Pular para o conteúdo principal

Em Búzios, artistas expõem peças de lixo reciclado durante evento de moda


O Fashion Cruise desembarcou em Búzios, no Rio de Janeiro, nesta terça (9). O iate clube da cidade, que recebeu diversos desfiles durante o dia, abrigava também uma exposição inusitada. O projeto convidou artistas para criarem lixeiras feitas de material reciclado, que mais tarde serão doados à prefeitura. As obras deverão ser distribuídas em locais turísticos de Búzios.


A designer Adri de Macedo é uma das artistas que participa da exposição. “Tivemos sete dias para fazer o cesto de lixo. Peguei tudo que tinha no ateliê, no meu quintal e quis fazer algo mais conceitual. Criei uma lixeira que questiona a existência do lixo”, contou. A artista cria luminárias, telas, móbiles e esculturas com material reciclado.  “Faço um desenho para criar uma solução para o lixo voltada para decoração e arte para casa. A ideia é trazer o lixo que você produz de volta, com uma utilidade para o lar”, explicou.
Já Sérgio Paulo Soares se auto intitula um artista prático. Ele desmonta barcos e recolhe materiais de mergulho para criar suas obras, misturando madeira pesada com pinturas delicadas. “Eu tinha uma semana, mas montei a minha lixeira em duas horas usando duas polpas de barco. Fiz uma pintura do mapa da cidade em um lado e uma paisagem do outro e adicionei uma mensagem dizendo S.O.S Mangue de Pedra, porque esse é um lugar lindíssimo onde estão querendo construir um condomínio”, disse.
Incentivar não apenas a limpeza das ruas, mas das cabeças das pessoas é a proposta de Gerson Portela. “Vim de uma família que trabalhava com construção civil e moro em Búzios há 11 anos. Atualmente tenho uma chamada Mosaico de Portela e trabalho com revestimento. Comecei a juntar restos de obra e a bagunça da cidade e passei a brincar com mosaicos, que para mim são quebra-cabeças divertidos. Fiz uma lixeira brincando com o Pac Man e com a ideia dele se alimentar com o lixo do universo”, revelou.
Argina Seixas também aplicou a experiência adquirida criando obras a partir de madeira de demolição e material reciclado para fazer a lixeira que apresentou na exposição. “Inicialmente pensei em criar a lixeira com lata de tinta, mas achei que ficaria muito pequeno. Então tive a ideia de fazer com um tambor de máquina de lavar revestido com lona. Trabalho muito com recorte também”, afirmou. Sua obra possui as cores verde e amarelo e uma banana, que remetem às belezas naturais do Brasil. “Como vamos doar para a cidade também precisava ter uma vida útil mais longa. Provavelmente elas ficaram em um lugar mais aberto e visível aos turistas então tive essa preocupação com a durabilidade”, revelou.
Fashion Cruise
A quinta edição do Brazil Fashion Cruise percorre o litoral brasileiro entre 8 e 12 de abril com tendências a bordo do Splendour of the Seas, da Royal Caribbean. A única passarela em alto-mar do mundo reúne grandes nomes da moda brasileira, estudantes, empresários e jornalistas. Entre eles, Dudu Bertolini e Rita Comparato (da grife Neon), Thais Gusmão, Jacques e Janine Goossens (do salão Jacques Janine) e a cantora Corona.
Terra

Comentários