Em Búzios, prefeito participa de eleição do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e confirma recurso estadual

Imagem
Prefeitos e representantes dos 12 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) se reuniram ontem, dia 6, em São Pedro da Aldeia, a fim de discutir ações ambientais e escolher a nova diretoria do consórcio. O Prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, esteve presente ao evento que contou, ainda, com a presença do Secretário estadual de Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, representando o Governador Sérgio Cabral. Em breve, o município buziano receberá quase R$ 4 milhões em investimentos que serão empregados em projetos ambientais na cidade.


“O recurso a ser liberado, pelo Governo do Estado, no valor de R$ 3,7 milhões, terá como foco o saneamento do entorno da lagoa de Geribá, projeto que inclui a construção da rede separativa de esgoto no local. Será apenas o início de um projeto extenso nesta área para o município”, disse o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Pesca, João Paulo Rodrigues, destacando que é meta da secretaria se reunir com a Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento no município, a fim de que se possa traçar um plano de ação em Geribá.

O Prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, foi eleito presidente do consórcio pelos próximos dois anos. Para vice, foi nomeada Graziela Magalhães, prefeita de Iguaba Grande. Por consenso, foi definido, ainda, que o prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, e o prefeito André Granado serão, respectivamente, presidente e vice para o biênio 2015/2017.

Durante o evento, também foi lançado oficialmente o projeto de estatística pesqueira na região. O objetivo é acompanhar tudo que acontece nas lagoas de Araruama e Saquarema. Desde o início deste ano, o consórcio está realizando o levantamento dos pescadores e da quantidade e tipos de peixes, informações importantes para o desenvolvimento da região. O evento contou, ainda, com a assinatura do convênio para a construção de um aterro sanitário que vai atender às cidades de Araruama, Saquarema e Silva Jardim. O edital deve ser lançado ainda em fevereiro.
      
Crédito das fotos: Marte Oliveira

Comentários