Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 8 de junho de 2013

Coordenador de Turismo de Cabo Frio apresenta formas práticas de aplicação e indica caminhos para alunos se aprofundarem no assunto

O Turismo sustentável para a preservação do meio ambiente

O objetivo é garantir que as atividades gerem cada vez mais benefícios hoje e
amanhã para todos os envolvidos

Por Telma Flora
Foto: Telma Flora

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), promoveu a I Jornada Pedagógica do Meio Ambiente da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu na quarta e quinta-feira (dias 5 e 6/6), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. 
Dentro da programação, na quinta-feira, dia 6, para um público-alvo do 2º Seg. do Ens. Fundamental e Ens. Médio, Aldenir Soares – Coordenador Executivo da Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio - palestrou sobre o tema: A preservação do meio ambiente e a atividade turística.
- O tema sustentabilidade é uma exigência do nosso tempo, para preservarmos o planeta em que vivemos no que se refere ao
Turismo Sustentável a infra- estrutura deve ser direcionada a atitudes não ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente, discorreu Aldenir.

De acordo com o coordenador, o turismo é uma das indústrias que mais crescem no mundo, e todos os atores do TRADETUR podem e devem considerar em suas rotinas praticas que promovam a sustentabilidade em seus ambientes, tal como aproveitamento de águas pluviais para uso em ambientes específicos, uso de produtos biodegradáveis para limpeza de louças e utensílios, ar condicionados com classificação A com menor consumo de energia elétrica, substituição de lâmpadas de filamento por lâmpadas de menor consumo como lâmpadas LED e SUPERLED, critério de compras de bens duráveis de fornecedores certificados com selo sustentável, etc.
- Temos uma região belíssima e nossa riqueza ambiental tem sido o principal atrativo turístico, assim precisamos adotar praticas rotineiras que preservem este ambiente que recebemos do nosso Criador e fazer dele um diferencial econômico duradouro. Não é fácil estruturar um projeto de turismo sustentável, e muito menos colocá-lo em prática, pois exige atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais, e um pensamento ecológico, o que se contrapõe ao encontrado hoje na maioria dos lugares, concluiu Aldenir Soares. 
Postar um comentário