Prefeitura de Cabo Frio realiza limpeza no Canal Itajuru

Pescadores voluntários participaram do trabalho.
Objetivo é melhorar a navegação e o turismo no canal.
O Canal do Itajuru, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, passou por uma limpeza nesta segunda-feira (25). Em uma hora de trabalho, cerca de 200 pneus foram recolhidos. Também foram retirados do canal potes de plástico, latas e até um copo de liquidificador.

A equipe conta com pescadores voluntários, quatro barcos e quatro mergulhadores. O Canal Itajuru tem cerca de sei quilômetros de extensão e é a única ligação do mar com a lagoa de Araruama.
A primeira etapa da limpeza está sendo feita nos cerca de 600 metros entre o Terminal Turístico e o Mercado do Peixe, e deve durar entre 10 e 15 dias. Até o fim de abril, 18 carcaças de barcos abandonados vão ser retiradas da água, com custo entre R$ 40 e R$ 60 mil reais para a prefeitura.
O objetivo do trabalho é melhorar a navegação no canal, tanto para a pesca, quanto para o turismo. Nos próximos dois meses será feito um novo balizamento de profundidade para definir os pontos onde serão necessários retirar bancos de areia.
O processo de balizamento será feito em parceria com o governo estadual. Todo o material recolhido no mutirão de limpeza será levado para o aterro sanitário. Os pneus que tiverem em condições serão reciclados.
Durante todo o dia de trabalho nesta segunda-feira, segundo a prefeitura, 390 pneus foram recolhidos. O trabalho continua na terça-feira (26).
do G1

Comentários