Em Búzios, Educação abrirá processo seletivo para diretores de escolas

Imagem
A Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acaba de publicar edital para Processo de Seleção Interna que visa ao provimento de vagas para diretores das unidades escolares do município. Serão realizadas três etapas para a seleção, as quais constam de análise de currículo; avaliação de perfil e programa de formação continuada. As inscrições serão realizadas entre os dias 4 e 15 de fevereiro e o resultado final do processo está marcado para ser divulgado em 4 de março.
Os candidatos selecionados para ocupar a função cumprirão jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais. Para participar do processo seletivo, possuir Ensino Superior completo; ser servidor ativo da carreira do magistério da Secretaria de Educação do Município, há, no mínimo, 3 (três) anos e ter, no mínimo, 3 (três) anos de efetivo exercício, em períodos contínuos ou alternados em regência de turma em unidade da rede pública municipal de educação, são alguns dos requisitos necessários.
A seleção vem atender uma antiga reivindicação dos profissionais buzianos já que é feita exclusivamente para concursados. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Cláudio Mendonça, o principal objetivo deste processo é selecionar e formar líderes que atuem em prol de uma gestão diferenciada e inédita na rede municipal de ensino de Búzios:


“A educação buziana precisa de diretores que sejam líderes e consigam enxergar soluções eficazes ao se depararem com situações como conflitos de alunos e falta de motivação de uma equipe. Porque estar à frente de uma escola envolve vários eixos que vão desde a forma como se lida com seus funcionários até a administração da merenda escolar”, afirmou o secretário.
A primeira etapa do processo seletivo visa, basicamente, à análise do currículo do professor e sua experiência profissional. Para isso, basta ao candidato preencher um formulário eletrônico no site da Secretaria Municipal de Educação –http://www.educabuzios.com.br - com a declaração de dados que deverão ser comprovados durante a apresentação de documentos. A análise deste material será feita por uma equipe de inspeção escolar da secretaria de Educação.
Na segunda etapa, o objetivo é provocar comportamentos nos candidatos, com dinâmicas individuais e em grupo e apresentação de situações reais pelos profissionais em sala de aula. Segundo o secretário, é nesta etapa que será observado quais candidatos têm perfil para assumir a direção de escolas: “Vamos avaliar, dentre os pré-selecionados, aqueles que poderão somar à educação, com habilidade para administrar estas unidades. E somente simulando hipóteses de vivência, teremos como selecionar aqueles que se encaixam nessa função”.
Para Mendonça, contudo, na terceira etapa está a parte inédita do processo seletivo para diretores em Búzios. Além de uma formação continuada oferecida aos profissionais, os novos diretores serão os agentes de elaboração dos planos de gestão de cada unidade escolar. Os administradores escolares aprenderão, na prática, a executar um plano específico para sua gestão, que atenda, de forma singular, as especificidades daquela unidade de ensino.
“Daremos uma oportunidade única para que estes profissionais se tornem verdadeiros gestores, por meio de cursos que vão ensinar a fazer esta elaboração das diretrizes necessárias para sua própria gestão. Será como um pacto entre a Secretaria Municipal de Educação e estes novos diretores. Faremos um trabalho de bilateralidade para o desenvolvimento de uma política municipal singular, a partir de agora”, afirmou o secretário.

Comentários