Internauta flagra tornado de baixa intensidade em Maricá


Inmet confirmou ser de tornado de baixa pressão
Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na manhã deste domingo (21) em Maricá (Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na
manhã deste domingo (21) em Maricá
(Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)
O internauta do G1 Alessandro Figueira registrou uma formação de um tornado de baixa intensidade na cidade de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O fenômeno foi registrado por volta das 10h15 da manhã deste domingo (21) e teria durado cerca de cinco minutos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fotos são realmente de um tornado de baixa intensidade. O tornado, ou centro de baixa pressão, foi visto pelo internauta do aeroporto de Maricá, onde trabalha como auxiliar de escritório.
“Foi a primeira vez que eu vi algo assim. Eu estava trabalhando quando meus amigos apontaram algo no céu e foi então que eu vi o formato na nuvem. Ficou assim por cerca de cinco minutos e quase chegou a tocar o chão. Aproveitei o momento para tirar a foto”, disse o jovem Alessandro Figueira.
  •  
Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na manhã deste domingo (21) em Maricá (Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na manhã deste domingo (21) em Maricá (Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)
Nota da redação: Segundo a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, o Inmet não possui nenhuma estação próximo da região de Maricá, o que dificulta identificar mais detalhes sobre o fenômeno. Mas, após analisar as fotos, ela confirmou que o flagrante foi realmente de um tornado de baixa intensidade.
“Esse tornado de baixa intensidade acontece quando há o encontro de ar quente com nuvens carregadas de chuva. Se tocasse o chão poderia se transformar em um tornado e causar mais estragos, mas por enquanto, tudo indica que não tocou o chão. Esse fenômeno é considerado comum e pode acontecer outras vezes na região”, informou a meteorologista Maria das Dores de Azevedo.
Ainda segundo o Inmet, há muita nebulosidade na região e a previsão é de chuvas isoladas nas próximas 48 horas e sol entre nuvens.

Comentários