Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 22 de junho de 2013

Brasil Eleitor destaca o lançamento da campanha da biometria

Campanha biometria 2013
O programa Brasil Eleitor desta semana irá apresentar a campanha e o novo site da biometria lançados pelo Tribunal Superior Eleitoral neste mês. O material explica como funciona a identificação biométrica que será utilizada por eleitores de 490 cidades nas Eleições de 2014 e divulga também o calendário das cidades que estão realizando o recadastramento e atualização de dados dos votantes.



Outra matéria vai mostrar a opinião de estudantes do ensino médio de uma escola em São Paulo sobre a importância das eleições. Alguns deles já irão votar nas Eleições 2014 e, por meio de um bate-papo, demonstram o entendimento de que o voto consciente é a base da democracia e é um direito do cidadão para fazer a diferença e mudar o futuro do país. 

A equipe do Brasil eleitor foi às ruas de Brasília para testar os conhecimentos dos cidadãos sobre mais um termo do Glossário Eleitoral: “cargo eletivo”. Apesar de ser uma expressão conhecida, muitas pessoas não souberam explicar o significado.
O programa também acompanhou o recadastramento biométrico no município de Divinópolis, em Minas Gerais. O Estado, que é segundo maior colégio eleitoral do país, tem sido exemplo quando o assunto é o comprometimento dos eleitores. Em Minas, até mesmo os eleitores para quem o voto é facultativo fazem questão de realizarem a identificação biométrica e atualizar os dados na Justiça Eleitoral.

Uma reportagem irá abordar as mudanças realizadas por meio da implantação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135), que indeferiu o registro de milhares de candidatos nas Eleições 2012. 

Para finalizar, o Brasil Eleitor conheceu a história de uma senhora eleitora que se preocupa com o meio ambiente e aproveita o resto de propaganda eleitoral para produzir materiais escolares que são doados para os alunos de educação infantil da cidade. O projeto existe há um ano e meio e já tem vários voluntários que ajudam a recolher e confeccionar os novos produtos.

Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.

Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda-feira, às 9h; terça-feira, às 13h30; quarta-feira, às18h e quinta-feira, às 9h.

GV/GA
Postar um comentário