Em Cabo Frio, multidão de jovens católicos recebe ícones da JMJ

Seis mil jovens receberam os ícones da Jornada Mundial da Juventude. 
'É a JMJ acontecendo em Cabo Frio', diz jovem que participa do evento.
Heitor Moreira
Do G1 Região dos Lagos
Multidão de jovens católicos recebe ícones da JMJ em Cabo Frio, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)ìcones chegaram na praça as 10h deste domingo (26). Jovens ficaram emocionados. Evento acontece até a noite. Show encerra programação. (Foto: Heitor Moreira/G1)
A Praça Porto Rocha, no Centro da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, ficou tomada por jovens de várias cidades da região neste domingo (26). Aproximadamente seis mil pessoas acolheram os  Ícones da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Multidão de jovens católicos recebe ícones da JMJ em Cabo Frio, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)Padre Éric é o responsável pela juventude na Região
dos Lagos (Foto: Heitor Moreira/G1)
Padre Éric Araújo, responsável pela juventude da Região dos Lagos, disse que o evento tem o objetivo de atingir quem não frequenta muito a igreja. Segundo ele, o importante é levar a palavra de Deus a todos.
''Nós vamos passar o dia inteiro aqui em Cabo Frio. É a chance dos jovens tocarem nos ícones da jornada. A igreja é sempre aberta para todos, mas hoje, com esse evento na praça, temos o  objetivo de atingir aqueles que não frequentam muito a casa de Deus. Queremos levar a palavra de Deus a todos que passarem por esta praça'', disse o padre.
O evento começou às 10h com apresentação da banda Frutos do Eterno. Logo depois um corredor humano foi formado para que os ícones pudessem passar, chegando no palco. A cruz ficará exposta até o fim do evento, ainda neste domingo (26), ela será levada para a cidade de Búzios, continuando a peregrinação.
Multidão de jovens católicos recebe ícones da JMJ em Cabo Frio, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)Multidão lotou praça onde evento acontece. Seis mil pessoas são esperadas. (Foto: Heitor Moreira/G1)
Os jovens vão ter ainda pregações com os padres Éric, Dionísio e Kiko. Depois da missa campal às 17h, o show de encerramento do evento será feito pela banda católica Dominus. Produtos da JMJ estão sendo vendidos no local. Uma praça de alimentação com barracas dispostas nos dois sentidos da Avenida Nossa Senhora da Assunção foi montada. 
Multidão de jovens católicos recebe ícones da JMJ em Cabo Frio, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)Jovem diz que dia é histórico e que vai aproveitar o
possível (Foto: Heitor Moreira/G1)
Renata Freire faz parte da equipe vicarial do ministério jovem. A jovem disse que pretende aproveitar muito o dia de hoje, que para ela é histórico. 
'' É um momento histórico para nossa fé. A cruz é o maior símbolo da nossa igreja. Essa cruz que está aqui hoje é uma relíquia de João Paulo II. É a JMJ acontecendo em Cabo Frio. Não temos palavras para explicar o sentimento de estar aqui, reunidos, para louvar a Deus.'', disse a jovem.
Multidão de jovens católicos recebe ícones da JMJ em Cabo Frio, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)Jovens de Araruama posam com símbolo da JMJ. (Foto: Heitor Moreira/G1)
Jornada Mundial da Juventude
Os Ícones da JMJ Rio 2013 chegaram à Arquidiocese de Niterói no dia 19 de maio, no evento “Bote Fé” realizado na Praia de Icaraí, com um público estimado em 70 mil pessoas. Depois do evento, deu-se início ao movimento de peregrinação dos ícones, que passarão por 14 municípios e cerca de 80 paróquias.
Desde 1984, quando os jovens acolheram o desejo do Papa João Paulo II, a cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou pelo mundo. Em 1994, a cruz começou um compromisso que se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país-sede de cada jornada internacional.
Já em 2003, o Papa deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Programação da tarde 
13h30 – Animação
14h30 – Atividade
15h30 – Intervalo
16h – Pregação
17h – Santa Missa seguida de Show Católico com a banda Dominus
Programação da peregrinação dos ícones
Domingo (26)
22h - Os ícones saem de Cabo Frio e vão para cidade de Búzios
Segunda-feira (27)
8h - Unamar, segundo distrito de Cabo Frio
11h - Arraial do Cabo 
14h30 - São Pedro da Aldeia
16h30 - Iguaba Grande
18h30 - Araruama
21h00 - Saquarema
Na terça-feira (28), os ícones vão para São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Comentários