Proderj desenvolve site contra abuso e exploração sexual de crianças


Neste sábado, celebra-se o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Neste sábado, celebra-se o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No sábado (18), celebrou-se o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E para marcar esta data e conscientizar ainda mais as pessoas sobre a importância do tema, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) estreitou ainda mais a parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ao desenvolver um site de enorme cunho social. O intuito da página é informar à população sobre os programas existentes, criados pela secretaria, para atendimento às crianças e adolescentes, além de promover as atividades ocorridas desde a última segunda-feira (13/05) e que vão até o dia 24, entre palestras, oficinas e eventos.



Com uma linguagem simples, de fácil acesso e layout colorido, o site aborda uma das principais formas de violência a crianças e adolescentes de uma maneira objetiva, a fim de incentivar os internautas a participarem ativamente das atividades contra esse tipo de agressão. Através do site http://www.proderj.rj.gov.br/lutacontraabusodecriancas/, é possível ter acesso a toda a campanha de mobilização, que inclui as descrições das ações sociais, horários e locais. O III Seminário Tecendo a Rede de Proteção, que aconteceu no dia 14/05, no auditório da EMERJ, no Centro, e a oficina para adolescentes e jovens, ocorrida no RIO Solidário, no dia 16, foram algumas das atividades que iniciaram a primeira semana de movimentações em prol desta causa.

Já o sábado (18/05) promete intensificar esse trabalho de atenção ao tema, através do Dia da Conscientização de todos contra a Pedofilia (em Duque de Caxias) e a Ação de Mobilização e Conscientização da população para o Dia Nacional de Combate a Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acontecerão em locais e até municípios diferentes. Para saber mais sobre as demais atividades, é só acessar o site, onde será possível encontrar todas as informações necessárias para participar desse extenso programa.
Todas essas ações têm como intuito mostrar à sociedade a importância do combate a esse tipo de violência, que desde 1998 – quando surgiu a ideia de se criar a data -, tem como marca o caso Araceli, uma criança vítima de um crime que chocou o país, em 1973. Também estarão disponíveis no site informações que ajudarão a entender um pouco mais sobre como surgiu o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e conhecer quais são as ferramentas de denúncia que podem ser utilizadas pela população, como o Disque Denúncia e o Disque 100. A página foi desenhada pela secretaria e desenvolvida pela Gerência de Fábrica de Software do Proderj.

Comentários