Papa Francisco recusa vestir capa de Bento XVI: 'O Carnaval acabou'


Reprodução
O carisma e o desprendimento do Papa Francisco aos bens materiais parecem ser os grandes trunfos do novo pontificado. Em seu primeiro discurso como líder da Igreja Católica, o argentino Jorge Mario Bergoglio disse que não sabia por que tinham ido escolher o Papa no fim do mundo, arrancando risos dos fiéis. Neste sábado, a imprensa italiana divulgou que ele recusou vestir a capa vermelha decorada usada por Bento XVI em cerimônias importantes e respondeu ao Mestre de Cerimônias: "Não, obrigado, monsenhor. Você pode vesti-la. O Carnaval acabou!"
A postura simples e humilde do novo Papa já fez o povo perceber que "a era do papa-rei e da corte do Vaticano acabou", como colocou o colunista do jornal Corriere Della Sera. O Papa Francisco também deixou os funcionários do Vaticano sem chão quando tomou posse do Apartamento Papal no Palácio Apostólico e disse que havia espaço para 300 pessoas no recinto. "Eu não preciso de todo esse espaço", teria dito.


O Papa Francisco ainda não deu sinais de quem vai escolher para ocupar o cargo de secretário de Estado, o segundo na hierarquia da Igreja. O pontífice pretende fazer as nomeações no tempo e ritmo dele e já deixou pistas de que muitos cardeais podem ser substituídos de seus cargos.
http://www.sidneyrezende.com

Comentários