Caminhada, palestra e atrações culturais marcam Dia da Mulher em Rio das Ostras



A celebração do Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira, 8, começou cedo em Rio das Ostras, com uma caminhada em defesa dos direitos femininos. O evento organizado pela Secretaria de Bem-Estar Social contou com a participação do prefeito Sabino e reuniu centenas de pessoas, incluindo representantes da Administração Municipal e de organizações não governamentais. A programação continuou na Casa da Mulher, durante toda a tarde, e se estendeu até a noite, com shows na Concha Acústica e exposição fotográfica na Casa da Cultura.


Com saída às 10h da Praça José Pereira Câmara, no Centro, a caminhada foi encerrada em Nova Esperança. O prefeito lembrou que o Dia da Mulher é também de luta pelos direitos femininos e lamentou os estupros registrados no ano passado na cidade. “Não podemos esconder os números da violência. Estamos colocando câmaras de monitoramento em toda a cidade e assinamos um convênio com a Polícia Militar para aumentar o policiamento nas ruas da cidade”, afirmou Sabino.  
A Casa da Mulher, centro de referência que presta gratuitamente serviços jurídicos, sociais e psicológicos às vítimas de violência, realizou uma série de eventos das 14h às 18h. No local foi inaugurada uma sala de informática para promover cursos profissionalizantes para as assistidas. A programação dessa sexta-feira contou com o Dia da Beleza, oferecendo serviços de manicure, cabeleireiro, depilação e maquiagem gratuitos. A palestra com o tema “Violência contra a Mulher”, ministrada pela médica ginecologista Celi de Souza Nunes Rodrigues de Sá, especialista em Sexologia, fechou o evento.
Durante todo o dia, primeiro na Praça José Pereira Câmara e em seguida na Casa da Mulher, profissionais da Secretaria de Saúde orientaram sobre sintomas e prevenção do câncer de mama e útero, hipertensão, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis. Também foram aferidas a pressão das mulheres e distribuídos preservativos.

CULTURA - Para homenagear a mulher riostrense e valorizar seu papel na sociedade, a Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) preparou uma programação com shows e exposição fotográfica. A mostra, que vai ficar em cartaz até 31 de março na Casa Bento Costa Junior, no Centro, reúne fotos em preto e branco de 30 mulheres que representam as mais diversas profissões.
Para quem gosta de Música Popular Brasileira, a atração são os shows com cantoras locais que interpretam artistas como Ivan Lins e Elis Regina. As apresentações acontecem a partir das 21h30, na Concha Acústica, na Praça São Pedro, Centro. Participam do show Débora Fonseca, Noemi, Angélica de Paula, Paola Mara, Márcia Costa, Keila Silva, Renata Cabral, Fernanda Sant’anna, Lu Oliveira, Beatriz Deparlie e Thaís Macedo.
No sábado, dia 9, o grupo Jazzsambô fecha a programação com show gratuito, às 18h, na Concha Acústica da Praça São Pedro.

Comentários