Cabo Frio atinge 37,56% da meta de vacinação contra poliomielite

Campanha começou no sábado (8) e segue até dia 21 de junho. Crianças com idade entre seis meses e cinco anos são público-alvo

Alexandra de Oliveira
Os pais aproveitaram o sábado (8) para vacinar os filhos contra a paralisia infantil  no Dia D da campanha em Cabo Frio. Segundo a secretaria Municipal de Saúde, o município  atingiu 37,56% da meta no primeiro dia da vacinação contra a poliomielite. De acordo com a coordenadora de Imunização, Patrícia da Costa Freitas, 4.796 crianças – de um total de 12.770 – foram vacinadas no sábado. Crianças com idade entre seis meses e cinco anos são o público-alvo da campanha.



- Tivemos um bom movimento no Jardim Esperança e os pais não tiveram que enfrentar filas para vacinar as crianças. O movimento foi maior no período da tarde, mas ocorreu dentro do esperado, já que a campanha prossegue até o dia 21 de junho - explicou Patrícia.

Até o dia 21 de junho, as crianças podem ser vacinadas em qualquer unidade básica de saúde. Em Cabo Frio, são 34 postos de vacinação que funcionam, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. É indispensável que o responsável leve o cartão de vacinação da criança para que o mesmo seja atualizado, se necessário.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus chamado poliovírus, que invade o sistema nervoso podendo provocar quadros de paralisia. O vírus entra no organismo pela boca e se multiplica no intestino. Os sintomas da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dores nos membros. Não há tratamento para a poliomielite, somente a prevenção por meio da vacina. 

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Til Santos
0