Ferramenta do Google mostra mudanças na Terra nos últimos 28 anos


Imagens da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), registradas de 1984 a 2012, foram compiladas pelo Google Earth e compõem a nova página criada pela gigante do setor tecnológico. Chamado de “Earth Engine” (Motor da Terra, em livre tradução), o projeto possibilita ver transformações que ocorreram no planeta ao longo dos últimos 28 anos.
Desmatamento Amazônia Google
Página mostra desmatamento na Amazônia, em quase 30 anos 
(Imagem: Reprodução/Google)
“Estamos permitindo que você volte no tempo e tenha uma perspectiva das mudanças impressionantes que aconteceram na superfície da Terra através do tempo”, informa o blog do Google. As imagens foram tiradas do espaço e compiladas pela primeira vez “em uma experiência interativa”, que possibilita a visualização, em apenas alguns segundos, de processos que levaram quase três décadas para acontecer.


No blog do Google, a empresa explica o projeto. “Começamos a trabalhar com o USGS em 2009 para disponibilizar na rede esse arquivo histórico de imagens terrestres”. A companhia usou sua própria tecnologia para maximizar a qualidade das 2.068.467 fotos disponibilizadas.
Com isso, é possível ver o desmatamento da Floresta Amazônica, o derretimento da geleira no Alasca, as irrigações na Arábia Saudita e a morte do Mar de Aral, no Cazaquistão.

Comentários