Pular para o conteúdo principal

Veja 10 motivos para uma escala em Cabo Frio


Conheça 10 lugares para aproveitar em uma parada de cruzeiro em Cabo Frio Foto: Secretaria de Turismo de Cabo Frio/Divulgação
Conheça 10 lugares para aproveitar em uma parada de cruzeiro em Cabo Frio
Foto: Secretaria de Turismo de Cabo Frio/Divulgação
A cidade litorânea de Cabo Frio é uma das mais belas do Rio de Janeiro. Próxima a outros destinos turísticos do Estado, como Búzios, que também recebe navios de cruzeiro, é escala recorrente de embarcações no litoral brasileiro. Não faltam atrativos naturais, como belas praias e águas claras e tranquilas, e muita história. São geralmente os pontos ligados ao passado que chamam atenção dos visitantes. Confira 10 atrações para quem desembarca em Cabo Frio.



Forte São Matheus – O Forte de São Matheus foi erguido por ordem de Felipe II da Espanha para desempenhar objetivos militares. Feito em argamassa, utilizando cal e óleo de baleia, tem arquitetura com linhas retas, que formam cortinas interrompidas por baluartes de formas simples. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Canal do Itajurú – O Canal do Itajurú lembra a calma e desconhecida Cabo Frio do passado, com um belo cenário bucólico. O por do sol é uma das principais atrações. No canal, escunas ficam ancoradas para passeios em roteiros que incluem também diversas praias da cidade.
Rua dos Biquínis – A conhecida Rua dos Biquínis é a principal concentração de lojas de confecções de moda praia e aeróbica do Brasil e da América Latina. São mais de 100 lojas que exportam boa parte de sua produção. Diversos outros produtos também são vendidos no local, para quem quer aproveitar a viagem e fazer compras.
Igreja de São Benedito – A Igreja de São Benedito foi construída por João Botelho, em 1761, no largo que leva o mesmo nome, e servia para abrigar os escravos que se associavam em irmandades, pois na época eles eram proibidos de frequentar a mesma igreja dos brancos. Com linhas simples, característica do período, é pequena e preserva o melhor da arquitetura religiosa colonial.
Praia do Forte – Localizada no centro da cidade é a praia mais conhecida de Cabo Frio. Tem águas transparentes e cristalinas e é um conhecido cartão postal do Estado do Rio de Janeiro. É nela que fica o Forte de São Matheus, e ao lado direito estão outras duas praias, a das Dunas e a do Foguete.
Ilha dos Papagaios – Esse é um dos locais ideais para mergulho. Os visitantes podem aproveitar as águas cristalinas para observar a rica fauna e flora marinha, com tartarugas, arraias, diversas espécies de peixes como xaréu, olhete, pargo, além dos corais. Também há moluscos, lagostas, polvos e moreias.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Assumpção – Pode-se dizer que a Igreja Matriz viu a cidade de Cabo Frio nascer. Construída em 1615, em estilo jesuítico, seus altares são barrocos: no altar-mor está a imagem da padroeira, em madeira ricamente estofada, esculpida em Lisboa.
Convento Nossa Senhora dos Anjos – Esse convento que é um dos marcos da arquitetura religiosa do período colonial, só teve sua construção concluída 81 anos depois do Capitão-Mor de Cabo Frio, Estevão Gomes, doar a área para a Ordem Franciscana, em 1615. Ele fica ao lado do cemitério Franciscano e próximo à Capela de Nossa Senhora da Guia, formando assim o conjunto arquitetônico mais importante da cidade em termos de patrimônio histórico.
Bairro da Passagem – O bairro da Passagem é o mais antigo de Cabo Frio e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com casarios centenários, ruas estreitas, calçamento irregular e casas no estilo colonial, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico, abriga também uma vida cultural intensa.
Centro – O Centro de Cabo Frio concentra boa parte do patrimônio histórico da cidade, além de belas praias. Lá estão a Praça Porto da Rosa, com o busto em homenagem ao escritor Teixeira e Souza, a Igreja Matriz, o Charitas, o Museu Casa de Cultura José Dome, uma construção do século XVIII, entre outros prédios históricos.

Canarinho Press
Terra

Comentários