‘Baixinha, gorducha e dentuça’: Mônica completa 50 anos

Parabéns, Mônica
Quem diria que uma personagem dos quadrinhos baixinha, gorducha, dentuça e de pavio curto chegaria aos 50 anos? Surgida em 3 de março de 1963, como coadjuvante em uma tira do Cebolinha, outra criação de Mauricio de Sousa, a Mônica foi inspirada em um dos dez filhos do autor. A menina, de sete anos nos quadrinhos, já ganhou uma série adolescente, de imenso sucesso de vendas, no estilo mangá, e deve crescer, em breve, mais alguns anos, em uma versão adulta, para os leitores mais velhos.

E a versão original da Mônica, devidamente acompanhada dos amigosCebolinha, Cascão e Magali, aparecerá em uma graphic novel produzida a quatro mãos pelos irmãos Vitor e Lu Caffagi. O lançamento é no mês que vem e, segundo Vitor, será uma HQ "para quem já leu as histórias da turma um dia, para aqueles que tiveram grandes amigos na infância e para quem sonhou em sair caçando um tesouro com os Goonies".
É o segunto título da série "Graphic MSP", em que diversos autores criamnovas histórias em quadrinhos para os velhos personagens de Mauricio. A ideia surgiu no livro "MSP 50" e o primeiro álbum foi "O astronauta", por Danilo Beyruth. Os próximos serão Chico Bento por Gustavo Duarte e Pitecopor Shiko.
A primeira tira
 Mas a lista de eventos e lançamentos relacionados ao aniversário de 50 anos da Mônica é imensa, e inclui até uma exposição, que começou há poucos dias, na cidade de São Paulo, em que diversos desenhistas fazem as suas próprias versões do coelho Sansão, aquele que a personagem carrega quase sempre consigo e, volta e meia, arremessa na direção dos meninos. Afinal, também é aniversário dele. E você sabia que, originalmente, Sansão era amarelo e recheado de palha? Será lançada, inclusive, uma versão do coelho, em pelúcia, nesta cor, para vendas. Veja abaixo, o que já está programado:
Bolo da Mônica com Amor aos Pedaços – Parceria com a Amor aos Pedaços, rede de doçarias que possui mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil, nas quais será disponibilizado o Bolo da Mônica, uma receita inédita criada especialmente para o aniversário da personagem. Além do bolo, também será lançado o Kit Mestre Cuca da Mônica que contém um minibolo de chocolate, uma bisnaga de brigadeiro e confeitos para decorar.


Exposição Sansão também faz 50 anos – No Memorial da América Latina, em São Paulo, mais de 70 desenhistas do Brasil homenageiam o Sansão, o inseparável coelhinho de pelúcia da Mônica, que também queria ser lembrado.

Novo site – Após um longo período, o site da Turma da Mônica será totalmente reformulado para o Ano da Dentuça. Um site novo, com conteúdos inéditos e muita diversão. Ela e os fãs bem que mereciam esse presente, né? 

Mônica Mundi – O espetáculo Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica estreará no Rio de Janeiro, no dia 3 de março de 2013, dia do aniversário da Mônica – foi nessa data, em 1963, que foi publicada sua primeira tira, na Folha de S.Paulo. Na ocasião, acontecerá um coquetel comemorativo e será cantado parabéns para a Mônica com a presença do seu criador, Mauricio de Sousa.

Exposição Mônica 50 anos – A trajetória da personagem contada por meio de originais, animações, esculturas e até o primeiro e original coelhinho em uma grande exposição interativa sobre a Mônica, em São Paulo. 

Panini – O primeiro lançamento comemorativo aos 50 anos da Mônica chega às bancas já no início de março: a revista mensal Mônica nº 75 terá formato especial, com capa comemorativa metalizada e maior número de páginas. A publicação traz a história inédita “7 coisas para fazer antes dos 7”, na qual o Cebolinha ajuda a Mônica a realizar sete coisas antes que ela complete sete anos de idade. E para comemorar o primeiro meio século de sucesso da personagem, a publicação traz também a história número um da personagem. Mônica nº 75, com 96 páginas e formato 13 x 19 cm, tem distribuição nacional e preço de capa de R$ 4,90.

No decorrer do ano, haverá várias outras novidades, como a coleção, em dois volumes, Todas as capas da Mônica, que relembrará todas as capas da revista mensal da dentuça, desde a primeira, em 1970; um livro com as capas comentadas e as curiosidades por trás delas; e um livro especialíssimo em homenagem à primeira-dama do quadrinho nacional, no qual 150 desenhistas e ilustradores, do Brasil e do mundo, retratarão a Mônica; e muito mais. Aguarde!

Cartoon Network – O canal homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos da Mônica, com a celebração do Mês da Mônica no Cartoon Network, em setembro, e com pílulas comemorativas durante toda a programação de 2013. 

Mônica Toy – Para marcar as comemorações dos 50 anos da personagem, será lançada uma nova versão da Turminha tão conhecida pelos brasileiros, a Turma da Mônica Toy. Será uma releitura com uma linguagem bastante atual, voltada para o público jovem-adulto, com um humor diferente, em vinhetas de 30 segundos. O lançamento acontecerá na grade noturna do canal Cartoon Network.

Cinemark – parceria com a rede de cinemas para realização do Mês da Mônica no Cinemark, em outubro, com conteúdos da Turminha nas telonas de todo o Brasil e exibições de vinhetas comemorativas durante a programação de 2013.

Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta – Remontagem da primeira peça de teatro da Turminha, nos anos 70. Uma superprodução, nos moldes dos grandes espetáculos da atualidade, com estreia em abril, no Teatro GEO, em São Paulo, e futura itinerância. Com figurino de Fause Haten, cenografia de Paulo Corrêa e iluminação de Ney Bonfante.

Relançamento de brinquedos que marcaram época – A primeira boneca da Mônica, lançada pela Troll no final da década de 60, será relançada em parceria com a Multibrink. Já a Grow relançará os brinquedos Estrelinha Mágica e Mônica MixFace, dois clássicos da personagem.

Linha de produtos retrô – Lançamento de produtos icônicos de décadas passadas, como estojo anos 80 e Cubo Mágico com a Mileno, a nova licenciada da MSP. 

Sansão Amarelo – Lançamento do primeiro coelho da Mônica, o Sansão amarelo. Originalmente, ele era amarelo e recheado de palha, mas pouca gente sabe disso! Agora, ele será lançado pela Mileno, mas, claro, em pelúcia.

Festas da Mônica – Eventos sociais em comunidades carentes para a comemoração do Aniversário da Mônica. Serão grandes festas, com bolo, parabéns para a personagem e muito mais.

Ações de Varejo – O Ano da Dentuça marcará a entrada oficial da Mauricio de Sousa Produções em ações no varejo. Haverá promoções “Comprou, Ganhou” nos pequenos e médios varejos e, para o grande varejo, uma ação em parceria com a Kimberly Clark (Huggies Turma da Mônica), que levará muita diversão para os pontos de venda.

Giraffas® – O Giraffas será o restaurante oficial do Mônica 50 anos. Ao longo do ano, a Mônica e sua turma serão os convidados da GiraTurma, personagens criados pela rede, nas GiraSurpresas e nos materiais de ponto-de-venda nas 400 lojas da rede. Serão seis datas durante o ano onde, na compra de um GiraPrato, a opção saudável do Giraffas para a criançada, o consumidor receberá uma GiraSurpresa da Turma da Mônica. A rede pretende investir R$ 4 milhões em campanhas de divulgação das ações relacionadas a essa parceria.

Redes Sociais – A comemoração do aniversário acontecerá também nos meios digitais. Haverá diferentes aplicativos para Facebook para celebrar o Ano da Dentuça, como envio de um cartão de aniversário para a personagem, um concurso cultural e até um grande parabéns em vídeo! Tudo isso no canal oficial da Turminha – www.facebook.com/turmadamonica.

Lojinha Mônica 50 anos – Será lançada uma área especial chamada “Mônica 50 anos” dentro da Lojinha da Mônica (www.lojinhadamonica.com.br), com produtos superexclusivos. Canecas, camisetas, cadernos e outros produtos com temática das décadas de 1960 a 2000.

Desfile Mônica 50 anos – A comemoração chegará também ao mundo da moda. Em parceria com a Apoena, haverá, no Rio de Janeiro, em abril, um desfile comemorativo em que os fãs podem esperar por uma releitura divertida e sofisticada da Mônica. Apoena é uma marca coletiva de moda que produz com artesãs de Brasília roupas bordadas à mão. Mais que isso: é um projeto social que muda a vida de muitas mulheres. Além de capacitar as artesãs, a Apoena, por meio do Instituto Proeza, oferece aos filhos das bordadeiras aulas de reforço escolar, ballet, jiu-jitsu e street dance. Com as crianças em segurança, as mães podem dedicar uma parte do seu tempo ao bordado. As ações do Instituto Proeza são apoiadas por UNESCO, Criança Esperança, TV Globo e Caixa Econômica Federal. O desfile contará ainda com a parceria de profissionais renomados do mercado da moda, como o estilista Walter Rodrigues, o stylist Marcelo Hirata, o DJ Felipe Venâncio, o maquiador e cabelereiro Robert Estevão e a produção executiva da Cláudio Gomes Produções.

Projeção Mapeada – Para finalizar as comemorações, acontecerá um grande evento público, com uma animação inédita da Turminha sendo projetada na mais alta tecnologia de mapping.

Selo Mônica 50 anos – Em 2013, os produtos da Mauricio de Sousa Produções terão um selo Mônica 50 anos para marcar o Ano da Dentuça. Fora isso, diversos produtos terão embalagens comemorativas e edições especiais. Dentre eles, os sorvetes Jundiá e os miojos Nissin, a linha de papelaria exclusiva da Encaixe, a linha completa de festas da FastColor, os cases de iPhone da iWill, as frasqueiras em parceria com a Luen Travel, os ventiladores da Spirit, a Totebag da Pacific e muito mais. No segmento de vestuários e calçados, haverá produtos comemorativos com a Trifill, Brandili e Dupé.

Correios – Para os 50 anos da Mônica haverá também um projeto especial com os Correios. A parceria consistiráem uma folha base com 12 selos postais que retratarão a evolução da personagem, selos de Natal e a criação de aerogramas. Nos aerogramas, que poderão ser adquiridos nos Correios, os fãs poderão expressar seus votos de parabéns para a personagem e encaminhar diretamente para a Mauricio de Sousa Produções.

O coelho Sansão na visão de Eduardo Schloesser
http://oglobo.globo.com/blogs/Gibizada/posts/2013/03/02/parabens-monica-488317.asp

Comentários