Cultivo de hortas estimula alimentação saudável em Casimiro de Abreu

Jovens integrantes de programa da Fundação Municipal dão início ao plantio de hortas em instituições sociais e escolas

Estimular a alimentação saudável, colocando em prática o conhecimento adquirido no dia-a-dia e promovendo a integração entre as pessoas. É com essa proposta que os integrantes do programa Jovem Agricultor Orgânico, da Fundação Municipal Casimiro de Abreu, deram início nesta quinta-feira, dia 20, ao plantio de hortas nas instituições sociais do município.

A primeira visita foi na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae. Com a ajuda dos alunos da entidade e supervisão dos técnicos do programa, os jovens plantaram mudas de couve, rúcula, alface, beterraba, jiló, cebolinha, salsa, entre outras.

Para a aluna da APAE, Érica Vieira, as hortaliças plantadas são muito importantes para alimentação porque não recebem agrotóxico. “A horta é alimentação orgânica para nossa cozinha. Adorei aprender a plantar e receber orientação sobre como colher e lavar as verduras de forma correta”, falou.



A coordenadora da Apae, Tânia Berbet, ressaltou que o plantio é uma atividade que traz uma série de benefícios aos alunos, pois ajuda a elevar a autoestima, trabalha a coordenação motora, a interação com o meio ambiente e a socialização. “Eles cuidam da horta com muito carinho e são estimulados a consumir os alimentos cultivados por eles mesmos”, observou Tânia. 

Além do ganho econômico, a horta vai estimular os alunos da Apae a consumir mais verduras, alimento importante para regular o funcionamento do intestino. Também passam a comer legumes ricos em ferro e outras vitaminas, que ajudam no combate a anemia.

A Apae de Casimiro de Abreu atualmente atende 80 pessoas com atividades de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, equoterapia, sala de reforço, capoeira, argila, educação física e salas de aula, onde é trabalhada a parte pedagógica.

Seguindo o cronograma de atividades do programa Jovem Agricultor Orgânico, o plantio de hortas continuará sendo feito em entidades filantrópicas, escolas e alguns prédios públicos.


FOTOS
crédito: Vítor Nantes
Legenda: Alunos da Apae ajudaram no plantio da horta
Legenda1: Horta estimula a socialização e trabalha coordenação motora dos alunos
Legenda2: São os próprios alunos da Apae que vão cuidar da horta

0