Botafogo vence Vasco, conquista 7ª Taça Guanabara e mantém longo jejum do rival


Vasco0x1Botafogo
Botafogo conquistou a Taça Guanabara e manteve o Vasco em jejum de nove anos

Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro

O Botafogo levou a melhor mais uma vez em uma decisão contra o Vasco. Neste domingo, o Alvinegro de General Severiano venceu por 1 a 0 e conquistou a sua 7ª Taça Guanabara. O lateral direito Lucas marcou o gol do título em partida disputada no Engenhão. Com o resultado, o Cruzmaltino segue sem triunfar em um turno no Rio de Janeiro há nove anos. Nas últimas dez finais entre os adversários, o clube da Estrela Solitária venceu nove e está antecipadamente garantido na finalíssima do Estadual. Se também conquistar a Taça Rio, o time do técnico Oswaldo de Oliveira será campeão carioca sem a necessidade de uma decisão.
Dono da vantagem do empate, o Vasco iniciou a partida adotando forte marcação e buscando sair nos contra-ataques. Por sua vez, o Botafogo tentava agredir a meta adversária com frequência. A primeira chance clara foi cruzmaltina. Aos 9min, Carlos Alberto recebeu cruzamento na área pela esquerda, mas finalizou do lado de fora da rede de Jefferson. A equipe de General Severiano respondeu com falta cobrada aos 15min por Lodeiro. Alessandro fez boa defesa.

Vasco x Botafogo neste domingo20 fotos

5 / 20
Volante Marcelo Mattos cai em disputa de bola no clássico contra o Vasco Júlio César Guimarães/UOL
O forte calor na Cidade Maravilhosa não impediu um clássico disputado e bastante corrido. A preocupação vascaína com Seedorf era clara, enquanto o Botafogo tentava neutralizar Carlos Alberto e Bernardo. O Gigante da Colina tinha dificuldades para trocar passes em sequência. Com isso, o Alvinegro voltou melhor após a parada técnica. Tanto que teve boa oportunidade aos 35min. Fellype Gabriel recebeu passe na área do Vasco e finalizou por cima do gol de Alessandro.
A primeira etapa terminou com o Botafogo pressionando. Aos 46min, Seedorf cobrou falta para mais uma defesa de Alessandro. Os times foram para o vestiário com a festa das torcidas nas arquibancadas. O padrão não mudou no início do segundo tempo. Precisando vencer, o Alvinegro se atirou ainda mais ao ataque.
Aos 19min, Seedorf cruzou com perigo da ponta esquerda. A bola bateu em Thiago Feltri e passou com rente à trave esquerda de Alessandro. O Cruzmaltino respondeu aos 30min. Carlos Alberto tentou voleio no canto esquerdo de Jefferson. O goleiro evitou o gol. Mas aos 34min, o Botafogo conseguiu marcar o gol do título.
Após jogada pela esquerda, Bolívar recebeu cruzamento na área e tocou para Lucas. O lateral chegou na entrada da defesa vascaína e mandou firme no fundo do gol de Alessandro. O Vasco ainda marcou aos 37min, mas o gol foi anulado pela arbitragem em razão de impedimento. Não deu tempo para mais nada. Festa Alvinegra e decepção vascaína no Engenhão.

TV BANDEIRANTES: BOTAFOGO COMEMORA TÍTULO DA TAÇA GUANABARA

Personagens da Partida

Melhores

  • Dedé 
    Teve grande atuação e comandou a defesa do Vasco na decisão da Taça Guanabara.
  • Seedorf 
    O nome do Botafogo na final. Dos seus pés saíram as principais jogadas da equipe.

Piores

  • Abuda 
    Errou muitos passes. Foi punido com o cartão amarelo após uma sequência de faltas.
  • Rafael Marques 
    Apagado. Praticamente não tocou na bola e foi substituído durante o segundo tempo.

Resumo da Partida

Vasco0x1Botafogo
Técnico: GaúchoTécnico: Osvaldo de Oliveira
12. Alessandro
4. Nei
26. Dedé
33. Renato Silva
Saiu18. Thiago Feltri Cartão amarelo
Entrou21. Fellipe Bastos
22. Abuda Cartão amarelo
Saiu17. Wendel Cartão amarelo
Entrou87. Dakson
8. Pedro Ken
10. Carlos Alberto Cartão amarelo
7. Éder Luis Cartão amarelo
Saiu31. Bernardo
Entrou20. Romário
1. Jefferson Cartão amarelo
2. Lucas Gol
4. Bolívar
21. Dória
26. Julio Cesar
Saiu5. Marcelo Mattos Cartão amarelo
Entrou31. Vitinho
15. Gabriel
11. Fellype Gabriel
Saiu14. Lodeiro
Entrou19. André Bahia
10. Seedorf Cartão amarelo
Saiu20. Rafael Marques
Entrou7. Bruno Mendes
Compartilhe

Comentários