Em Cabo Frio, Educação, Turismo e Restaurante sobre as ondas

Alair dá sinal verde em projeto de flutuante na Ilha dos Papagaios
O Prefeito Alair Corrêa recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira (24) o professor do Departamento de Engenharia Naval da UFRJ, Alexandre Alho, acompanhado pelo Subsecretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira. A razão da visita foi uma idéia, originalmente exposta à Secretaria de Meio Ambiente, para que se instalasse um flutuante nas águas da Ilha dos Papagaios. Ainda segundo a idéia, o projeto seria basicamente um ponto inovador de atração turística e que contaria com um restaurante, piscina com vista para o fundo do mar, além de espaço para atividades turísticas e educativas.
O prefeito Alair Corrêa, juntamente com o subsecretário de Meio Ambiente, definiu que toda a logística de operação do restaurante e do espaço de atividades teria de ser ecologicamente correto. Deste modo, resíduos sólidos e líquidos de banheiros e cozinhas seriam tratados, bem como outros descartes – óleo de cozinha ou lixo plástico, por exemplo – seriam recolhidos em embarcação de apoio, para posterior eliminação.


A engenharia também obedece a orientação verde: a idéia inicial do flutuante é que o mesmo seja construído em concreto, material menos agressivo que as chapas de aço naval, mantida sobre as ondas através de uma tecnologia já amplamente dominada na região e utilizadora de mão de obra local.
O espaço contará com a gestão ambiental e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, mas ainda não tem prazo de apresentação oficial ao Prefeito.
Texto: Walter Biancardine

Comentários