Hemolagos de Cabo Frio tem estoque para apenas mais um dia


Nas gavetas do banco, tem uma média de duas a quatro bolsas por tipo.
Tipo AB negativo não tem mais bolsas de sangue.

 O estoque de sangue do Hemolagos que fica em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, está muito baixo e a previsão é de que ainda nesta sexta-feira (12), todo o estoque do banco esteja esgotado. Nas gavetas, restam apenas de duas a quatro bolsas por tipo sanguíneo. Não mais nenhuma bolsa do tipo AB negativo.



A administração do Hemolagos convocou uma assembleia com representantes dos municípios para definir a participação de cada um; a reunião deve acontecer até o fim do mês. Com a crise, o horário de atendimento foi reduzido desde o início do mês. Antes, a unidade funcionava das 8h até às 16h e reduziu o expediente até as 13h.A dívida do centro chega a R$ 100 mil reais que é, também, o valor da despesa mensal. A principal fonte de recursos da instituição sem fins lucrativos é o SUS, cerca de R$ 40 mil. O estatuto do banco de sangue prevê que os nove municípios que usam o serviço deveriam apoiar o Hemolagos, mas não define como. Algumas cidades fornecem funcionários e nenhum destina verba.

Nesta quinta-feira (11), o banco de sangue teve que encerrar o atendimento antes mesmo desse horário. Por volta das 9h30, doadores começaram a ser dispensados porque não havia material suficiente para coleta de sangue.
A administração do Hemolagos enviou ao Governo do Estado um pedido de fornecimento de material necessário para continuar com o serviço. Nesta quinta, a administração teve a resposta de que vai receber menos da metade do que foi pedido.
O Ministério Público está no aguardo de uma posição das prefeituras que são beneficiadas pelo banco, para resolver esse impasse.

Comentários