Site apresenta 10 dicas de ferramentas digitais para jornalistas

litas0602
Eric Newton reuniu dicas para o jornalismo online (Imagem: Reprodução)
Redação Comunique-se
Foi como editor-chefe de um jornal de grande cidade que Eric Newton aprendeu sobre a psicologia de jornalismo. O americano, em texto para o Knight Foundation, explica como é o comportamento dos profissionais de comunicação e as ferramentas digitais que podem auxiliar no trabalho.
De acordo com ele, ao longo dos anos, as coisas mudaram, mas o modo de fazer jornalismo, não. Ele afirma que, neste sistema, é ótimo que a notícia mude a cada minuto, mas não a maneira de fazê-la. Fato é que, com as novas mídias, muitas ferramentas podem ajudar no trabalho do jornalista. A fim de mostrar isso, ele lista 10 produtos e explica qual a funcionalidade de cada.
Veja abaixo a lista:

1. DocumentCloud: Seiscentas redações usam para administrar, escrever e publicar documentos. Permite que os repórteres compartilhem informações.
2. Panda: Modo fácil de usar base de dados, que não requer nenhum conhecimento específico. É possível usar o Microsoft Excel nessa ferramenta. É baseado em informações públicas.
3.  Poderpedia: Permite analisar relações entre líderes cívicos, políticos e de negócios em um país, cidade, companhia ou em uma organização de pessoas. Aponta essas relações e influência redes.
4. Timeline.js: Cria timelines com reportagens que forem linkadas na ferramenta. Ótimo para desenvolver habilidades gráficas.
5. Scraper Wiki: Ferramenta mais avançada. Você pode digitar código digital para obter, limpar ou analisar conjunto de dados. Ou você pode requerer a análise junto à comunidade de cientistas do Scraper Wiki.
6. TileMile/Map Box: É método simples para fazer seus próprios mapas; usa mapas para fazer aplicativos.
7. Frontline SMS: Usado ao redor de todo o mundo, essa ferramenta de texto para celulares permite que você se comunique com um grande número de pessoas de forma organizada.
8. Zeega: Ferramenta que reúne várias mídias e permite que você desenvolva documentários interativos em novos formatos com som, vídeos, imagens e texto.
9. Amara: Sistema de tradução voluntário que pode legendar vídeos em qualquer idioma e torná-los compreensíveis.
10. Ushahidi: Apesar de ser uma ferramenta mais popular, Ushahidi é um poderoso, mas simples sistema de crowdsourcing que permite que as pessoas usem celulares para mapear simplesmente qualquer coisa.

Comentários