Em Cabo Frio, Brincareta vai abrir a folia na Região dos Lagos

Desfiles acontecerão entre os dias 9 e 12 de fevereiro.
brincareta bonecos (2)
Boneco do saudoso e brilhante
deputado estadual Márcio Corrêa
Desfile das Escolas de Samba é transferido para abril.
O  Bloco de bonecos mais alegre do interior do estado, a "Brincareta", vai abrir os quatro dias de programação de carnaval de rua da Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo secretário municipal de Cultura, José Facury. Este ano o carnaval será festejado entre os dias 9 e 12 de fevereiro, e segundo Facury, o bloco terá concentração na Avenida do Contorno (próximo ao ponto final dos ônibus), no bairro da Passagem, e a partir das 19 horas iniciará o desfile, arrastando foliões pela orla até a Praça da Secretaria de Turismo, na Praia do Forte, onde acontecerá um grande baile popular.
Criada em 2000, a Brincareta foi idealizada com o objetivo de resgatar a antiga tradição bonequeira, manifestação cultural que vinha se perdendo na cidade. E nasceu através das mãos e do talento de vários artistas e pesquisadores da cidade. Além dos bonecos, o bloco também é composto por músicos que embalam a Brincareta com antigas marchinhas que resgatam a história do carnaval. Ao todo 35 bonecos gigantes lembram grandes figuras da história de Cabo Frio. E, este ano, uma nova personalidade será homenageada: o artista plástico Torres do Cabo, falecido em novembro de 2011.




" Além da Brincareta, estamos programando um carnaval alternativo, com música popular brasileira e outros ritmos diferentes do axé e de outros que costumam dominar o carnaval. A ideia é oferecer opções de lazer para todos os públicos", explicou o secretário. Pelo menos 47 blocos de arrastão também devem estar presentes no carnaval de rua da cidade através da Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio.
Desfile das Escolas de Samba é transferido para abril
Este ano Cabo Frio vai festejar o carnaval duas vezes. A primeira, com os tradicionais blocos de arrastão e outras atrações abertas ao público, entre os dias 9 e 12 de fevereiro. A segunda será nos dias 20, 21 e 22 de abril, com o desfile das Escolas de Samba, e apuração no dia 23 de abril. A mudança na data, segundo o secretário de Cultura, José Facury, atende a um pedido das agremiações já que o valor da subvenção para o carnaval deste ano ainda não foi votado pela Câmara Municipal de Vereadores.
Do G1

Comentários