Em Cabo Frio, teatro, música e Folia de Reis alegram multidão na Praia do Forte


Por Cristiane Zotich
Quem passou o fim de semana em Cabo Frio pode conhecer mais de perto um pouco das tradições culturais que estão sendo resgatadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. Teatro, música, mímica, contação de histórias e até a Folia de Reis deram o tom da diversão para o público que visitou, ontem (dia 6), a Praça Cristóvão Colombo (conhecida como Praça do Turismo) e a Praça da Cidadania, ambas na Praia do Forte.



A programação foi aberta por volta das 19h30 com o projeto Tribal Total, que lotou o espaço de apresentações na Praça Cristóvão Colombo. Crianças e jovens se divertiram, enquanto adultos e idosos voltaram à infância com as atrações de cultura popular. No pequeno palco passaram vários artistas da cidade, como a atriz e bonequeira Tânia Arrabal, que interagiu com o público durante o espetáculo “Contos pra te atar”. A dança contemporânea também esteve presente com as bailarinas Tati e Lelê, assim como o show do violinista cabo-friense Fernando Chagas, e histórias contadas através da mímica com Jiddu Saldanha, entre outras apresentações.
Já na Praça da Cidadania, a animação ficou por conta da Folia de Reis, uma antiga tradição cultural que, em Cabo Frio, é passada de pai para filho a gerações. Ao todo, quatro grupos se apresentaram no dia em que se comemora o Dia de Reis: Folia de Reis Estrela Guia (do bairro Manoel Corrêa), Folia de Reis de São Cristóvão (do bairro São Cristóvão), Folia de Reis Estrela D’Alva (do bairro Praia do Siqueira) e Folia de Reis Estrela do Oriente (do município de Arraial do Cabo).
Desde o Teatro Municipal, de onde partiram, até a arena Espaço Capoeira, onde se apresentaram, os grupos arrancaram aplausos e emocionaram o público com suas músicas, danças, trajes coloridos e máscaras de uma beleza inigualável. Um espetáculo que encantou moradores, turistas, crianças e adultos. E, encerrando a noite, uma bela queima de fogos na orla da Praia do Forte antecedeu a apresentação da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência do maestro Antonio Henrique Seixas, com participação do bailarino Carlinhos de Jesus.

Att,


Cristiane Zotich Assessora de Imprensa
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE CABO FRIO
Largo de Santo Antônio, s/nº, Centro de Cabo Frio

Contatos:
ID: 88*24936

Comentários