Facebook vira espaço para publicação de artigos jornalísticos


barretto-face



A publicação de artigos tem ido além do impresso e de blogs. Sem limite de caracteres como o Twitter, o Facebook é usado por jornalistas para produção de críticas dos mais variados temas. Repórter da Band, Fábio Pannunzio deixou de atualizar seu blog em setembro de 2012, desde então, publica, esporadicamente, análises políticas em seu perfil na rede social.
Também da TV Bandeirantes, o apresentador do ‘Brasil Urgente - Rio’, Fabio Barretto divulga diariamente por meio de sua conta no Facebook sua visão a respeito dos últimos acontecimentos na capital e no interior fluminense. As chuvas na região serrana do estado e em Xerém, distrito de Duque de Caxias, foram temas para textos do jornalista publicados na noite dessa quinta-feira, 3.
A respeito do desastre no Rio de Janeiro, Barretto relembrou como foi cobrir fato parecido na região dois anos atrás. “Na época da tragédia, fiquei 17 dias trabalhando entre Teresópolis e Nova Friburgo e o que eu vi foi estarrecedor. Confesso a vocês que jamais vou me esquecer das cenas de desespero e das imagens de uma paisagem revirada pela natureza. Desde aquele primeiro momento, ficou claro pra mim e para tantos outros jornalistas que o número de mortos não correspondia à devastação”.
Quando não há a publicação de artigo de forma inédita no Facebook, como faz a dupla da Band, blogueiros e colunistas usam o site de Mark Zuckerberg para atrair leitores para suas páginas. Ao publicar uma análise em seu blog na versão online da Rádio Globo, o comentarista Marcelo Bechler lança perguntas em seu perfil, seguidas do link onde sua análise está mantida. Diretor da Brickmann & Associados, Carlos Brickmann também utiliza a rede social para direcionar os internautas para as suas colunas.

Fabio Barretto usa a rede social para produzir análises sobre temas envolvendo o Rio de Janeiro 
(Imagem: Reprodução/Facebook)

Comentários