Luis Nassif e Marcus Aurélio assinam prefácios de guia sobre direitos das pessoas com deficiência


nassif_-_marcus_aurelio

Nassif [esq.] e Marcus Aurélio: dupla participa da nova edição do livro de Eugênia Augusta Gonzaga


Os jornalistas Luis Nassif, do Advivo, e Marcus Aurélio de Carvalho, ex-âncora das redes de rádio CBN e Globo, foram escolhidos como responsáveis pelos textos de apresentação do mais completo guia sobre direitos das pessoas com deficiência no Brasil, em sua terceira edição, que será lançada neste ano.


A procuradora regional da República para São Paulo e Mato Grosso do Sul no Ministério Público Federal, Dra. Eugênia Augusta Gonzaga, é autora do livro ‘Direitos das Pessoas com Deficiência, Garantia da Igualdade na Diversidade’, da WVA Editora. O trabalho foi publicado inicialmente em 2004. Devido ao sucesso da obra, as duas primeiras edições estão esgotadas.
Enquanto estuda propostas de emissoras, Marcus Aurélio atua como voluntário na direção executiva da ONG União e Inclusão em Redes e Rádio (Unirr), com sede em São Paulo. Além de apresentador e repórter no Sistema Globo de Rádio, Marcus foi coordenador nacional de esportes da Rede CBN na retomada das narrações de futebol na emissora, de 2000 a 2002, e gerente nacional de programação da Rádio Globo, até maio de 2012.
“É uma honra ser novamente convidado para fazer o prefácio. Para nós, deficientes visuais, o livro de Eugênia é uma ferramenta fundamental, em formato de perguntas e respostas, para que não haja dúvidas sobre nossos direitos”, comenta Marcus que tem baixa visão: dez por cento de acuidade visual no olho esquerdo e não enxerga com o olho direito.
Eugênia Augusta Gonzaga é uma das maiores autoridades no país em direitos das pessoas com deficiência. O trabalho da procuradora do MP virou referência na década passada, principalmente para mães de crianças com deficiência e ativistas da educação inclusiva. Em sua terceira edição, que contará com apresentação de Luis e Marcus, o livro virá atualizado com novas normas brasileiras e apresentará explicações referentes às resoluções da ‘Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência’, aprovada na assembleia geral das Nações Unidas, em dezembro de 2006. A convenção foi assinada pelo Brasil em 30 de março de 2007 e ratificada pelo Congresso Nacional em julho 2008.

Comentários