Cidade ganha Comunidade Terapêutica, um espaço seguro e acolhedor para tratamento de dependentes químicos
![]() |
A secretária municipal Cris Mansur: ‘É importante prevenir e conscientizar a população sobre o problema | Foto: Divulgação |
Profissionais de várias áreas
A Comunidade Terapêutica do Alecrim terá clínico-geral, neurologista, atendimento odontológico, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros, monitores, biblioteca, espaço para terapias em grupo, academia de ginástica, lavanderia, campo de futebol, quadra de vôlei, hidroginástica, salão de jogos e cursos profissionalizantes nas áreas de hotelaria, culinária, artesanato e eletricista, entre outros.
Todos os dormitórios têm banheiro para os internos. Além disso, um dos alojamentos será adaptado com 6 leitos para receber portadores de necessidades especiais.
Na Comunidade Terapêutica, além de receber todo o atendimento necessário para sua recuperação, o interno precisa trabalhar. Eles formam a mão de obra para o cultivo de hortaliças, criação de animais e fabricação de pães e bolos numa minipadaria. Todos os alimentos são para consumo próprio.
A transformação biopsicossocial e espiritual envolve o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades e responsabilidades, gerando os instrumentos necessários para a reinserção social. Segundo especialistas, o trabalho realizado incentiva o usuário a retomar suas relações familiares e profissionais.
Comentários