamos mudar a ideia de “Diretor de Escola” como aquela pessoa que fica atrás de uma mesa ordenando e construir uma diretriz de Gestão Participativa, em que essa figura assuma o papel do líder que contribui, redistribuindo responsabilidades objetivando intensificar a legitimidade do Sistema Escolar dentro de uma gestão democrática. E será dessa forma que vamos atingir a Escola Cidadã”, complementa. Cada profissional presente recebeu um Manual de dinâmica e organização da Secretaria de Educação.

Estão previstas muitas outras mudanças na Educação cabo-friense, como a criação de uma Assessoria de Gestão Estratégica e Logística, que acompanhará todas as solicitações referentes às escolas que forem encaminhadas para a Secretaria e, assim, aperfeiçoar a atuação dos Departamentos.  A novidade agradou bastante os Gestores presentes que reclamavam com a demora e até falta de ação que sofriam anteriormente, como explica o professor Lúcio Sanchez Trindade, da E. M. Prof. Edilson Duarte. “Temos problemas bastante antigos para serem resolvidos, como falta de maçanetas nas portas, reparos no prédio, dentre outras situações. Já encaminhei diversos ofícios solicitando providências e não obtive resposta. Agora, com essa equipe, acredito que a escola estará mais amparada. Essa foi uma proposta muito inteligente e que trará frutos positivos”, fala o professor Lúcio que já providenciou uma lista de sugestões para encaminhar à Secretária Elenice Martins. “Todos queremos contribuir, pois conhecemos a realidade de nossa escola”, ressalta.

Dentre outras mudanças anunciadas, certamente a mais esperada pela população será a criação de um sistema totalmente informatizado para efetivação de matrículas. Tal medida eliminará de uma vez por todas as tão incômodas filas. Já a medida que agradará ao professorado será a implantação do Portal Eletrônico, com diversas ferramentas pedagógicas, visando otimizar o tempo e facilitar o trabalho do educador.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Prefeitura da Cidade de Cabo Frio
Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação
 Telefone: (22) 2645 1212
R_06_13 – Data: 30/01/13 – Texto: Anneliese Lobo / Fotos: Anneliese Lobo e Fábio Pereira

Comentários