Livro sobre a manipulação da imprensa chega ao Brasil

Redação Comunique-se
livro0801
Livro mostra a fragilidade do jornalismo online
(Imagem: Divulgação)

A mídia online é vulnerável, altamente manipulável e ainda pauta a grande imprensa. É isso que diz o livro do escritor americano Ryan Holiday, que chegou ao país nesta semana. Intitulado Acredite, estou mentindo - confissões de um manipulador das mídias, a obra com 264 páginas promete ser um guia para que o leitor não seja mais manipulado ao ler notícias.

O livro escrito pelo estrategista de mídia chega ao Brasil por meio da Editora Nacional. Considerada "polêmica" nos EUA, a publicação mostra a fragilidade da mídia americana, principalmente os blogs, sites e as redes sociais. Para o autor, a grande imprensa se pauta por meio dos veículos online e influenciá-los é muito fácil. O livro mostra em detalhes a vulnerabilidade do sistema de mídia e o passo a passo para manipular o ciclo de notícias na web, plantar uma história dentro de um grande site e fazer qualquer pauta aparecer na TV.
As denúncias de Holiday são resultado de sua experiência nos bastidores de blogs, grandes portais e agências de relações públicas e, no livro, estão dividas em duas partes. Na primeira, ele explica por que a mídia online é importante, como ela direciona notícias e como pode ser manipulada. Na segunda, mostra as consequências perigosas do sistema atual de jornalismo com casos reais e exemplos. O autor ainda explica que repórteres, por exemplo, são avaliados pela frequência com que seu material aparece publicado e lido, e não checam fontes nem as informações que lhe são passadas. A obra já pode ser encontrada em diversos sites e livrarias.

Comentários