Cabo Frio na rota das Caminhadas na Natureza









Adeptos ao esporte vão se reunir na sexta edição do Circuito Peró Hostel, neste sábado
Por Telma Flora

Atividade física e contato total com a natureza em Cabo Frio. Este é o objetivo da 6ª edição da Caminhadas na Natureza – Circuito Peró Hostel – Apa do Pau Brasil, que acontece neste sábado (15/6), com o apoio das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente será realizada neste sábado (15/6). A ação quer, ainda, proporcionar um dia de lazer e atividades ao ar livre.

No último sábado (8/6), a turismóloga da Sectur, Luane Ferreira participou com representantes de outros órgãos ambientais do reconhecimento da trilha.

A turismóloga destaca nesta caminhada a diversidade de paisagens como praias, dunas, restinga, mata atlântica, morros e mirantes. Segundo ela, é uma excelente oportunidade de conhecer o que Cabo Frio oferece no meio natural.

- Foi inesquecível a trilha no sábado passado. A paisagem é recompensadora. A Carmen do Peró Hostel é uma guerreira e vem desenvolvendo este trabalho no Peró e merece nosso reconhecimento. Vamos juntar forças com os órgãos ambientais para cada vez mais divulgarmos este patrimônio em nossa cidade. Nós da Secretaria de Turismo estamos empenhando nossos esforços e nos colocamos a disposição para discussões pertinentes. Até o próximo sábado, na Caminhada Oficial - convidou Luane Ferreira.

Outro que participou do reconhecimento no sábado foi Paulo Bayer, que compartilha  todos os anos da caminhada. Para ele este é um evento lindo e proveitoso; um passeio para todos os amantes da natureza e que visa proteger o meio em que se vive.

- No sábado havia argentinos, alemães com filhos de 6 anos e que se deliciaram com as lindas paisagens que temos. Parabéns a todos os envolvidos na organização deste evento muito bom. Vale repetir sempre - afirma Paulo Bayer.

As Caminhadas na Natureza ocorrem no mundo inteiro e têm como objetivos a inclusão social, a educação ambiental e o desfrute da prática da atividade esportiva em contato com a natureza, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o aumento da consciência e do conhecimento das pessoas da comunidade sobre o ecossistema na qual estão inseridos, além do desenvolvimento do turismo sustentável na região. O Circuito Peró Hostel  vem se desenvolvendo com apoio de vários parceiros e da ONG Anda Brasil.



A concentração será a partir das 8h, no Peró Hostel, situado à Rua Coutrin, 13 (próximo a Capela de São José) e/ou Trav. Princesa Isabel, 3 (estacionamento), no Peró. O percurso, de 9.3 km, que percorre as praias do Peró, Conchas e Brava, o Morro do Arpoador, a Ponta do Chapéu, praia da Ilha do Japonês e o Morro da Boca da Barra,  está inserido na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, uma Unidade de Conservação sob a gestão do Instituto de Ambiente do Estado (INEA).

Os organizadores pedem para que os participantes não esqueçam usar um calçado apropriado, roupas leves e de banho, bonés, protetor solar, repelente e recipiente com água.

A Caminhada na Natureza é gratuita, porém é necessário inscrição no site: http://www.ecobooking.com.br. A organização oferece um almoço, opcional, ao custo de R$ 10.

SERVIÇO
6ª edição da Caminhadas na Natureza – Circuito Peró Hostel – Apa do Pau Brasil
Sábado, 15/6 – a partir das 9h
Concentração: a partir das 8h, no Peró Hostel, situado à Rua Coutrin, 13 (próximo a Capela de São José) e/ou Trav. Princesa Isabel, 3 (estacionamento), no Peró.
Contato: (22)99956181 / 99002525 / 26437431/ (21) 95872370 / 72088585

Texto: Telma Flora | Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo
Fotos: ASCOM/SECTUR
0