Estica e puxa com o elástico define o corpo todo

Malhar com elástico é prático – porque você pode levar o acessório para qualquer lugar – e funciona de verdade para definir os músculos e queimar calorias. É experimentar para ver: preparamos uma aula rápida para trabalhar o corpo inteiro em apenas 15 minutos por dia.
Por Gabi Comis Fotos Luciana Cristhovam

Tudo o que a gente quer na reta final do ano é conseguir dar conta da rotina (normalmente mais corrida do que nos outros meses) sem precisar deixar nada de lado - muito menos a ginástica. Só tem 15 minutinhos para malhar? Faça desse limão uma limonada e exercite o corpo inteiro com esta aula preparada pelo personal trainer Veron Oliveira, da academia Bio Ritmo, em São Paulo. 


Você só precisa de um elástico, que pode ser do tipo com manoplas (como o que usamos aqui) ou aquele no formato de faixa. "Com o acessório, dá para tonificar os músculos do corpo todo, ganhar força e melhorar o condicionamento físico", fala Veron. Isso porque você deve colocar força nas fases concêntrica (contração) e excêntrica (relaxamento) do movimento, para controlar o acessório e impedir que ele dê trancos ou escape. Fora que, para manter o equilíbrio e evitar que o corpo oscile, é preciso permanecer com o abdômen contraído o tempo todo. Ou seja, se feita direitinho, a aula vale por uma série caprichada de abdominais também. Bom, não? Isso porque você ainda não viu os resultados: incríveis!

Faça esta aula de 4 a 6 vezes por semana. A ideia é realizar os treinos A e B em dias intercalados e, assim, trabalhar grupos musculares diferentes alternadamente. Malhe em circuito: após completar as repetições de um exercício, passe ao seguinte sem pausa, até o último movimento da série. Dê um intervalo de 45 segundos antes de começar a próxima série; complete 3 circuitos.

MONTE A SUA AULA
Iniciante: 3 séries de 10 repetições

Intermediária: 3 séries de 12 repetições
Avançada: 3 séries de 15 repetições 


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  • Treino A (parte da frente das coxas, glúteos, ombros e tríceps)

    1.
     Agachamento + desenvolvimento
    Em pé, pise no meio do elástico com as pernas afastadas na distância dos quadris e segure uma manopla em cada mão, com os cotovelos em um ângulo de 90 graus. Flexione os joelhos e projete os quadris para trás ao mesmo tempo que estende os braços acima da cabeça. Volte devagar.

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