"Financial Times" responsabiliza "idiota" que acendeu sinalizador em boate no RS


Ontem (28), um blog doFinancial Times responsabilizou o "idiota solitário" que usou fogos de artifício dentro da boate Kiss pelo incêndio que matou mais de 230 jovens em Santa Maria (RS), informou o portal da Exame.
Crédito:Reprodução
Jornal criticou falhas que causaram incêndio em boate no RS
Segundo o artigo do jornalista Jonathan Wheatley, o acidente vai aumentar a pressão sobre o Brasil, país que está "escalando a economia global e se preparando para mostrar seu progresso com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos".

Erros
O texto questiona o fato de haver apenas uma saída e ainda mal sinalizada no clube, do teto ser feito de um material altamente inflamável e do extintor de incêndio ter falhado. Para o jornal, se as regulamentações mais básicas tivessem sido seguidas, a tragédia poderia ter sido evitada.

O jornal chama atenção para o uso do sputnik, o sinalizador utilizado pela banda. "Sem dúvida, qualquer idiota, em qualquer lugar, sabe que [usar fogos de artifício em lugares fechados] é incrivelmente estúpido e perigoso", escreveu o Wheatley.

Para o Financial Times, os brasileiros não devem se culpar muito pelo incidente, já que "existem idiotas em todo o mundo e é difícil legislar contra eles", mas esta tragédia deveria servir para que o país aplique suas regulações de maneira mais severa.

Comentários