Ministro Marcelo Crivella anuncia defeso da Lagoa de Araruama nesta sexta-feira


Escrito por Camilo Mota / PMA

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, estará em Araruama nesta sexta-feira, dia 3, para o anúncio do defeso na Lagoa de Araruama. A solenidade acontece às 9h30 no plenário da Câmara Municipal. Ele também fará a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com os municípios de São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios. Cerca de 1700 pescadores da região serão beneficiados.

Crivella faz o lançamento dos benefícios no município a partir do convite do prefeito Miguel Jeovani durante o Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas do Estado do Rio de Janeiro, realizado no dia 26 de abril.  


O defeso da lagoa é uma medida que tem como objetivo proteger a vida aquática nas fases mais críticas de seus ciclos de vida. O período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis, como nos períodos de reprodução ou de seu maior crescimento. Para favorecer tal sustentabilidade, o Ministério da Pesca instituiu o Seguro Defeso, que garante renda aos pescadores no período em que ficarem impossibilitados de exercerem sua profissão por conta do defeso.

Em Araruama, o período de defeso vai de junho a novembro e os pescadores artesanais cadastrados passarão a receber mensalmente a quantia de um salário mínimo. 

Comentários