Petrópolis, a Cidade Imperial, comemora 170 anos neste sábado

Programação começa com missa na Catedral São Pedro de Alcântara.
Show de Preta Gil foi adiado para o próximo sábado (24)
Petrópolis, Cidade Imperial, faz 170 anos (Foto: Divulgação)
Petrópolis, Cidade Imperial, faz 170 anos e é um dos principais polos turísticos do Rio. (Foto: Divulgação)
Hoje (16) é dia de comemorar os 170 anos de Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio, conhecida como a Cidade Imperial das Américas.  Uma ampla programação, que inclui arte, cultura, história e lazer, promete despertar o sentimento de amor à cidade nos petropolitanos e visitantes. Pela primeira vez, a data será comemorada o ano inteiro e procurará resgatar, ao longo de 2013, a imagem de D. Pedro II e sua importância para a cidade escolhida para passar grande parte de seu governo.


O sábado terá uma programação especial, que começa às 10h com a missa em homenagem ao município na Catedral São Pedro de Alcântara. Na saída da Catedral, uma surpresa para os convidados: a Banda Marcial Wolney Aguiar fará uma apresentação especial em homenagem ao centenário de seu fundador, que dá nome à banda. Em seguida, o prefeito Rubens Bomtempo faz a tradicional homenagem ao engenheiro Julio Frederico Koeler, responsável pelo planejamento urbanístico de Petrópolis, com o depósito de coroa de flores no monumento em frente à Catedral. Quem acompanha o evento é a Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Às 12h, o palco das homenagens é a Praça D. Pedro. Uma coroa de flores será depositada na estátua de Dom Pedro II. A Guarda de Honra Imperial e a Banda Marcial Imperador Pedro II também participam das homenagens. Uma das principais escolas municipais do Centro Histórico – o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio – promoveu nessa semana um concurso de redação para que os alunos do ensino fundamental pudessem expor seu amor pela cidade. O texto será lido pelo aluno vencedor logo antes do corte do bolo de aniversário de Petrópolis de 1,70 m. A Secretaria de Meio Ambiente também dá início à distribuição de mudas de árvores nativas da região. E para a criançada curtir o feriado, o grupo de recreação infantil Plim Plim dá o tom da brincadeira.
Orquestra Sinfonica Mariuccia Iacovino  (Foto:  Anaceli Nuffer)Orquestra Mariuccia Iacovino (Foto: Anaceli Nuffer)
No Palácio de Cristal, às 17 horas, acontece a apresentação do Trio Extemporâneo interpretando Bach, Vivaldi e Piazzolla – com Rodrigo D´Ávila na flauta transversa, Rafael Geraets no violino e Walli Borghoff ao piano; no Theatro D. Pedro, às 18 horas, será a vez da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, com regência do maestro Luis Mauricio Carneiro, apresentando um repertório de música brasileira (ingressos a R$ 1,00), numa parceria com a
Dell´Arte.

Show da Preta Gil é adiado 
Em virtude da previsão de chuva em Petrópolis neste sábado à noite, o show da cantora Preta Gil & Bloco da Preta, marcado para 20h, juntamente com bandas locais, foi transferido para o dia 24 de março, domingo, a partir das 18 horas. O show continua integrando a programação de aniversário dos 170 anos de Petrópolis, que será comemorado o ano inteiro pela Prefeitura.

Comentários