Bom dia! Vamos com as manchetes e as principais notícias dos jornais e revistas deste domingo, 24 de fevereiro. Em Cabo Frio, continua a temporada de transatlânticos: “Splendour of the Seas” chega neste domingo







Folha de S.Paulo
Agora S.Paulo
Quem parou de pagar o INSS pode se aposentar por idade
Quem parou de pagar o INSS pode se aposentar por idade
O Estado de S.Paulo
FHC entra na campanha de Aécio para neutralizar Lula
FHC entra na campanha de Aécio para neutralizar Lula
O Globo
Crack e cocaína afastam do trabalho mais que álcool
Crack e cocaína afastam do trabalho mais que álcool
Correio Braziliense
Denúncias de homofobia crescem 400% em Brasília
Denúncias de homofobia crescem 400% em Brasília
Zero Hora
A nova estratégia da BM contra quadrilhas
A nova estratégia da BM contra quadrilhas
*
Carta Capital
Investimento em câmera lenta. Por quê?
Investimento em câmera lenta. Por quê?
Época
Um papa brasileiro?
Um papa brasileiro?
IstoÉ
Um papa do terceiro mundo?
Um papa do terceiro mundo?
Veja
A blogueira que assusta a tirania
A blogueira que assusta a tirania
*
Jornais internacionais
The Guardian (Reino Unido)
Oscar Pistorius libertado sob fiança até o julgamento, que começa em junho
Oscar Pistorius libertado sob fiança até o julgamento, que começa em junho
Le Monde (França)
A hora do voto na Itália
A hora do voto na Itália
O Globo
Manchete: Crack e cocaína afastam do trabalho mais que álcool
Auxílio-doença para viciados nas duas drogas triplicou em seis anosNo ano passado, foram 31 mil benefícios concedidos pelo INSS a quem abandonou o emprego formal por causa do uso dessas substâncias psicoativas, mais que o dobro do registrado devido a problemas com bebida
A epidemia de crack está afetando não apenas a população extremamente pobre, alvo mais comum de ações de internação compulsória no Rio e em São Paulo. Dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) mostram que o consumo da droga e de cocaína atinge cada vez mais trabalhadores formais. Prova disso é que o volume de auxílios-doença pagos por causa do uso dessas substâncias psicoativas aumentou 216% entre 2006 e 2012, chegando a 31 mil benefícios, revela GUSTAVO URIBE. São pessoas como o advogado Maurício Bitencourte, 40 anos e pós-graduado em direito do trabalho, que perdeu o emprego por uso de cocaína e começou a consumir crack. Para especialistas, o aumento coincide com a expansão dessa droga no país. No mesmo período, os auxílios concedidos por causa do abuso de álcool ficaram estáveis, em tomo de 14 mil. (Págs 1, 3 e 4)
Uma luz de esperança na tribo invisível
O avá-canoeiro Paxeo com o pai Kapitomy’i: o nascimento do bebê da “tribo invisível", assim chamada por se esconder nas árvores do cerrado de Goiás, é a esperança da comunidade, que já teve dois mil índios e hoje soma só sete pessoas. Removidos por uma hidrelétrica em 1996, eles vivem quase na miséria.Os R$ 6,9 milhões de compensações, relata Danilo Farielixo, foram geridos pela Funai, mas não há sinais de que chegaram à aldeia.(págs 1, 42 e 43)
Metade dos contribuintes já paga IR
Mesmo após deduções, cerca de 12 milhões de brasileiros são obrigados a gastar mais com o imposto do governo.Com o aumento da renda do brasileiro, a falta de atualização da tabela do Imposto de Renda em relação à inflação e o aperto da fiscalização, mais da metade dos contribuintes brasileiros pagam IR à Receita Federal, ao fim da declaração-anual. Levantamento da consultoria Emst & a Young Terco mostra que 50,3% das pessoas já pagavam o tributo em 2011. Ou seja, mais de 12 milhões de brasileiros, que começam a acertar as contas com o Leão na próxima sexta-feira. Uma década atrás, essa relação era só de 36,2%, ou 5,5 milhões de pessoas (Págs. 1, 37 e 38)
Polícia vai indiciar outros quatro
A polícia deve indiciar pelo incêndio na Boate Kiss, que causou a morte de 239 pessoas e completará um mês na quarta-feira, mais três familiares dos donos do local e um funcionário (Págs 1 e 9)
Beluscone pode voltar ao governo
Em meio a crise econômica e a descrença com políticos, a Itália escolhe hoje e amanhã um novo governo. O ex-premier Silvio Belusconi aparece em segundo nas pesquisas, mas pode surpreender. (Págs 1 e 47)
Uma defensora da educação
Ex-bailarina e educadora Patrícia Lins e Silva defende um esforço nacional pelo ensino. (Págs 1 e 36)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: FHC entra na campanha de Aécio para neutralizar Lula
Tucano será apresentado como ‘pai’ da estabilidade econômica; petista atuará como facilitador de alianças.Deixado de lado nas três últimas eleições, Fernando Henrique Cardoso foi escalado pelos tucanos para defender a campanha de Aécio Neves à Presidência. Do lado dos petistas, Lula, que nunca deixou o palanque, já saiu em defesa da reeleição de Dilma Rousseff. O embate entre os dois ex-presidentes, 20 anos depois da primeira disputa eleitoral, dará o tom da campanha de 2014, relatam Vera Rosa e Eugênia Lopes. FHC será apresentado como “pai do Plano Real” e da estabilidade econômica. Ele percorrerá o País, a partir de amanhã, para promover o nome do senador mineiro. Já Lula atuará como “facilitador” das alianças para o palanque da sucessora e porta-voz do PT no confronto com tucanos. Dilma ficará concentrada no crescimento econômico, principal preocupação do governo. (Págs. 1 e Nacional A4 e A6)
O novo partido da Marina
O partido que Marina Silva quer criar, o Rede, consumirá R$ 500 mil na captação de assinaturas e deve reproduzir a pirâmide social do grupo. ( Págs. 1 e A6)
Imigrantes, sem data para reabrir
Não há prazo para a liberação da pista norte da Rodovia dos Imigrantes, sentido São Paulo, fechada desde o fim da tarde de anteontem por causa de um deslizamento no km 52. Segundo o governador Geraldo Alckmin, é necessária antes uma vistoria do IPT. O acidente matou Lilian Aparecida de Souza, de 43 anos. A forte chuva na Serra do Mar causou deslizamento de terra, pedras e troncos e o terror tomou conta das pessoas, já que a enxurrada arrastou 23 carros e uma carreta. Até câmeras de monitoramento foram arrancadas. (Págs. 1 e Metrópole Cl e C3)
Papéis expõem ação política do Vaticano na AL
Com Bento XVI, o Vaticano adotou iniciativas para influenciar a política na América Latina e defender seus interesses, informa Jamil Chade. O regime cubano Hugo Chávez e acordos comerciais do Brasil foram abordados, revelam papéis do WikiLeaks. (Págs. 1 e Vida A19)
Vice da Venezuela diz ter se reunido com Chávez (Págs. 1 e Internacional A14)
Ex-comunista é favorito na eleição italiana (Págs. 1 e Internacional A11)
Trabalho na indústria fecha 2012 com custo recorde
A queda na produtividade e o aumento médio real dos salários fizeram com que o custo do trabalho na indústria brasileira tivesse aumento recorde em 2012, mesmo com recuo no emprego e as medidas de política econômica para incentivar o setor. A alta foi de 6,6%, de acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. (Págs. 1 e Economia B1)
Eletropaulo se vê forçada a elevar investimentos
Mesmo com redução de tarifa e queda de receita e lucro, a Eletropaulo enfrenta o desafio de investir, pressionada pelos apagões das últimas semanas em SP. “Estamos agindo, e não esperando a ajuda de São Pedro”, diz Britaldo Soares, presidente da AES Brasil. (Págs. 1 e Economia B5)
Consumo- A Rússia não para de ir às compras
Terceiro maior mercado consumidor da Europa, a Rússia adora seus shoppings. Novos investimentos não param de movimentar o setor, informa a enviada especial a Moscou Cláudia Trevisan. Seu maior centro de compras terá 235 mil m2 só de lojas. (Págs. 1 e Economia B6 e B7)
Suely Caldas: Insensatez
Depois de conseguir do governo projeto que muda o indexador da dívida com a União, o prefeito Fernando Haddad quer poder fabricar dinheiro. (Págs. 1 e Economia B2)
Notas e Informações: O balanço inflado do PAC
O PAC-2 é mais bem-sucedido no ramo imobiliário do que como ampliação da infraestrutura. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: A economia é salva pela soja e pelo milho
Desempenho da indústria piora, e ocrescimento do PIB frustra governo e empresas. Mas Pero Vaz de Caminha estava certo: a lavoura e a pecuária estão sustentando o Brasil. Somente no ano passado, as duas atividades cresceram 18,2%. Neste ano, será colhida a maior safra da história: 185 milhões de toneladas de grãos. Série do Correio conta por que, de fato, somos o celeiro do mundo. (Pág 1 e 10 a 13)
Fotolegenda: E haja Pibão
João Luiz GiraLdi saiu de Passo Fundo (RS) para explorar terras pobres no Centro-Oeste — e esse fenômeno nem é tão novo. Mas, agora, a comprovação de que o esforço valeu: Rio Verde, onde ele mora, já é o quinto maior PIB agrícola do país. (Pág 1 e 10 a 13)
Copeiro do TCDF ganhará 10 vezes mais que a média dos brasilienses (Pág 1 e 25)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Monumentos ao desperdício
Uma ponte abandonada no meio do mato em Santa Fé de Minas, no Norte do estado, é um retrato de como os governantes tratam o dinheiro público. Há mais de três décadas esquecida, a obra é o símbolo da irresponsabilidade política. A história de descaso se repete em Pedro Leopoldo, na Região Central; Itaúna, no Centro-Oeste mineiro; e em Minas Novas, Berilo e Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha. Os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), não têm estatísticas recentes sobre o tamanho do prejuízo, mas o que já foi apurado mostra que o desperdício é bilionário. (Pág 1 e 3 a 5)
Os gargalos e os abusos no entorno de BH
São estradas, mas na prática se tornaram extensão das avenidas de Belo Horizonte. E com isso trafegam junto problemas como a demora no atendimento a acidentados, a falta de integração entre as esferas de governo e de obras capazes de resolver os problemas, eternas promessas que nunca saem do papel. (Pág 1 e 25 a 27)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Um monstro disfarçado de futebol
As torcidas organizadas são apenas uma das muitas cabeças de uma criatura abominável que deixa o esporte cada vez mais perigoso. No emaranhado de interesses estão dirigentes de clubes, Federação, empresas de ônibus, justiça e tantos outros. Morar perto dos estádios também virou pesadelo para muita gente. Ontem, uma passeata reuniu, no centro de Recife, torcedores de vários times pernambucanos contra a violência nos estádios. (Pág 1 e Esporte)
"Fora Renan"
Manifestações contra o presidente do Senado em São Paulo e Brasília (Pág 1 e 8)
------------------------------------------------------------------------------------
Veja
Manchete: A blogueira que asusta a tirania
Por que a ditadura cubana e seus seguidores no Brasil têm tanto pavor de Yoani Sánchez, a ponto de tentar calar a sua voz à força (Pág 1)
Trindade maligna
Os escândalos de sexo, chantagem e roubo revelados em uma investigação encomendada por Bento XVI. (Pág 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Época
Manchete: Não estresse
Você tem mais tempo do que pensaUm novo livro ensina a aproveitar melhor seus dias - sem correria nem ansiedade. (Pág 1)
Entrevista
Yoani Shánchez diz à EPOCA que vê a mão do governo cubano nos protestos contra ela (Pág 1)
O eclipse do Brasil
A festa acabou. A economia empacou. O investidor fugiu. E agora? (Pág 1)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ
Manchete: O Brasil descobre D. Pedro I
A exumação dos corpos do imperador e de suas duas esposas desvenda mistérios sobre a monarquia brasileira e ajuda a compor um retrato mais fiel da família imperial. Saiba novos detalhes dos monarcas, até então desconhecidos. (Pág 1)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro
Manchete: O caçador de ícones
Quem ê, o que pensa, como age e o que pretende o empresário mais rico do Brasil, dono de uma fortuna de US$20 bilhões e comprador de marcas globais como Budweiser, Burger King e Heinz."Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Mas pensar grande te liberta dos detalhes insignificantes” (Pág 1)
Bancos: BB e Caixa lucram mais após queda dos juros. Qual é o segredo? (Pág 1)
Intervencionismo: Governo está certo, diz CEO da Nissan (Pág 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Carta Capital

Manchete: Investimento em câmara lenta. Por que?
Grandes empresários, economistas e o presidente do BNDES dão as suas razões para as dúvidas que limitam o crescimento do país. (Pág 1)
Confronto
Dez anos de Lula e Dilma vs. oito de FHC (Pág 1)
Portos
Daniel Dantas (oh, surpresa), mais uma vez vilão deste enredo. (Pág 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Argentina - O cerco se fecha
Qué pasa en este país, qué pasa, mi Dios, que nos venimos tan abajo?Em Buenos Aires, ZH constata que a inconformidade do tango de 1925 expressa as várias faces da crise que isola Cristina Kirchner na Casa Rosada. (Pág 1 e Cardeno Dinheiro)
A nova estratégia da BM contra quadrilhas
Para combater bandidos equipados com armas de guerra, polícia passa a empregar o Grupo de Ações Táticas Especiais, o Gate, na linha de frente. (Pág 1, 32 e 33)
Bancos de dados vai ajudar no inquérito da boate Kiss
Nova metologia é aplicada pela polícia para sistematizar mais de 300 depoimentos. (Pág 1 e 31)
Como brigas por alianças prejudica a gestão estadual
Ao mirar as eleições, partidos emperram o andamento de projetos do Piratini. (Pág 1, 4 e 5)
------------------------------------------------------------------------------------
EBC Serviços
Comentários