Em Cabo Frio, hoje tem Arlindo Cruz e Cordão da Bola Preta


Atrações para todos os gostos na programação do último dia de Carnaval. Depois do sucesso de sábado, “Folia Alternativa” terá segunda parte no Canto do Forte

Por Anderson Lopes
A terça-feira de Carnaval em Cabo Frio tem uma série de atrações na programação oficial preparada pela Prefeitura da cidade. Como vem acontecendo desde o sábado, em diversos bairros haverá shows e desfiles de blocos.



Na Praia do Forte, a atração do super trio elétrico que desfila todas as tardes na Orla é uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas do Brasil: o Cordão da Bola Preta. O quase centenário “Bola Preta” é o mais velho bloco carnavalesco do Rio de Janeiro, fundado em 1918. O desfile do Cordão da Bola Preta começa às 16h.

A tradicional Banda do Cordão da Bola Preta foi criada em meados da década de 1960, pelo maestro Sodré, num episódio histórico. O Sindicato dos Músicos pretendia fazer uma greve justamente no período do carnaval. O maestro se rebelou e o Bola Preta não ficou sem os músicos para animar seus bailes. Assumiu o comando da Banda, sempre mantendo sua característica forma de reger: de frente para o público. Após seu falecimento, a Banda passou ao comando dos maestros Arquimedes, Dino e Quintanilha e, hoje, é comandada pelo maestro Carlinhos.

Constituída por vinte e seis músicos – o principal trompete é seu maestro –, a maioria deles oriunda das forças armadas, a banda executa as marchinhas tradicionais do carnaval, mantendo viva uma tradição que durante algumas décadas ficou meio esquecida.

A terça-feira marca ainda o recorde de blocos na cidade: 13 agremiações concentram em diversos pontos da cidade, com direito a um arrastão dos blocos na Orla de Santo Antônio, a partir das 21h.

Arlindo Cruz
À noite, depois de todos os blocos, segue a programação do “Carnaval Amor e Paz” com mais um espetáculo no palco montado na Praia do Forte. A apresentação desta terça-feira é com o cantor e compositor Arlindo Cruz. Aos 54 anos, o músico traz ao palco o show “Batuques do Meu Lugar”, com grandes sucessos da carreira.

Brincareta: último dia
A Brincareta encerra sua programação de quatro dias de desfiles, sempre saindo às 14h da Praça do Turismo, arrastando foliões pela orla ao lado dos 35 bonecos gigantes lembram grandes figuras da história de Cabo Frio. E, este ano, uma nova personalidade será homenageada: o artista plástico Torres do Cabo, falecido em novembro de 2011. 

Programação nos bairros continua
Durante todo o dia, shows e trios elétricos acontecem em diversos pontos de Cabo Frio. Em Tamoios, além dos desfiles locais no primeiro circuito de blocos do distrito, dois trios elétricos se concentram simultaneamente na Orla de Unamar e na Orla de Santo Antônio à tarde, a partir das 16h; e à noite, a partir das 23h. Há também shows no Guriri (a partir das 15h), na Praia do Siqueira, no Peró, em Maria Joaquina, em São Cristóvão e no Jardim Esperança (em todos esses bairros, a partir das 23h).

Vale um lembrete: oficialmente, o Carnaval termina nesta terça. Mas em Cabo Frio, a festa vai até o final da semana. Na quarta, na sexta-feira, no sábado e no domingo ainda há shows e blocos desfilando.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL

BLOCOS – CABO FRIO
Parókia – Concentração às 13h na Rua Jorge Lóssio, esquina com Avenida Nilo Peçanha (na terça-feira o bloco concentra, mas não sai)

Bomba – Concentração ao meio-dia na quadra de esportes da Praça do Itajuru. Saída às 14h em direção à Avenida 13 de Novembro, finalizando o desfile no Portal Folia Solidária dos Blocos. Término às 16h.

Boi da Barra – Concentração às 15h, na Avenida Almirante Barroso, em frente ao Bar do Edu, no Canto do Forte. Saída às 16h em direção à Avenida do Contorno, terminando na Concentração. Término às 18h.

Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)

Na Hora H – Concentração às 14h na Praça do Jardim Caiçara. Saída às 16h em direção à Rua Antônio de O. Gama, com o desfile se encerrando na orla da Praia das Palmeiras. Término às 18h

Acadêmicos de Cabo Frio – Concentração às 15h na Avenida Joaquim Nogueira, em São Cristóvão. Saída às 17h, em direção à rua Estocolmo, encerrando o desfile na Praça Vovó Zélia, no Parque Burle. Término às 19h.

Super Trio Elétrico com o Cordão da Bola Preta – saída da Arena dos Blocos às 16h – desfile pela Orla da Praia do Forte

Família É Mole, Mas é Meu – Concentração às 16h no Portal Folia Solidária dos Blocos. Saída às 17h em direção à Arena dos Blocos. Término às 19h

Vem Para o Arrebenta – Concentração às 16h na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança. Saída às 17h, desfilando pela avenida. Término às 19h

Rala Ovo – Concentração às 17h, em frente ao São Cristóvão Futebol Clube. Saída às 20h, desfilando pelas redondezas do clube, encerrando no Portal Solidário do bairro. Término às 22h

Bloco das Damas – Concentração às 17h na Arena dos Blocos. Saída às 19h, em direção à Avenida Litorânea (Portal Solidário). Término às 21h.

Risco da Praia – Concentração às 18h na Avenida Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 19h, com desfile pelo bairro, encerrando no Portal Solidário do bairro. Término às 21h. 

BLOCOS – DISTRITO DE TAMOIOS
Bloco É Mole Mais é Meu de Tamoios - Concentração: 14h, Saída 15h da Orla de Santo Antônio.

Bloco da Melhor Idade – Concentração: 14h, Saída 15h da Orla de Santo Antônio.

Arrastão dos Blocos – Concentração: 20h, Saída as 21h da Orla de Santo Antônio.

BRINCARETA
Concentração às 13h, Saída às 14h da Praça do Turismo em direção à Avenida Litorânea.

SHOWS 
Guriri – 15h – Nada Igual
Jardim Esperança – 23h – Vem no Klima
Maria Joaquina – 23h – Os Mineirinhos
Praia do Forte – 23h – Arlindo Cruz
Praia do Siqueira – 23h – Pepinho
Peró – 23h – Timbalaê
São Cristóvão – 23h – Nada Igual 
Santo Antônio (trio elétrico na orla) – 15h – Som do Gueto / 23h – Sempre Assim 
Unamar (trio elétrico na orla) – 15h – Tatá / 23h – Jero e Banda 

Texto: Anderson Lopes
Fotos: Divulgação

Comentários