Internet: Brasil ocupa 5º lugar em ranking global de acesso à web

Segundo relatório da ComScore, 61,48 milhões de pessoas acessaram a internet em fevereiro
James Della Valle
Heavy users
Relatório tem base nos acessos feitos a partir de desktops e notebooks instalados em casa ou no trabalho (Thinkstock)
O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de acessos à internet, de acordo com o instituto de pesquisa americano ComScore. Os números, obtidos com exclusividade pelo site de VEJA, apontam que 61,48 milhões de brasileiros acessaram algum site em fevereiro de 2013, o que deixa o país atrás apenas de China (326 milhões), Estados Unidos (187 milhões), Japão (73 milhões) e Índia (71 milhões).


O relatório computa a quantidade de visitas únicas (feitas por apenas um usuário) realizadas por pessoas com 15 anos de idade ou mais a endereços da internet durante o período determinado. Também é identificado a origem do acesso: desktop ou notebook, residência ou local de trabalho. Não são computados acessos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Para Alex Banks, vice-presidente da ComScore na América Latina, a posição de destaque do Brasil é fruto de dois fatores importantes: o crescimento do número de usuários e as alterações na metodologia utilizada pela empresa para medir os acessos. "O relatório emitido em fevereiro marca uma nova fase em nosso processo de medição da internet. Passamos a adotar técnicas e fontes capazes de oferecer resultados mais precisos", diz.
O executivo alerta que a mudança no procedimento não permite uma comparação precisa dos números atuais com os divulgados em fevereiro do ano passado, quando o Brasil ocupava a oitava posição do ranking – com 45,5 milhões de visitantes únicos. "Estaríamos comparando duas coisas diferentes", diz Banks.

Comentários