Bom dia! Vamos com as manchetes e o resumo dos principais jornais deste sábado, 4 de maio. Nívea Soares se apresenta hoje, em Cabo Frio, na 'Marcha Pela Família'. Grupos de louvor vão percorrer a cidade em dois trios elétricos.




Nívea Soares se apresenta no sábado (4) em Cabo Frio.  (Foto: Divulgação)

Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
Barbosa põe em dúvida novo recurso no mensalão
O Globo
Além da maioridade: Punição de menor por crime dura menos tempo no Brasil
Correio Braziliense
Prostituição na Asa Norte ocorria até em "lan house"
Estado de Minas
Enfim, juntos
Zero Hora
Tarso põe em dúvida PC do B no Ambiente
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Dados do emprego acalmam medo de desaceleração econômica nos EUA
The Washington Post (EUA)
Índice do desemprego cai, um sinal que anima bolsas
The Times (Reino Unido)
Cameron engole palavras após banquete de Farage
Clarín (Argentina)
Lázaro Báez é investigado por lavagem de dinheiro
O Globo
Manchete: Além da maioridade: Punição de menor por crime dura menos tempo no Brasil
Entre 17 nações da Europa e das Américas, país impõe o castigo mais brando.
Enquanto o brasileiro com até 18 anos que mata ou estupra fica, no máximo, três anos internado, em países como a Inglaterra e os Estados Unidos a Justiça prioriza a gravidade do crime e pode tratar o menor como adulto.

Apesar de terem maioridade penal igual ou parecida à do Brasil, diversos países da Europa e das Américas possuem em suas leis possibilidades de punições mais severas para adolescentes infratores. No Brasil, a punição máxima de três anos de internação está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), alvo de críticas por não aplicar maior rigor aos autores de crimes de extrema violência. Da lista que reúne dados coletados pelas Nações Unidas, somente a Alemanha limita ao mesmo período o castigo imposto aos menores infratores. Porém, em países como a Costa Rica, um adolescente pode ficar até 15 anos privado de liberdade. Na França, a partir dos 16 anos a justificativa de menoridade pode ser descartada.



Castigo para o menor Infrator

15 anos
A punição limite para jovens na Costa Rica.

5 anos
Tempo máximo fora das ruas na Espanha. (Págs. 1 e 3)

Tragédia coletiva: Os acidentes de ônibus do dia
Mulher morre atropelada e homem é atingido enquanto esperava no ponto.

Ônibus desgovernados fizeram mais duas vítimas ontem de manhã no Estado do Rio. Em Nova Iguaçu, um coletivo atropelou e matou uma mulher. Quase no mesmo horário, um ônibus, após bater em outro em São Cristóvão, subiu a calçada e atingiu um homem que aguardava no ponto. A vítima ficou espremida entre o veículo e o poste e teve que passar por uma cirurgia no braço. O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que a quantidade de acidentes envolvendo ônibus nos últimos dias é preocupante. (Págs. 1 e 10)

Dois pra lá, dois pra cá
Adversários na disputa eleitoral de 2014, a presidente Dilma Rousseff e o senador tucano Aécio Neves foram cordiais ao se encontrarem na Expozebu, em Minas, e até se abraçaram. Depois, tomaram cafezinho com Lula. (Págs. 1 e 8)
Sob o comando de Alá: Muçulmanos querem a lei islâmica
Pesquisa em 39 países do mundo muçulmano indicou que maioria dos entrevistados quer viver sob os ditames da sharia, a lei islâmica: 90% condenam homossexualismo, 85% acreditam que as mulheres devem sempre obedecer aos maridos, e 25% apoiam a prática de atentados suicidas. (Págs. 1 e 28 e 29)
EUA: rigor com visto estudantil
A Imigração fará maior controle após a entrada ilegal de um cazaque investigado no atentado de Boston. (Págs. 1 e 29)
Economia em queda: Indústria cresce abaixo do esperado
A produção industrial brasileira cresceu só 0,7% em março em relação a fevereiro.

O número ficou abaixo das projeções. No lº trimestre, houve queda de 0,5%. Mercado já reduz estimativas para o PIB. (Págs. 1 e 23 e Míriam Leitão)

Enquanto isso, na Argentina...
Cresce especulação de novas restrições cambiais, o que prejudicaria as exportações brasileiras. (Págs. 1 e 24)
Liberdade de imprensa: Brasil cai em ranking mundial
Cinco assassinatos de jornalistas em 2012 levaram o Brasil a cair nove posições em ranking de liberdade de imprensa, divulgado ontem pela ONG Repórteres Sem Fronteiras. Entre 179 países, o Brasil é o 108 e colocado. (Págs. 1 e 9)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Barbosa põe em dúvida novo recurso no mensalão
Presidente do STF afirma que a Corte ainda deve decidir se embargos infringentes ‘existem ou não’.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, questionou ontem a validade dos embargos infringentes, recursos que podem mudar sentenças do julgamento do mensalão. De acordo com o ministro, a Corte ainda deverá decidir se eles “existem ou não”. Isso porque a medida foi extinta na reforma do Código de Processo Civil, mas o regimento do STF manteve essa possibilidade. Os embargos infringentes são usados em sentenças em que houve ao menos quatro votos pela absolvição do réu. E o caso da condenação do ex-ministro José Dirceu por formação de quadrilha. Barbosa falou na Costa Rica, onde está em evento da Unesco pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em discurso, ele afirmou que a Justiça brasileira pune pobres, negros e quem não tem relações políticas, criticou a conexão de “advogados poderosos” com o Judiciário e a quantidade de recursos possíveis e ainda atacou o foro privilegiado. (Págs. 1 e política A4)

Aécio deixa palanque onde Dilma discursava
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível candidato à sucessão presidencial em 2014, abandonou o palanque que dividia com a presidente Dilma Rousseff, ontem, na abertura da ExpoZebu, em Uberaba. Sua assessoria alegou que ele tinha um compromisso. Aécio e Dilma se cumprimentaram no início do evento, conversaram rapidamente e se reencontraram depois em almoço, com a presença do ex-presidente Lula. (Págs. 1 e Política A6)
Lula e os ‘dois PTs’
Em livro, Lula diz que há o PT “eleitoreiro" e o "da base". E que foi contra a Carta ao Povo Brasileiro. (Págs. 1 e A6)
Para mercado, PIB vai crescer menos de 3%
Bancos e consultorias reveem para baixo as projeções de crescimento da economia do País para o ano. A maioria indica aumento do PIB inferior a 3%. A produção industrial cresceu 0,7% em março, desempenho aquém do esperado. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)
Rolf Kuntz: Bric sem rumo e sem estratégia 
Jim O’Neill parecia ter feito uma boa aposta quando inventou a sigla Bric. Só parece ter esquecido um detalhe: a qualidade da política. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Notas & Informações: Protecionismo questionado
O Brasil começa a ser visto por EUA, União Europeia e Japão como parceiro comercial não confiável. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Prostituição na Asa Norte ocorria até em "lan house"
Denúncias de moradores levam à interdição de 11 estabelecimentos irregulares suspeitos de funcionar como pontos de exploração sexual e tráfico de drogas. Operação ocorre 12 dias após assassinato de garota de programa em quitinete na 210. (Págs. 1 e 19)
Mensalão:Recursos não mudam penas, diz Barbosa
San José (Costa Rica) — Presidente do STF afirma que recursos dos réus não têm poder para alterar condenações. "Tecnicamente, não”, ressalvou. Advogado de Jefferson pediu que Lula também seja investigado no caso. (Págs. 1 e 2 e 3)
Crise aponta para PIB abaixo de 3%
Elevação de apenas 0,7% na produção industrial, recessão na Europa e desaceleração na China derrubam previsões de crescimento no Brasil. (Págs. 1 e 8)
Recupera DF: Negocie e reduza dívida em até 99%
Programa da Secretaria de Fazenda concede abatimento nos juros e nas multas de pessoas físicas e de empresas em débito com o Fisco local. Prazo para acertar as contas se encerra no dia 29. (Págs. 1 e 27)
Terrorismo: Viúva está na mira do FBI
Polícia investiga se Katherine, mulher de um dos acusados do atentado em Boston, ajudou a planejar o ataque. Ela pode ter acessado sites de grupos islâmicos radicais. (Págs. 1 e 15)
Brasília, a bezerrinha clonada
O animal foi criado pela Embrapa, no DF, a partir de células do tecido adiposo, numa experiência inédita no Brasil. (Págs. 1 e 18)
Sancionado projeto que beneficia professores (Págs. 1 e 20)

GEAP demite gerente suspeito de corrupção (Págs. 1 e 11)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas
Manchete: Enfim, juntos
Quatro de maio de 2013. Um dia na vida de Paul McCartney, um dia para a história de Belo Horizonte. O beatle que, logo depois do fim da banda mais popular do planeta, cantou que gostaria de viver no coração do campo, enfim chegou ao coração do país. Que ele vive no coração dos mineiros, não há dúvidas: os ingressos esgotados para a abertura da turnê mundial, às 21h30 de hoje no Mineirão, reafirmam essa certeza.

Hoje é o dia em que belo-horizontinos como os da foto acima - Diego, Léa, Luciana, Erick, Cláudio, Roberto e Marcelo, Glen, Thaís, Alexandre e Andréa, Karoline, Petúlia, Fábio, Mirella, Míriam, João e Antônio - estarão no coro de mais de 50 mil vozes para cantar Hey Jude, Yesterday, Let it be, Live and let die, enfim, todas aquelas canções que a gente sempre quis ouvir. Bem-vindo, Paul. Você não sabe o quanto nós esperamos por esta noite. Vamos fazer assim? Você diz “uai”, a gente diz “hello”.

Show de simpatia

No primeiro dia em BH, músico não se escondeu dos fãs e acenou em pelo menos quatro ocasiões ao público em Confins, no hotel e no Mineirão.

A fórmula do sucesso

Seleção de músicas deve seguir modelo que há 23 anos encanta o público, com boa parte de Beatles dividindo espaço com Wings e carreira solo. (Págs. 1 e 21 a 29 e Em Cultura, Capa e 6)

Palanque dividido
Os dois principais nomes para as eleições de 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) se encontraram pela primeira vez neste ano, na 79ª Expozebu, em Uberaba. Em clima cordial, na presença do governador Anastasia, eles conversaram rapidamente. O tucano, porém, deixou o palco antes da fala da petista. (Págs. 1 e 3 e 4)
Em forma: Mercado do emagrecimento gira R$ 25 bi por ano no país
Com 49% dos adultos acima do peso, produtos e serviços para emagrecer se multiplicam. Faturamento das academias saltou de R$ 2,2 bilhões em 2010 para R$ 4,6 bilhões no ano passado. (Págs. 1 e 12)
Desvio de verba: Prefeituras de MG fazem festas sem abrir licitação (Págs. 1 e 8)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Poço artesiano terá consumo controlado
Apae afirma que 40% dos condomínios e empresas retiram água acima do limite definido pelo poder público e promete punir responsáveis. Registro será feito com medição e telemetria. (Págs. 1 e Cidades 6)

Mordomo de Renan ganha R$ 18 mil (Págs. 1 e 6)

Dilma apela ao Congresso pela MP dos Portos (Págs. 1 e Economia 2 e Negócios 3 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Tarso põe em dúvida PC do B no Ambiente
Em entrevista ao jornalista André Machado, em Portugal, governador admite que, diante das suspeitas sobre a Fepam, pode rever presença do partido na secretaria.

“Acho que, para o próprio PC do B, talvez nem seja bom voltar para lá (secretaria), se não tiverem os quadros altamente adequados e reconhecidos.”

Juíza solta presos da Concutare.

Berfran e outros 12 suspeitos deixaram ontem o Central. (Págs. 1 e 6 e 12)

Rede limitada: Implantação de 4G esbarra em polêmica
Impasse na legislação sobre antenas freia a quarta geração de telefonia móvel na Capital. (Págs. 1 e 20 e 21)
------------------------------------------------------------------------------------
EBC Serviços

Comentários