Cabo Frio terá atividades contra violência ao idoso


Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso começa na segunda-feira e terá como ponto alto uma caminhada na sexta-feira, na Praça Porto Rocha

No sábado, dia 15, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) e pela INPEA (Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa) para conscientizar o mundo sobre a crescente onda de violência contra os idosos. Para marcar a data, a Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio inicia nesta segunda-feira (dia 17) a Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso, com diversas atividades no Centro Especializado da Melhor Idade (Cemi), incluindo palestras com médicos, advogados, psicólogos e assistentes sociais, entre outras atividades com foco na conscientização familiar. A programação inclui, ainda, diversas atividades na Praça Porto Rocha, no Centro, incluindo uma caminhada na sexta-feira, dia 21, a partir das 10 horas, em direção à Prefeitura, na Praça Tiradentes.



- Estudos feitos pela ONU apontam que, apesar de todas as leis criadas para amparar o idoso, ele continua sendo vítima de vários tipos de violência, e que este fenômeno já representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A pesquisa revela, ainda, que ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os idosos mais carentes que sofrem violência: ela atinge todas as raças, classes sociais, religiões, escolaridades e etnia, mas torna-se mais comum no sexo feminino, em mulheres solteiras ou viúvas, de 75 anos ou mais, e que apresentam alguma doença neurológica, reumática ou psíquica  - explicou a secretária.

Ela alerta, ainda, que não é apenas a violência física que costuma maltratar os idosos: “a violência psicológica também é uma forma grave de agressão, e que nem sempre é diagnosticada porque não deixa marcas no corpo”.

- Por isso os números revelados nas estatísticas ainda estão longe de mostrar a realidade. Como a violência, tanto física quanto psicológica, geralmente é praticada por alguém muito próximo ao idoso (companheiros, filhos, netos parentes próximos ou cuidador), e ele acaba se isolando no silêncio porque se sente incapaz de enfrentar o problema, levando-o à solidão e ao isolamento e, consequentemente, a desenvolver um quadro depressivo grave – denuncia Cristiane.

Para auxiliar os idosos que são vítimas de violência, a secretária da Melhor Idade de Cabo Frio lembra que denúncias podem ser feitas de forma anônima através do Disque 100, “mas caso o idoso sinta-se à vontade, também pode procurar nosso corpo técnico, no Cemi, que será recebido e orientado com muito carinho”.  O Centro Especializado da Melhor Idade fica na Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão. O funcionamento é de segunda à sexta, das 9 às 17 horas.

Confira a programação:

Sede do Cemi:
De 17 a 20/06 (das 7h30 às 19h) - aferição de pressão, cálculo IMC, atendimento jurídico, assistencial e psicológico, teste de glicose e fisioterapia.

17/06 (segunda-feira)
10h - Ciclo de palestras da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso.
Temas: “Um Futuro Melhor - Sem Violência” – “Sexualidade na Melhor Idade”
Palestrante: secretária municipal da Melhor Idade, Cristiane Fernandes.

18/06 (terça-feira)
15h - Ciclo de palestras da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso
Tema: “Ocorrência de Agravos – Violência Psicológica”
Palestrantes: equipe técnica Cemi

19/06 (quarta-feira)
15h - Ciclo de palestras da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso
1º Tema: “Uma Lição para a Vida”
Palestrantes: pedagogas Mariana e Adriana
2º tema: “Aspectos do Envelhecimento”
Palestrante: Dr. Francisco Neto (geriatra)

20/06 (quinta-feira)
15h - Ciclo de palestras da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso
1º Tema: “Ocorrência de Agravos – Violência Física”
Palestrantes: equipe técnica Cemi
2º Tema: “Como denunciar”
Palestrante: equipe CREAS

Na Praça Porto Rocha dia 21/06 (sexta-feira)
A partir das 8 horas
- Abertura com o prefeito Alair Corrêa, vereador Emanoel Fernandes e a secretária municipal da Melhor Idade, Cristiane Fernandes
- aferição de pressão; cálculo IMC; atendimento jurídico, assistencial e psicológico; teste de glicose e fisioterapia
- Projeto “Lazer e Cultura na Melhor Idade” com apresentação inaugural da Jardineira levando os idosos para visitar os pontos turísticos de Cabo Frio
- Lanche           
- Apresentação do grupo de dança da Melhor Idade com a professora Kikah
- Caminhada com saída da Praça Porto Rocha em direção à Prefeitura, retornando à Praça Porto Rocha (saída às 10 horas)
-  Palestra “Auto Preservação na 3ª Idade” com Professor Ricardo
-  Tai Chi Chuan com Professor Ricardo
-  Alongamento com os Professores de Ed. Física.

Texto: da Redação (com informações da Secretaria Municipal da Melhor Idade)
0